19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiA benção do morango!

A benção do morango!

Morango – Fotos: Heitor Pagnan

Autor: Heitor A. PagnanEngenheiro agrônomo da Maxxi Mudas

Quando você chega à cidade de Bom Repouso e Senador Amaral, no Sul de Minas Gerais, você estará na região com a maior área plantada de morango do Brasil, onde há altitude na média de 1.500 metros e um clima muito favorável a essa fruta.

Quando a Maxxi Mudas chegou por lá, em 2003, ainda tínhamos a totalidade das mudas de origem nacional e os ciclos eram muito curtos. Plantava-se em fevereiro/março, com término da colheita em outubro/novembro. Tínhamos dois problemas muito graves: um grupo de doenças fúngicas atacando em conjunto, conhecido como “vermelhão” e o ácaro rajado.

A produtividade por planta era muito baixa e a qualidade do morango também. Plantava-se Campinas, Dover e Oso Grande. A partir de 2003, nós, da Maxxi Mudas, começamos a trazer as variedades de dias neutros, como a Aromas, que se mostrou um sucesso retumbante.

Essa Aromas é proveniente da Argentina, do Viveiro Don Antônio, que se mostra uma muda absolutamente campeã de produtividade. Com a melhoria das técnicas de preparo do solo e dos túneis, a produtividade logo aumentou e algo impensável aconteceu.

Os produtores estão deixando uma muda em produção por 22 meses consecutivos, com produções que variam entre 2,0 a 3,0 caixas, como eles dizem. Isso significa dizer de 2,4 a 3,6 kg por muda, o que era impensável. São médias que batem a produção de qualquer outro País, mas agora é uma realidade que transformou a economia dessas duas cidades.

Por dentro do assunto

Aproveitando o momento, queremos falar de dois produtores em destaque. Uma lavoura, para entregar bom resultado, necessita que o produtor tenha um razoável conhecimento e, de preferência, algum técnico que o acompanhe vez por outra no campo.

Mas, no caso do Joarez da Silva Mariano, há algo a mais. Ele gosta da lavoura de morango e parece que conhece cada planta. Vai passando pelas mudas e tocando-as de tal forma que elas têm certeza que estão sendo tratandas da melhor maneira possível. E se você vir o estado das mudas, constatará o alto nível de sanidade, bem como a excelente produção de frutos. Assim, precisamos trabalhar com essas duas coisas juntas: conhecimento técnico e amor pelo que fazemos.

Admir Bento da Silva é outro caso que me chama a atenção. Ele é metódico, porque segue uma série de conhecimentos que foram se acumulando nesses últimos anos. Passou de empregado a grande produtor. Usa o que de melhor existe para a sua lavoura e tem colhido produções excelentes.

Ele mesmo repassa as diversas áreas plantadas. Seus olhos já se acostumaram a reconhecer quando uma muda não está bem, e o produtor vai corrigindo o que for necessário.

Lembremos que o morango é a cultura que é muito plantada em famílias. E, seguramente, é a fruta que tem dado o melhor rendimento por área plantada. O que seria dessas duas cidades que mencionei se não fosse o morango? Talvez estivessem hoje muito pobres. 

[rml_read_more]

Evolução do setor

Assim, várias coisas estão acontecendo sem que percebamos. Variedades novas foram introduzidas, técnicas de produção e manejo foram melhoradas, com a consequente qualidade final superior do fruto. Com isso, o consumo aumentou muito nos últimos anos.

O ciclo, que era de poucos meses, transformou-se em quase dois anos. E com a melhora da renda econômica do produtor, muitos filhos estão permanecendo na propriedade com os pais. Isso é fantástico!

E a Maxxi Mudas se sente orgulhosa em ser parte dessa mudança toda. Agora estamos trazendo mudas da Segóvia-Espanha, abrindo mais uma ‘janela’ para o produtor na medida em que ele pode plantar a partir de fevereiro. E as produtividades das mudas vindas da Segóvia-Espanha têm se mostrado extraordinárias, com uma qualidade excepcional dos frutos. Por isso, nós, da Maxxi Mudas repetimos sempre: A benção do morango!

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia e inovação movimentam a 24ª Hortitec

Exposição que acontece em Holambra (SP), de 21 a 23 de junho, é a mais importante do setor de flores, frutas e hortaliças na...

Frutas vermelhas: Com gostinho de quero mais

Estima-se que as frutas vermelhas ocupam uma área de aproximadamente 4.200 hectares quando se considera a produção nacional dessas frutas. O morango, por sua popularidade, acaba sendo o protagonista, seguido da amora-preta e do mirtilo.

Portfólio de soluções da AgroFresh na Fruit Logistica

Os especialistas pós-colheita da AgroFresh estarão na Fruit Logistica, disponíveis no pavilhão 21, estande D-20 da AgroFresh, para falar sobre tecnologias inovadoras que ajudam a reduzir o desperdício de alimentos e a prolongar a qualidade da fruta.

Filmes anti-insetos reduzem incidência de pragas

  Ivonete Fatima Tazzo Doutora e pesquisadora da Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação, Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (SEAPI) ivonete-tazzo@fepagro.rs.gov.br Elis Borcioni Doutora e professora da Universidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!