22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasFazenda Citra Beleza e perfume em forma de arco-íris

Fazenda Citra Beleza e perfume em forma de arco-íris

Luis Bacher cultiva eucalipto arco-íris há 30 anos, na Fazenda Citra, em Limeira (SP), onde é diretor comercial da Dierberger Plantas. Ele conta que mantém uma coleção antiga de plantas exóticas, dentre elas o eucalipto arco-íris.

“Ultimamente, a procura por esse eucalipto cresceu muito, porque circularam imagens dele na internet. Como já tínhamos árvores produzindo sementes, resolvemos fazer um lote para comercializar no varejo, o que teve uma boa repercussão, com procura de várias regiões brasileiras. Houve muita procura de pequenos proprietários para plantar em entradas de sítios e fazendas. Já estamos no terceiro lote, sendo que cada um rende em torno de duas a três mil mudas“, relata.

As encomendas são todas destinadas à ornamentação, segundo Luis Bacher, condição que faz com que os pedidos sejam resumidos à média de dez mudas/cada, diferentemente daquelas voltadas ao reflorestamento, que somam cinco a dez mil mudas.

Propagação

Segundo Luis Bacher, a propagação do eucalipto arco-íris é fácil, assim como seu plantio, sendo a primeira realizada por semente. “Diferente do eucalipto convencional, que é vendido por tubete, trabalhamos com embalagens maiores, com o saquinho de 20 cm x 30 cm. As mudas que saem daqui têm o tamanho entre sete e 70 cm, possibilitando um manejo ideal até o tempo de venda“, detalha o diretor da Dierberger, revelando ainda que a mudinha já bem estabelecida, variando de 50 a 70 cm, custa em torno de R$ 10,00.

Beleza e perfume

O grupo Dierberger produz óleos essenciais, inclusive do eucalipto arco-í­ris, que teve as primeiras espécies importadas para tal fim. Depois que o óleo é extraído, as árvores permanecem na área para ornamentação.

Condições brasileiras favorecem o plantio

O crescimento do eucalipto arco-íris é rápido, pois as condições climáticas do Brasil beneficiam seu desenvolvimento. “O clima ideal para produção da árvore é o tropical e semitropical. Locais livres de geadas, quentes e úmidos são os ideais. No Rio de Janeiro, por exemplo, ele vai muito bem, assim como em Limeira (SP)“, afirma Luis Bacher.

Para quem vai plantar eucalipto arco-íris, ele recomenda que o faça longe de residências, pois se trata de uma planta grande. Por isso, deve estar distante de redes elétricas, de modo que tenha espaço para crescer e expressar toda a sua beleza.

ARTIGOS RELACIONADOS

Reflorestamentos com espécies alternativas são oportunidades de mercado

Marcio Funchal Diretor de Consultoria da Consufor www.consufor.com O cultivo de árvores faz parte da cultura popular do Brasil. Nas variações culturais de nosso país permeiam as...

Geadas no MS e PR reforçam safra menor

Num ano em que o clima tem penalizado a safra de milho, as geadas que recentemente ...

Plantio consorciado com macadâmia melhora produtividade do cafezal

Cássio Pereira Honda Filho Engenheiro agrônomo e mestrando em Fisiologia Vegetal " Universidade Federal de Lavras (UFLA) cassiop.hondafv@gmail.com Mariana Thereza Rodrigues Viana Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia...

Como monitorar e controlar a broca-do-café com eficiência

Anísio José Diniz Pesquisador - Transferência de Tecnologia da Embrapa Café anisio.diniz@embrapa.br   A broca do café (Hypothenemus hampei) é um pequeno besouro (coleóptero) de cor escura brilhante....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!