20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioArtigos1º Congresso Brasileiro de Abacate

1º Congresso Brasileiro de Abacate

Será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, na cidade de Campinas (SP), o 1º Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado, que deve reunir produtores de todo o Brasil.

Conexão Abacate e Avocado, é a ideia central do evento, promovido pela Associação Abacates do Brasil (AAB), e conta com apoio da Innovak Brasil, Viter, Westfalia e Yara.

Crédito: Jonas Octávio

“A Associação Abacates do Brasil já havia organizado em 2017 e 2019 as versões do evento: Encontro Brasileiro de Produtores de Abacate e Avocado, mas viu o crescimento da cultura no país e o encontro cresceu, assim como a produção brasileira de abacate e avocado. Consequentemente, toda cadeia produtiva se ampliou. Neste novo cenário e momento para a cultura, a associação viu a necessidade de ampliar o encontro de produtores, e em sua versão 2023 ele se tornou o 1º Congresso Brasileiro de Abacate e Avocado, organizado para conectar produção, novas técnicas, capacitações e mercado interno e externo”, declara Lígia Falanghe Carvalho, diretora presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate (ABPA).

Importância econômica

No mercado interno o Abacate e o Avocado, está ganhando o gosto popular. Classificado como alimento funcional, cada vez mais aparece na mídia, aliando sabor e nutrição, e deixando de lado o mito de que é um “fruto calórico”.

Queridinho de quem se preocupa com a alimentação, o fruto tem excelente apelo nutricional para o aumento do consumo. Nesse contexto, Lígia Falanghe destaca que o evento vai trazer conteúdo único e especializado para os produtores.

Segundo ela, a cadeia produtiva de abacate e avocado precisa se especializar, organizar e há muito para ser trabalhado. “Queremos conectar os produtores ao conhecimento. captar as melhores práticas e levá-las até o produtor: sejam elas informações sobre produção, mercado ou gestão da cultura”, define.

O objetivo é que os produtores trabalhem com objetivos em prol da cadeia produtiva de qualidade e da união dos produtores. Afinal, melhorias contínuas na produção trazem qualidade na mesa do produtor, mercados a serem explorados (interno e externo) e rentabilidade ao produtor.

O que esperar do congresso

Nesta edição, haverá alguns diferenciais, como a apresentação de trabalhos brasileiros na área de produção de abacate e avocado, e também haverá a área abacate & negócios, com estandes de empresas especialistas na cadeia produtiva de abacate e avocado.

O congresso é voltado para produtores, profissionais da área e estudantes. Confira a programação:

Para informações e inscrições acesse o site: https://abacatesdobrasil.org.br/conexaoabacate-avocado/

ARTIGOS RELACIONADOS

Valagro – A ciência a serviço da natureza

  A Valagro participa desde a primeira edição da Hortitec, principal evento de HF no Brasil e importante para divulgação da marca. “Lançamos,nesta edição,oKendal Root,...

8º CNMA encerra evidenciando a importância da sustentabilidade

Com a presença de mais de 3.300 congressistas de 26 estados, o evento registrou novo recorde de público

Agtech Day

30 de novembro, em Piracicaba (SP).

Técnicos e instituições em prol do maracujá

O maracujá foi o centro das atenções em dois dias de Reunião Técnica realizada nos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!