23.7 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãos44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras acontecerá em Franca

44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras acontecerá em Franca

Com o objetivo de abrilhantar ainda mais o cenário cafeeiro, o CBPC 2018 promete trazer várias novidades tecnológicas para o setor

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé“, o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn, em Franca (SP), de 23 a 26 de outubro. O evento tem por objetivo principal promover e transferir novidades tecnológicas para o setor cafeeiro, por meio da apresentação de resultados de pesquisa e inovações da cafeicultura.

A região cafeeira da Mogiana em São Paulo e áreas vizinhas no Sul e Triângulo, em Minas, constituem importantes polos cafeeiros, destacando-se pelo bom nível tecnológico nas lavouras e pela excelente qualidade dos cafés ali produzidos. A realização do Congresso nessa região faz, portanto, jus aos bons valores dessa cafeicultura.

Na programação do evento está prevista a apresentação de trabalhos de pesquisa de diversas instituições. Esses trabalhos serão publicados no livro dos Anais do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras e também em CD. Além disso, cerca de 100 trabalhos de pesquisa serão selecionados para apresentação oral durante a realização do Congresso.

Serãorealizados, ainda, três seminários e debates.

Novidades

As empresas vão mostrar novidades tecnológicas para o setor cafeeiro
As empresas vão mostrar novidades tecnológicas para o setor cafeeiro

Na abertura do evento será promovido um debate sobre a conjuntura cafeeira, o lançamento de duas cultivares de café e, ainda, serão conferidas homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia de evento será realizado um Dia de Campo com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental da Fundação Procafé, em Franca.

O Congresso conta com a promoção da Fundação Procafé, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, da Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, em especial do IAC, da Universidade de Uberaba (Uniube) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Além dessas instituições promotoras citadas, o evento contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé, Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel – ABICS, Conselho Nacional do Café ” CNC, e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

Nesta edição o Congresso contará com apoio especial da Cocapec(Cooperativas dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Franca) e da Prefeitura Municipal de Franca.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Cochonilhas farinhentas – Novos problemas no cafeeiro

Rogério Novais Teixeira Chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa - Café cafe.observatorio@embrapa.br A cochonilha é o nome vulgar dos insetos da família Pseudococcidae que apareceram em...

Não deixe que as formigas devorem seu lucro

Daniele Ukan Engenheira Florestal, doutora em Entomologia Florestal e Controle de Pragas Florestais e professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste daniukan@yahoo.com.br   As formigas cortadeiras do gênero...

Satis foca na pesquisa e divulga seu portfólio para auxiliar no manejo da cultura do café

Empresa mineira apresentou seu programa para a cafeicultura, incluindo nutrição e tratamento de doenças durante o Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras Durante a 42ª edição...

Razões para analisar folhas do cafeeiro

  Hélio Casale Engenheiro agrônomo, consultor, cafeicultor, e membro do Conselho Editorial da Agro DBO hecasale@terra.com.br O parque cafeeiro evoluiu, mas ainda pode melhorar muito mais. Os fertilizantes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!