22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCBSementes atrai 1.300 participantes para debater a sustentabilidade na cadeia produtiva de...

CBSementes atrai 1.300 participantes para debater a sustentabilidade na cadeia produtiva de sementes

Crédito Fotografos:   Valdecir Gomes da Silva / Marcelo Guazzi

Com cerca de 1.300 participantes foi aberto nesta terça-feira, o XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), um dos eventos mais importantes do setor que vai prosseguir até sexta-feira (13/09), no Rafain Palace Hotel em Foz do Iguaçu (PR). Paralelamente, o 11º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais abriu o evento com discussões referentes aos desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da cadeia de sementes e mudas no Brasil, que é um dos maiores mercados mundiais do segmento.

Durante quatro dias, o CBSementes vai  debater a utilização das sementes na garantia da segurança alimentar e na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, reunindo pesquisadores, profissionais, acadêmicos, técnicos e empresários do setor.

O presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Fernando Henning, conduziu a abertura solene, destacando que uma das missões da ABRATES é promover o congresso, oferecendo aos participantes inovações e novas oportunidades em ciência e tecnologia de sementes.

“Precisamos lembrar que a ciência e sua aliada, a tecnologia, em suas essências, sempre foram movidas por novos desafios. Temos a certeza de que, juntos, contribuiremos e poderemos avançar para uma agricultura eficiente, produtiva e rentável”, afirmou Henning.

Segundo ele, ao planejar a programação desta edição, os organizadores buscaram oferecer aos participantes informações em diferentes campos da área de sementes, que, com o passar do tempo, demonstram a necessidade de maior interação.

“O tema ‘Semente: Matéria-Prima da Sustentabilidade’ está em consonância com a realidade atual. Desta forma, o CBSementes abordará, durante quatro dias, temas diversos como inovação, mercado, indústria, produção, sanidade, meio ambiente e boas práticas de manejo, visando à obtenção de sementes de alta qualidade, o que impacta diretamente a sustentabilidade e todos os elos da cadeia produtiva”, enfatizou em seu discurso.

Em nome da diretoria, a ABRATES prestou homenagens, nomeando o auditório principal em reconhecimento a Odete Liberal, primeira presidente da ABRATES, que está participando do evento. O salão Espaço 2 recebeu a denominação de Flávio Rocha, in memoriam, em reconhecimento à sua relevância no ensino e pesquisa em sementes.

Participaram da solenidade de abertura o vice-presidente da ABRATES, José de Barros França Neto, o diretor-tesoureiro Francisco Carlos Krzyzanowski, o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Paraná, Jhony Möller, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Ronaldo Troncha, e o diretor da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas (Apasem), Romildo Birelo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Qualidade da pele da batata depende de cuidados no enraizamento

Característica é importante para potencializar produtividade e rentabilidade do cultivo Os aspectos visuais são determinantes no momento da escolha do consumidor pelo alimento que está...

Energia – O novo produto agrícola da propriedade rural

  Carlos Reisser Júnior Doutor e pesquisador Embrapa Clima Temperado carlos.reisser@embrapa.br Rodrigo Motta Azevedo Engenheiro agrônomo e professor do IFSul Eduardo Teixeira da Silva Mestre, pós-graduando UFB Clênio R. K. Böhmer Doutor e...

Bahia certifica como sustentável mais de 75% da produção de algodão nesta safra 2017/2018

A Bahia tem 75,69% % da sua produção de algodão certificada como sustentável pelo Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) da Associação Baiana dos Produtores...

Organominerais + ácidos húmicos – Vantagens para a beterraba

A beterraba (Beta vulgaris L.) é uma ótima alternativa de renda para os horticultores. A cultura apresenta três biótipos para cultivo: beterraba açucareira, forrageira e hortícola. Dentre esses, a hortícola, ou beterraba vermelha, é a mais cultivada no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!