Estudo aponta que o uso de molibdênio associado à aminoácidos específicos pode potencializar os resultados na colheita
O manejo nutricional no ciclo da soja é peça chave para resultados positivos na safra, sendo o molibdênio um dos nutrientes essenciais. A aplicação deste nutriente pode contribuir com o aumento de cerca de 16% na produtividade da cultura, quando associado à aminoácidos. O número é o resultado de estudo realizado pela Alltech Crop Science, em parceria com o professor Dr. Evandro Binotto Fagan, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).
Além do incremento em sacas colhidas, a pesquisa, realizada na safra 2016/2017, também mostra crescimento de aproximadamente 6% no teor de proteína dos grãos produzidos. Entre os motivos que justificam esses resultados está a função do molibdênio em estimular a produção de uma importante enzima no vegetal, como explica o engenheiro agrônomo Fransérgio Batista, gerente técnico especializado em grãos na empresa.
“O estudo também apontou que o nutriente potencializa a produção de uma enzima chamada redutase do nitrato, que é extremamente relevante para o metabolismo de outro elemento, o nitrogênio. Na cultura da soja, quando temos o nitrogênio de forma mais efetiva e ativa, a lavoura automaticamente tem uma resposta satisfatória em produtividade e no teor de proteína”.
Outro ponto relevante é a associação do molibdênio a aminoácidos, que contribuem com os resultados de diversas maneiras. “Estes compostos melhoram o metabolismo da planta e o fluxo de seiva, trabalhando como fonte e precursores de energia. A utilização de aminoácidos específicos permite maior concentração de proteína no grão”, ressalta o agrônomo.
—
Sobre a Alltech Crop Science
A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaà (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).
Informações para a imprensa
Adrian Wosniak | Centro de Comunicação
adrianw@centrodecomunicacao.com.br
Tel.: (41) 3018.8062 | 99972.1904