27.5 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosFAPESP e Koppert anunciam acordo para pesquisas voltadas ao controle biológico de...

FAPESP e Koppert anunciam acordo para pesquisas voltadas ao controle biológico de pragas

 Crédito Koppert
Crédito Koppert

A FAPESP e a Koppert do Brasil Sistemas Biológicos, empresa de origem holandesa especializada no controle biológico de pragas na agricultura, anunciaram um acordo de cooperação para pesquisas, com foco no desenvolvimento de produtos que garantam o controle de pragas e doenças em diferentes culturas agrícolas, por meio do controle biológico.

Com duração de dez anos, o acordo é o primeiro assinado pela Fundação voltado exclusivamente aos temas relacionados ao aprimoramento do controle biológico na produção agrícola, com foco de atuação da Koppert, que atualmente mantém em sua sede, em Piracicaba (SP), um departamento próprio de Pesquisa e Desenvolvimento, onde uma equipe de pesquisadores busca aperfeiçoar tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical.

Ao todo, ao longo dos próximos dez anos, serão investidos R$ 20 milhões, divididos em partes iguais pelas duas instituições. A proposta é de que diferentes pesquisas ajudem a desenvolver um sistema voltado para soluções naturais, com o manejo integrado de pragas e doenças na produção agrícola, visando a saúde do cultivo, sua resistência e produtividade.

Para tanto, está prevista a realização de uma chamada de propostas de pesquisas nos próximos meses e a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Controle Biológico, na esfera do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), da FAPESP.

O acordo deverá impulsionar ainda o desenvolvimento de um modelo de controle biológico apropriado às características da agricultura brasileira, que apresenta plantios ininterruptos de diferentes culturas em grandes extensões, com o desenvolvimento de novas cultivares e o frequente surgimento de pragas.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Trichoderma se mostra eficiente no controle de sclerotínia em folhosas

Daniela Tiago da Silva Campos Doutora em Microbiologia do Solo e professora da UFMT/DFF/Laboratório de Microbiologia do Solo camposdts@yahoo.com.br Giovani de Oliveira Arieira Doutor em Fitopatologista/Nematologista e professor...

Pragas em eucalipto, como combater?

Autora Katia Regina Pichelli Analista da Embrapa Florestas katia.pichelli@embrapa.br Entre as principais pragas do eucalipto destacam-se os pequenos insetos, tais como: pulgões, percevejos, psilídeos...

Cobre + fungicida protetor auxiliam no controle da ferrugem asiática

  Felipe Augusto Moretti Ferreira Pinto Doutorando em Agronomia/Fitopatologia na Universidade Federal de Lavras (UFLA) felipemoretti113@hotmail.com Henrique Novaes Medeiros Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA) hmedeiros@agronomia.ufla.br...

Manejo integrado combate doenças do feijão-caupi

"Doenças fúngicas do feijão-caupi no estado do Pará" é a publicação recém-lançada pela ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!