22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioMáquinasControle de estoques em agroindústrias: como a tecnologia ajuda?

Controle de estoques em agroindústrias: como a tecnologia ajuda?

Divulgação

O controle de estoque é básico em todas as fases do sistema de desenvolvimento de um empreendimento, seja qual for o seu tamanho. Planejar e administrar garante organização e, acima de tudo, evita o desperdício, aumentando a produtividade. Mas, nem todas as empresas se mostram proativas ou dominam todo o caminho para montar um roteiro eficaz e acabam falhando neste aspecto.

Foi pensando nesta lacuna, que a Golden IT, empresa do Paraná especializada em soluções para gestão de negócios, desenvolveu o Módulo de Nivelamento de Estoques. Em forma de painel, ele mostra a mesma informação para os principais quatro setores da empresa: comercial, produção, almoxarifado e compras. “Através dele, é possível conhecer o passado e planejar o futuro. É possível gerar as ordens de produção automaticamente, fazendo ajustes finos de acordo com a situação de estoque e a capacidade produtiva do momento”, explica Áureo Bordignon, CEO da Golden IT, empresa de Curitiba/PR. Além disso, o Módulo oferece um controle visual que mostra os produtos com excesso ou falta de estoque, facilitando a tomada de decisão sobre o que produzir e o que comprar.

O Módulo está em apresentação na plataforma da Golden IT e oferece um checklist próprio, que auxilia no roteiro para uma gestão eficiente. A solução permite, entre outras ações, revisar a produção por planejamento ou por demanda; controle de estoque previsto com posição real e controle de produção com rastro de todos os números de série, tanto dos produtos acabados, como da matéria-prima; integração com o pedido de venda e apontamentos de produção.

O CEO da Golden IT afirma que a falta de controle de estoque ainda é algo bastante recorrente. “O que eu vejo na maioria das indústrias é um descontrole total, incertezas, muitas vezes falta de alguns produtos e sobra de outros. Não existe uma definição clara do que e de quanto produzir, muitas vezes quem determina isto é o gerente de produção baseado em ‘feeling’ e não em números. Penso que quem deveria determinar o que precisa ser produzido é a área comercial. Para mim isto é óbvio”, assinala.

Para Áureo, gerir bem um negócio é fundamental, pois, trabalhando com previsibilidade e antecedência, as falhas são minimizadas e, em contrapartida, a longevidade do empreendimento cresce, assim como a margem de lucros e a economia. “Quando se trabalha com planejamento e controle, quando cada setor sabe o que precisa fazer, reduz o desperdício e aumenta a produtividade”, confirma.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lindsay anuncia 1º pivô inteligente do mundo

Por meio de sensores, imagens de alta resolução e algoritmos avançados, o Smart Pivot, desenvolvido pela empresa, em parceria com a Taranis, combina manejo preciso de irrigação com agronomia avançada, diagnósticos preditivos de máquina e ainda monitoramento da saúde da lavoura

Transformação digital no agronegócio

Devido as suas características de grande biodiversidade, condições edafoclimáticas satisfatórias e enorme área agricultável, com solos férteis, e com capacidade de expansão, sem provocar o desmatamento, o Brasil possui uma aptidão inquestionável para o agronegócio.

American Vanguard adquire a Agrinos

A American Vanguard Corporation (NYSE: AVD), anunciou hoje que sua principal subsidiária AMVAC Chemical A Corporation adquiriu o grupo de empresas Agrinos, uma empresa privada líder em tecnologia de insumos biológicos para lavouras.

DroneShow 2023 apresenta modelos de drones para aplicações profissionais

Expositores mostrarão as principais novidades em aeronaves remotamente pilotadas, incluindo modelos para pulverização, mapeamento, defesa e inspeções. Evento organizado pela MundoGEO ainda conta com cursos e seminários e será realizado entre os dias 9 e 11 de maio, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!