Com mais de 2 milhões de registros na Associação de Girolando, a raça se consolida como uma das maiores produtoras de leite do Brasil, sendo responsável por mais de 80% da produção interna. Neste cenário, criadores nacionais investem em insumos que viabilizam ainda mais a cadeia bovina e o bem-estar animal. E, na busca por mais desempenho, produtividade e competitividade, a Guabi se destaca entre as principais fornecedoras de alimentação de qualidade para bovinos, gerando resultados superiores e contribuindo para um desenvolvimento econômico, social e ambiental mais equilibrado.
Foi o que se verificou durante a 31ª Exposição Nacional de Girolando, realizada entre os dias 15 e 18 de junho, na Megaleite, em Belo Horizonte (MG). No evento, os animais da Fazenda Rachapau, que faz parte do projeto Ouro Verde, foram premiados, em uma vitória inédita, em cinco das principais categorias, incluindo a de grande campeã. Houve ainda a condecoração de outros 33 animais e 26 reservados campeões de criadores, todos com uma coisa em comum: a linha de nutrição da Guabi. Além de Geraldo Magela, também receberam reconhecimentos Luiz Carlos Bandoli Gomes, Wander Campos Marcos, Luiz Claudio Bastos Moura, Filipe Alves Gomes e Wander Campos Marcos.
O manejo nutricional dos animais da Fazenda Rachapau é 100% focado, há anos, nas rações da Guabi, uma estratégia que já havia levado a propriedade a receber, em 2019, o prêmio de grande campeã. Os investimentos contínuos da empresa de nutrição em inovação tecnológica, troca de conhecimento e em relacionamento baseado em confiança, antecipando-se aos desafios dos setores em que atua, proporciona uma alimentação saudável e adequada para o desenvolvimento dos animais.
“Embora o objetivo da Megaleite seja o de levar a genética da raça Girolando para o conhecimento de todos, essa genética só se expressa se o criador tiver uma nutrição apropriada”, explica o zootecnista e gerente de produtos para ruminantes da Guabi, José Leonardo Ribeiro. “Como empresa de nutrição, nós buscamos atender nossos clientes para que tenham o melhor custo-benefício, resultando em um desenvolvimento diferenciado dos animais”, ressalta.
A Guabi também oferece assistência para os seus clientes na gestão do rebanho, buscando otimizar os investimentos em nutrição. “No momento em que vivemos, em que o mercado enfrenta oscilações, é cada vez mais importante que o pecuarista faça uma gestão eficiente da alimentação. Existem muitos pesquisadores e profissionais dedicados à otimização da nutrição animal. Nós auxiliamos nossos clientes a escolher os produtos corretos, para o momento adequado para aquela determinada raça”, explica Ribeiro.
Uma forma de fazer isso é aplicando o programa nutricional Sigad, o Sistema Guabi de Alto Desempenho. Por meio desta ferramenta, que conta com a contribuição dos funcionários e gestores das propriedades, define-se em que nível a fazenda se encontra nos parâmetros relacionados à nutrição, manejo, bem-estar e ambiência. A partir desse levantamento, cria-se um plano de ação para ser aplicado no gerenciamento da alimentação dos bovinos.
A fazenda Rachapau utiliza o Sigad em seu dia a dia, contribuindo para o aperfeiçoamento de recursos e para o alto desempenho dos animais. “Por vezes, concluímos que nem sempre é preciso aumentar o aporte de capital para atingir os resultados esperados. É preciso apenas ajustar a gestão, unindo forças entre todas as pessoas envolvidas na criação”, disse Ribeiro.
Dentre as diversas conquistas de clientes da Guabi, a fazenda Rachapau recebeu premiações nas categorias:
● Melhor fêmea jovem CCG 3/4 HOL + 1/4 GIR
● Terceira melhor fêmea jovem CCG 3/4 HOL + 1/4 GIR
● Melhor fêmea jovem CCG 5/8 HOL + 3/8 GIR
● Melhor fêmea jovem CCG 1/4 HOL + 3/4 GIR
● Reservada melhor fêmea jovem CCG 1/4 HOL + 3/4 GIR
● Grande campeã CCG 1/4 HOL + 3/4 GIR
● Reservada melhor fêmea jovem CCG 1/2 HOL + 1/2 GIR