22.6 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosEdição gênica: a revolução das sementes

Edição gênica: a revolução das sementes

Crédito: Shutterstock

Felipe de Oliveira Dias
felipe.o.dias@ufv.br
Nayara Pereira Capobiango
nayara.capobiango@ufv.br
Engenheiros agrônomos e doutorandos em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Novas ferramentas da biotecnologia, como a seleção genômica ampla e a engenharia genética de precisão ou edição genômica, estão possibilitando o aumento da produtividade, qualidade e segurança dos alimentos produzidos, além de possibilitar maior agilidade na obtenção da nova cultivar.

A edição do genoma é uma técnica de manipulação do material genético da cultura. Essa manipulação visa atingir regiões específicas do material genético a fim de alterar sua expressão para que a cultura apresente o fenótipo desejado.

Uma grande vantagem dessa técnica é a possibilidade de melhoramento de várias características agronômicas simultaneamente, que muitas vezes pode ser inviável por meio das técnicas tradicionais.

Na literatura acadêmica-científica, diversos autores já abordam o uso da edição do genoma visando melhorias em diversas características de interesse. Por exemplo, a melhoria da qualidade, em tomateiro obteve-se acúmulo de licopeno nos frutos pela inibição das vias de conversão de licopeno em α-caroteno e β-caroteno.

Versatilidade

Além da resistência a fatores bióticos, também é possível alcançar resistência a fatores abióticos, como já é relatado, a exemplo da obtenção de cultivar de milho resistente à seca através da edição genômica.

Por fim, um último interesse relatado na literatura é a domesticação “de novo” de espécies selvagens, sem estreitar a base genética das culturas e em um menor tempo de domesticação.

Como exemplo, o pesquisador Zsögön editou o genoma da espécie silvestre de tomate Solanum pimpinellifollium e obteve um genótipo que teve sua produção de frutos aumentada dez vezes e com maior teor de licopeno.

Tecnologias

 Existem diversas técnicas de edição genômica utilizadas no melhoramento de precisão: CRISPRs (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats), ZFN (Zinc Fingers Nucleases), ODM (Oligonocleotide Directed Mutagenesis) e TALEs (Transcription Activator-Like Effectors) foram inseridas no mercado, trazendo revolução no desenvolvimento de variabilidade genética e proporcionando maior desempenho das plantas, sobretudo em condições adversas.

Dentre essas novas tecnologias de melhoramento, destaca-se o sistema CRISPR. A ferramenta tem enorme potencial para acelerar o melhoramento genético, uma vez que permite identificar genes de interesse no DNA de qualquer espécie e modifica-los com precisão por meio de silenciamento, inserções e substituições.

A tecnologia CRISPR é revolucionária, pois permite realizar modificações genéticas precisas e específicas nas cadeias de DNA, com rapidez e menor custo.

O sistema não depende da modificação de proteínas para a determinação dos locais que serão editados, mas apenas da inclusão de moléculas de RNA que conferem especificidade do alvo.

A simples troca de moléculas de sgRNAs pode editar várias regiões genômicas de interesse. Dessa forma, não há introdução de novos genes, como ocorre na tecnologia dos organismos geneticamente modificados (OGMs).

ARTIGOS RELACIONADOS

Boa Safra fecha 2022 com novo lucro recorde e receita líquida de R$ 1,77 bilhão

Em dois anos, empresa soma crescimento de 150% no Lucro Líquido. Resultados do 4T22 e consolidado do ano de 2022 foram apresentados nesta segunda-feira.

Alface: Semeio de verão se aproxima e os desafios aumentam

O cultivo de alface na estação mais quente do ano pode ser um problema, pois é um período em que as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa pendoamento precoce nas plantas.

Tratamento de sementes com micronutrientes e enraizadores

Quais produtos e opções o produtor tem para realizar um tratamento de sementes com micronutrientes e enraizadores?

Tilapicultores ganham benefícios com a biotecnologia

Com o início do período de alojamento dos peixes nos tanques de criação, disponibilidade de alimentos naturais e qualidade da água garantem aos animais melhor desenvolvimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!