23.3 C
São Paulo
sexta-feira, julho 1, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos 14 PIX amplia eficiência com a utilização de tecnologias de mapeamento, inteligência...

14 PIX amplia eficiência com a utilização de tecnologias de mapeamento, inteligência artificial, Big Data, IOT, pulverização de precisão edrones

Com atuação em toda América, a empresa reduz custos operacionais do cliente em até 85% baseada em coleta de dados com uso de drones automatizados, ferramentas proprietárias e utilização de inteligência artificial.

 O drone utilizado pela 14 PIX possui tecnologia de aplicação em vórtice
O drone utilizado pela 14 PIX possui tecnologia de aplicação em vórtice

Empresa de tecnologia que utiliza do mapeamento aéreo para extrair informações com inteligência artificial para gerar indicadores operacionais e de qualidade, a 14 PIX se destaca por serinovadora, customizar suas ferramentas para atender a necessidade do cliente e utilizar de plataforma web para disponibilizar acesso à informação de qualquer lugar do mundo.

Como exemplo, Frederico Batista, vice-presidente de vendas e sócio proprietário da 14 PIX, cita a possibilidade de implantar uma estrutura proprietária de serviços móveis, tais como: telefonia,dados e intranet para se ter acesso à internet etambém aos dadoscoletadosde todas as unidades. “Numa área de 200 mil hectares é bem provável que não se tenha sinal de telefone celular em todos os pontos. Levamos conectividade e voz para o cliente para atender as suas necessidades de comunicação, IOT (Internet das Coisas) e Big Data“, justifica.

A empresa também trabalha com coleta de dados e monitoramento de maquinários, já que esses estarão sob a cobertura da conectividade móvel implantada.  “Saberemos quantos maquinários estão em operação, onde estão localizados, quais as condições de trabalho ou ainda se está havendo erro na operação ou se a execução está sendo de maneira perigosa“, detalha Batista, que acrescenta: “Realizamos um mapeamento aéreo com drone, processamos os dados, utilizamos de inteligência artificial para análises automáticas e então geramos os indicadores de qualidade e operacionais com intuito de armazenamento, análise ese necessário,solicitar abertura de O&M e/ou realizar operações corretivas“, narra o sócio da empresa.

Pulverização

 O drone da 14 PIX direciona a aplicação para baixo
O drone da 14 PIX direciona a aplicação para baixo

No caso da pulverização, a 14 PIX aplica o produto apenas no perímetro estabelecido, aumentando o custo-benefício da operação quando comparada às realizadas por trator ou avião.O serviço se destaca entre os existentes no mercado, com 100% de eficiência por ter aplicação georreferenciada em vórtice com baixíssima deriva de ultrabaixo volume, operação automatizada e homogênea em toda aplicação. Se o objetivo da aplicação for em toda a lavoura, todas as plantas recebem a mesma quantidade de produto.

O droneatinge as bordas do talhão aplicando a mesma quantidade e o mesmo tamanho de gota, mantendo a homogeneidadeno meio e na borda da lavoura. “Já o avião concentra a aplicação no centro, sem tanta eficiência na aplicação das bordas. E pela velocidade e altitude que voa, perde-se muito produto em evaporação e deriva“, contrapõe Batista.

O droneutilizado pela 14PIX possui tecnologia de aplicação em vórtice, que se destaca por direcionar a aplicação para baixo, aumentar a cobertura e em alguns casos atingir a face superior e inferior das folhas.Os bicos injetores são estrategicamente posicionados entre as hélices para que a aplicação seja direcionada em vórtice. “A tecnologia usa esse redemoinho a seu favor, de modo que quando o spray é ligado, a gota é direcionada para o redemoinho visando aumentar a eficiência da aplicação“, explica.

A aplicação via drone é 100% automatizada e toma como basesua velocidade e altitude para regular a força do bico injetor.Ou seja, quando a velocidade do drone está menor, o bico injeta menos produto, e quando o drone acelera, a quantidade de produto injetada aumenta também. Isso para manter uniformidade de aplicação.Aaltitude do vôo também se ajusta de acordo com a altitude do plantio.

Batista conta que existem outras aeronaves no mercado, mas que elas não são automatizadas e que requerem controle manual tanto para operação quanto para vazão, impossibilitando atingir homogeneidade e cobertura total.“Nossa aeronave é 100% automática, registrada pela ANAC, possui certificados, segue todas as normas de aviação e garante homogeneidade de aplicação, o que é um grande diferencial já que em regiões de declividade muito grande a aplicação uniforme acaba sendo um grande desafio“, alerta.

Com o uso de tecnologia, a 14 PIX também pode fazer inventário florestalcom possibilidade de contagem de todas as árvores da área, espaçamento entre elas e diâmetro de cada uma, mato competição e sobrevivência.

As tecnologias mencionadas acima são uma realidade do mercado há cerca de quatro anos, e no Brasil há dois anos e meio. Já a pulverização de precisão com drone é uma realidade mundial há pouco mais de um ano.“O dronede pulverização de precisão consegue fazer por dia em declividade,o trabalho de até 90 pessoas utilizando costal em mesma condição, sendo tal operação de baixo risco de acidente, sem exposição dos trabalhadores a produtos químicos, animais peçonhentos, e com homogeneidade de aplicação, o que é impossível realizar pelo ser humano, e, além disso, o custo é muito mais baixo“, compara.

A 14 PIX participa intensamente do planejamento, da execução e da manutençãodos projetos dos seus clientes, enxergando, portanto, a necessidade exata de cada um deles.Todas as suas ferramentas se integram e falam entre si,monitorando e obtendo mais informações em conjunto.

A ação inicial é o mapeamento, de onde são extraídas várias informações, sejam de plantio, de topografia ou de pragas.As ferramentas de inteligência artificial podem monitorar ou buscar por alguma situação específica, como uma falha maior do que 5 metros quadrados ou um índice de vegetação abaixo de 20%. Coma plataforma web, concentram-se todas as informações e cria-se um histórico.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

Inicio Revistas Grãos 14 PIX amplia eficiência com a utilização de tecnologias de mapeamento, inteligência...