19 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãos43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras promove novidades tecnológicas

43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras promove novidades tecnológicas

O evento acontece no período de 07 a 10 de novembro, em Poços de Caldas (MG)

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Com o tema “Novas tecnologias difundir, para o bom café produzir“, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Centro de Convenções do Hotel Monreale, em Poços de Caldas (MG), de 07 a 10 de novembro de 2017.

A organização do evento, tendo à frente José Braz Matiello, engenheiro agrônomo do MAPA/Procafé, conta que devem ser apresentados cerca de 300 trabalhos, os quais serão publicados no livro dos Anais do 43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e também em CD. Além disso, 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral durante a realização do Congresso.

A 43ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, promovida pela Fundação de Apoio à Tecnologia Cafeeira ” Procafé, tem como objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiropor meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

O evento visa difusão de novas tecnologias aos profissionais do setor cafeeiro - Crédito Fransérgio Leão
O evento visa difusão de novas tecnologias aos profissionais do setor cafeeiro – Crédito Fransérgio Leão

O que esperar

Na abertura do evento será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, o lançamento de duas cultivares de café e, ainda,serão conferidas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e colaborador da pesquisa cafeeira.

Além dos 100 trabalhos técnico-científicosmencionados, serão apresentados três seminários debatendo os seguintes temas: Irrigação de cafezais; Renovação de cafezais; Adubos de lenta liberação e indução de resistência em cafeeiros. No último dia do evento (10/11) será realizado um dia de campo com demonstração de resultados de pesquisas nas Fazendas Sertãozinho, em Botelhos (MG).

José Braz Matiello, organizador do evento - Crédito Fransérgio Leão
José Braz Matiello, organizador do evento – Crédito Fransérgio Leão

Apoio

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Minas Gerais, da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Além das instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), Conselho Nacional do Café (CNC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

Foto 04

Para saber mais sobre o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, acesse:

http://fundacaoprocafe.com.br/eventos/congresso

 

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cuidados com cultivo da safrinha do feijão

O cultivo do feijão de 3ª safra, também chamado de safrinha ou irrigado, merece atenção ...

Comercialização de madeira de cedro australiano surpreende produtores

Eduardo de Castro Stehling Biólogo e consultor na Fuste Consultoria Florestal pesquisa@belavistaflorestal.com.br A pronta aceitação do cedro pelo mercado da madeira não é um fato. Existe boa...

Complexo orgânico para recuperação da vida do solo é fundamental

  Estimulante da microbiologia já existente no solo para qualquer sistema de produção agrícola é desenvolvido por meio da nanotecnologia Uma tecnologia orgânica que promete ...

Manejo do mato na lavoura cafeeira

Hélio Casale Engenheiro agrônomo e consultor da Tecnores Consultoria e Serviços hecasale@terra.com.br Manejar o mato é um dos princípios básicos para se alcançar sucesso com a lavoura...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!