22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesComo a Chavantes acompanha a demanda por adubos orgânicos?

Como a Chavantes acompanha a demanda por adubos orgânicos?

Créditos Pixabay

Na busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente, a discussão sobre a diferença entre adubos orgânicos e fertilizantes químicos tradicionais tem ganhado destaque. Enquanto os fertilizantes químicos são amplamente utilizados na agricultura convencional, os adubos orgânicos vêm se destacando como uma alternativa mais sustentável e benéfica para o solo e as plantas.

De acordo com Henrique Inforzato, gestor de vendas da Chavantes, o adubo orgânico é produzido a base de material de origem animal e vegetal. Ele aumenta os nutrientes no solo, facilita a absorção de água, contribui no melhoramento da estrutura e diminuição do depósito de fósforo. Não há efeito prejudicial imediato ou a longo prazo no uso para as plantas ou solo. Na verdade, fertilizantes orgânicos podem converter o solo pobre em solo fértil, proporcionando:

  • redução do processo erosivo;
  • maior disponibilidade de nutrientes às plantas;
  • maior retenção de água;
  • menor diferença de temperatura do solo durante o dia e a noite;
  • estimulação da atividade biológica;
  • aumento da taxa de infiltração;
  • maior agregação de partículas do solo.

O adubo orgânico são os mais indiciados, pois além dos benefícios ao solo, são os responsáveis por aumentar a resistência das plantas evitando o aparecimento de pragas e doenças. “De maneira geral, o uso de fertilizantes químicos ou inorgânicos pode acarretar problemas para o meio ambiente, dentre eles a contaminação de lençóis freáticos, rios e lagos. Muitos fertilizantes inorgânicos levam poluentes orgânicos persistentes (POPs), como dioxinas e metais pesados em sua composição”, explica Henrique.

A produção da Chavantes

Empresas como a Chavantes têm se destacado na produção de equipamentos para a fabricação de adubo orgânico de alta qualidade. A empresa oferece peletizadoras e peças de reposição que garantem eficiência e uniformidade na produção de pellets de adubo orgânico. Inforzato esclarece que, antes de vender os equipamentos, a Chavantes realiza testes com os produtos dos clientes para assegurar a qualidade da peletização.

“Diversos materiais orgânicos podem ser utilizados na produção de adubo peletizado, como compostagem, torta de filtro, cama de aviários e resíduo de couro, entre outros. Esses materiais contribuem para a melhoria das condições do solo, facilitando a absorção de nutrientes pelas plantas e evitando a poluição ambiental”, afirma o gestor de vendas.

Esforços como o da Chavantes são essenciais para a preservação do meio ambiente, já que o adubo orgânico melhora as condições do solo, facilita a absorção de nutrientes pelas plantas, e não polui os lençóis freáticos. Os testes de peletização com o produto do cliente antes de fazer a venda dos equipamentos também garantem que, quando instalados, os equipamentos na planta terão performance e eficiência na peletização.

A demanda pelo orgânico

O Brasil é o quarto maior consumidor de adubo orgânico no mundo, segundo a Embrapa. Segundo Henrique, a tendência para os próximos anos é aumentar esse número. “A Chavantes tem acompanhado e se especializado em produção de máquinas e peças especificas para a área de adubo orgânico, produzindo equipamentos com robustez e consistência, especializando na produção de matrizes específicas para adubo orgânico e organomineral, podendo assim melhor atender os clientes e os futuros clientes”, afirma.

As perspectivas para o futuro são excelentes com a promessa da diminuição no uso de adubos químicos e o aumento no consumo de adubos orgânicos e organominerais. “Com o uso contínuo de adubos orgânicos, a melhoria das condições de solo é evidente, o efeito deste tipo de adubo é mais duradouro. Isso estimula os produtores a fazerem a substituição da adubação química pela orgânica. A Chavantes tem observado essas mudanças e se prepara para uma maior demanda por equipamentos para a produção de adubo orgânico peletizado”, completa Henrique.

CONFIRA O CATÁLOGO COMPLETO DA CHAVANTES NO LINK.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: https://www.chavantes.ind.br/racao/

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovações tecnológicas nas peletizadoras Chavantes

Com um forte compromisso em melhorar a eficiência e a sustentabilidade, a Chavantes tem se destacado no mercado com avanços significativos em suas máquinas.

Recorde de importação de fertilizantes

Os primeiros cinco meses de 2021 apresentaram o maior volume importado de fertilizantes ...

Redução da adubação para driblar custo de fertilizantes

Num ano como esse, em solos argilosos de alto teto produtivo, se o agricultor tem o histórico, se fez tudo certo, manteve os nutrientes em níveis altos, então possivelmente ele pode trabalhar com redução da adubação, sem impactar na produtividade.

O papel da indústria de fertilizantes pós-pandemia

O primeiro diz respeito aos Fertilizantes de Solo, que foi altamente impactado em fevereiro de 2020, tendo a produção de fosfato altamente afetada, com o fechamento de fábricas na província de Hubei, China, que responde por 30% da produção chinesa, o que causou instabilidade de mercado, escassez do produto e alta de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!