29.6 C
Uberlândia
domingo, janeiro 12, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinas2ª etapa da Caravana de consultoria para gerenciamento de aplicação de defensivos...

2ª etapa da Caravana de consultoria para gerenciamento de aplicação de defensivos é iniciada

 

 O manejo de aplicação influi no sucesso da operação - Créditos Shutterstock
O manejo de aplicação influi no sucesso da operação – Créditos Shutterstock

De julho a outubro deste ano a área de Serviços da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF realizou a primeira fase da Caravana de Visitas de Smart Spray Solution (SSS), que proporcionou a implantação de uma consultoria para o gerenciamento de sistemas mecanizados, pessoas e processos ligados à tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas.

Na primeira etapa da Caravana foi realizada a inspeção completa do maquinário e o diagnóstico em tecnologia de aplicação e de custo operacional da máquina em propriedades agrícolas. Além disso, foi concluído o treinamento da equipe de tecnologia de aplicação da propriedade e foram feitas recomendações técnicas de melhora de processos em três itens: qualidade das aplicações, qualidade da máquina e custo operacional. Ao todo foram avaliadas mais de 70 máquinas e treinados cerca de 500 técnicos em 11 estados: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo durante esses três meses.

A partir do próximo dia 23 a BASF dará início a segunda fase da Caravana, na qual será concluída a ação. Todos os mais de 70 clientes serão revisitados e as máquinas reavaliadas. “Esse procedimento permitirá a comparação do estado inicial da máquina na 1ª visita versus na 2ª e indicará se as ações propostas foram adotadas e o resultado obtido“ afirma Manoela Moloni de Lima, gerente da área de Serviços da BASF.

Além da reavaliação do maquinário, o proprietário da fazenda receberá o relatório de custos com o qual poderá identificar perdas oriundas de pontas desgastadas, taxa de consumo de água e custo operacional. “Está previsto ainda a entrega de um certificado que atesta a propriedade em relação aos processos de tecnologia de aplicação“ finaliza a gerente.

Confira a agenda completa das visitas:

Estado

Período da 2ª Visita

Paraná (Guarapuava e Cantagalo)

23/11/15 a 31/11/15

São Paulo (Barretos, Buri e Itapetininga)

23/11/15 a 27/11/15

Santa Catarina (Campos Novos)

01/12/15 a 08/12/15

Mato Grosso do Sul (Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Terenos, Dourados e Caarapó)

30/11/15 a 11/12/15

Rio Grande do Sul ( Cachoeira do Sul, Capivari do Sul e Tupanciretã)

09/12/15 a 18/12/15

Minas Gerais (Serra do Salitre, Unaí, Varjão de Minas, São Gotardo, Perdizes, Uberlândia, Araguari e Tupaciguara)

04/01/16 a 15/01/16

Goiás (Chapadão do Céu, Rio Verde, Jataí, Montividiu e Serranópolis)

04/01/16 a 29/01/16

Maranhão (Sambaiba, Balsas e Loreto)

25/01/16 a 29/01/16

Bahia (Luís Eduardo Magalhães)

25/01/16 a 29/01/16 ou 27/01/16 a 05/02/16

Mato Grosso (Nortelândia e Lucas do Rio Verde)

01/02/16 a 05/02/16

Pernambuco (Petrolina)

08/02/16 a 10/02/16

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizante com menor impacto é patenteado pela Agência Unesp de Inovação

A aplicação indiscriminada dos fertilizantes comercializados no Brasil tem trazido consequências graves ao meio ambiente devido à alta contaminação do solo pelo excesso...

Ácidos húmicos estimulam o enraizamento da cebola

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Orgânicos – A evolução do café

A produção de café tem passado por uma série de transformações nos últimos anos, influenciada por mudanças nos hábitos do consumidor moderno. Estas mudanças estão sendo impulsionadas pelo consumo consciente, com valorização das boas práticas agrícolas e pela busca por produtos diferenciados e de alta qualidade.

Vantagens da fertirrigação em batata-doce

A cultura da batata-doce foi cultivada por um longo período apenas por pequenos produtores, visando à  agricultura de subsistência. No entanto, essa realidade vem se modificando e a cultura vem se destacando entre as olerícolas devido ao maior interesse da sociedade por alimentos saudáveis, principalmente por se tratar de um alimento fonte de energia e de proteínas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!