47ª Expocitros e 43ª Semana da Citricultura

0
16

A Expocitros e Semana da Citricultura, realizado em Cordeirópolis (SP), de 06 a 09 de junho, é o maior evento de conhecimento e inovação e a maior feira de marketing e negócios da citricultura da América Latina.
Ocorre há mais de 40 anos, em cujo perfil dos participantes se encontram citricultores, especialistas e profissionais da cadeia de produção e consumo de frutas e sucos. A cada ano, o evento é aprimorado, atento aos acontecimentos do País, que impactam diretamente o setor citrícola.
Assim, discute avanços de conhecimento alcançados recentemente pela pesquisa e pelo campo, para a sustentabilidade do agronegócio dentro de todas suas características. Alinhado ao sucesso da versão digital realizada em 2021, a Expocitros e Semana da Citricultura retorna em 2022 com a participação presencial do público, com novidades e muitas oportunidades.

Expositores

Neste ano, o evento contará com cerca de 60 empresas e associações que têm contribuído para o sucesso desse agronegócio nos últimos anos. Destacam-se marcas tradicionais e novas que prezam pelo desenvolvimento social, ambiental e econômico do estado de São Paulo e do Brasil.
No espaço tenda e máquinas, os expositores terão oportunidade para apresentar, para um público qualificado, produtos e serviços como defensivos, fertilizantes, mudas, embalagens, máquinas e equipamentos, veículos, frutas, sucos e demais insumos, além de serviços e consultoria relacionados à citricultura.
Ademais a esse espaço, a Expocitros e Semana da Citricultura trará uma programação técnica que abrangerá os principais assuntos elencados por técnicos e formadores de opinião do setor, apresentados por destacados profissionais da área.
Serão cerca de 30 palestras e debates organizados nas sessões de manejo sustentável, variedades copas e porta-enxertos, mercado fertilizantes e manejo das adubações, alerta HLB, queda de frutas, e políticas públicas e economia de mercado.

Comemoração

O Centro de Citricultura, como instituição de referência na citricultura, fará menção à comemoração dos 52 Anos do Dia do Citricultor, data marcante que reconhece esforços de famílias inteiras dedicadas à citricultura, empresários de sucesso e empreendedores que querem demonstrar a confiança que o produto gerado por seu trabalho, suco de laranja ou fruta fresca, pode oferecer ao consumidor nos vários cantos do mundo, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas.
Homenagem especial será feita à família Raphael Juliano e a sua seleção de laranja lima que engrandece o mercado de fruta fresca brasileiro. Não obstante, será firmada melhor relacionamento entre centro de Citricultura e Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM) com o estabelecimento de sua nova sede no próprio Centro.
Ao dia do citricultor, somarão homenagens ao Engenheiro Agrônomo do Ano, Mariangela Cristfani-Yaly, pesquisadora do Centro de Citricultura na área de melhoramento dos citros, e ao Prêmio Centro de Citricultura, outorgado ao Globo Rural, pelo trabalho de comunicação levado à citricultura.
Na abertura do evento, o diretor do Centro de Citricultura, Dirceu Mattos Jr, fará a apresentação de entregas tecnológicas ao setor, apoiadas no estabelecimento da Vitrine Tecnológica – Variedades de citros, cuja iniciativa trará ao citricultor a oportunidade para pôr “mão na massa” nas novas variedades de citros produzidas pela pesquisa.
Outra entrega, o lançamento do Laboratório de Fitossanidade e Produção Vegetal, unidade que apoiará a realização de pesquisa e testes de defensivos agrícolas para fins de registro e uso na agricultura. Também, o anúncio da obtenção da certificação FSA (Farm Sustainability Assessment) para sustentabilidade da sua área de campo de experimentos e produção de sementes de porta-enxertos para viveirista e produtores.

Destaques

Outros destaques farão parte da Expocitros e Semana da Citricultura, como o programa Expocitros Tech MAPA Conecta, estratégia alinhada ao Programa Agro Hub Brasil, cuja iniciativa reunirá melhores soluções ofertadas por startup’s, compartilhando e divulgando as inovações de quem faz a diferença no setor citrícola.
O programa, dentro do evento, conectará investidores e aceleradoras do ecossistema de inovação brasileiro e proporcionar o espaço ideal para networking, visibilidade e oportunidades de negócio em áreas estratégicas de demanda de informação na citricultura.
Assim, o Centro de Citricultura, com a colaboração da FB Eventos e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) coordena uma equipe com mais de 50 pessoas no ambiente externo e interno da instituição, que investe esforços para reinventar e inovar várias ações em comunicação e relacionamento com o público.
Neste contexto, pode-se esperar um evento dinâmico, moderno, com ampla estrutura e capacidade para atender as principais necessidades dos participantes, com fácil localização, estacionamento gratuito, restaurante e opções próximas de hospedagem.