28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioEventos2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura acontece em Goiânia

2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura acontece em Goiânia

O 2° Congresso Luso-brasileiro de Horticultura (CLBHOrt2019) está marcado para acontecer no período de 22 a 25 de maio, em Goiânia (GO). Paralelamente às palestras, mesas-redondas e workshops, acontece a feira de produtos e serviços, com expositores trazendo até os participantes as novas tecnologias do mercado.

Paulo César Tavares de Melo, doutor e professor da ESALQ/USP e coordenador executivo do CLBHort2019, conta que o evento tem como objetivo o fortalecimento da ligação entre a pesquisa e a inovação, que é o motor do desenvolvimento da horticultura moderna, criadora de valor, baseada no conhecimento e na sustentabilidade, em que a competitividade depende cada vez mais da criatividade e da capacidade de inovação.

Para isso, o CLBHort2019 contará com o envolvimento de pesquisadores e parceiros empresariais em sua organização, visando à criação de uma plataforma para alavancar o desempenho da indústria hortícola luso-brasileira e aumentar a sua competitividade a nível internacional. “A rigor, pretende-se criar uma atmosfera adequada e um espaço estimulante para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações sobre temas do agronegócio hortícola contemporâneo, projetando o futuro do setor”, detalha o experiente profissional.

Novidades

O tema do Congresso “Pesquisa e Inovação em Diálogo com as Empresas” vem de encontro aos desafios de desenvolver uma horticultura sustentável e produtiva que possa prosperar em um mundo em permanente mudança.

 A palestra de abertura “Translação de conhecimento e inovação no contexto da nova horticultura” abordará o tema da inovação na horticultura. A palestra será proferida por um cientista de renome internacional, Antônio Monteiro, doutor e ex-presidente da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS, sigla em inglês) e professor aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/ULisboa).

Como enfatiza Monteiro, “o âmbito da inovação em horticultura é alargado pela translação rápida, para as empresas do conhecimento em novas áreas científicas, o que permite a criação de produtos e serviços a partir da genômica, proteômica, nanotecnologia, modelação, robótica, automação e outras áreas científicas de ponta, levando ao nascimento do que poderemos chamar uma Nova Horticultura”.

Ainda de acordo com ele, “assiste-se a uma revolução tecnológica na horticultura que é conseguida a partir de áreas do conhecimento muito distantes do que habitualmente entendemos por ciências da horticultura e que envolvem atores com formação em áreas do conhecimento muito diversas”. Monteiro conclui, recomendando que “temos que passar a pensar ‘fora da caixa’”.

Os temas das palestras e das mesas-redondas foram escolhidos de modo a abranger todas as áreas do HF, destacando a fruticultura, a vitivinicultura, a olivicultura, a olericultura (hortaliças, ervas condimentares, aromáticas e plantas medicinais) e a horticultura ornamental (floricultura, plantas ornamentais e paisagismo).

“Contaremos com profissionais altamente gabaritados de Portugal, Brasil e Argentina que abordarão temas escolhidos de acordo com sua relevância e que são desafios a serem enfrentados e superados pela horticultura no contexto luso-brasileiro”, ressalta Paulo César.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fibria usa tecnologia inédita para monitorar e ter visão tridimensional da floresta

Novos instrumentos trazem mais agilidade, precisão e segurança na medição de áreas, relevo e árvores, contribuindo com a gestão estratégica das atividades florestais

De que forma pesquisadores dobram produção de grãos do sorgo?

Os cientistas de plantas do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) e do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS-USDA), em busca...

Adjuvantes da pulverização e a urgência da regulamentação desses produtos

Prejuízos à agricultura, ao agricultor e ao meio ambiente poderão ser significativos se órgãos oficiais não agirem para regular a comercialização de tais insumos...

O potencial do carbono verde no país

Um dos mais relevantes eventos do universo agro do país será promovido nesta ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!