27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasA fase de enchimento de grãos requer atenção e manejo adequado da...

A fase de enchimento de grãos requer atenção e manejo adequado da soja

Uma lavoura mal nutrida ou em desequilíbrio nutricional perde potencial produtivo e, desta forma, produz menos.

Soja – Créditos: shurtterstock

Sabemos que até o início do enchimento de grãos cerca de 80 a 90% de todo o investimento na lavoura de soja já foi instalado e está alocado nas folhas, hastes e raízes, porém, é comum observarmos situações onde a cultura apresenta sua estrutura vegetativa muito bem desenvolvida e sadia, mas que muitas vezes não expressa na colheita todo este potencial visual.

De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), o custo de produção de uma lavoura de soja convencional na safra 2020/21 em Mato Grosso, com adequada adubação, foi de 48,5 sacas por hectare.

É de suma importância que este investimento seja bem alocado na composição dos custos da lavoura, ou seja, é importante que os produtores tomem decisões acertadas não só na escolha dos fertilizantes, mas também de nutrientes e tecnologias. Para isso, ferramentas como análise de solo e folha são primordiais para auxiliar nas tomadas de decisões.

“O maior custo é não produzir. Uma lavoura mal nutrida ou em desequilíbrio nutricional perde potencial produtivo e, desta forma, deixa de produzir. O problema disso não são somente os dois ou três sacos não produzidos, mas sim o custo fixo que já foi gasto na lavoura”, destaca Pedro Torsone, Gerente Agro da Fast Agro, empresa do Grupo Nitro.

Desta forma, é fundamental que os agricultores estejam atentos às tecnologias que podem auxiliar no manejo de final de ciclo das culturas. Potencializando a translocação de fotoassimilados, garantindo que todo o investimento feito e acumulado ao longo do ciclo em folhas e hastes na planta seja direcionado com maior eficiência e velocidade para os grãos, maximizando assim a produtividade final das lavouras.

Lançado pela Fast Agro | Nitro, o fertilizante foliar Loader® provê as condições fisiológicas e nutricionais ideais para que a planta possa maximizar a produtividade e o retorno de todo o investimento feito pelo agricultor.

O Loader® possui em sua composição um balanço nutricional exclusivo entre Potássio, Boro e Magnésio, além de um aminoácido específico que proporciona maior capacidade da planta para se manter ativa no momento em que falta umidade no solo. Loader® é capaz de estimular processos fisiológicos primordiais para o bom funcionamento de todas as etapas do enchimento de grãos.

 Além de melhorar o transporte de açúcares para os órgãos de maior interesse comercial, também é importante salientar a grande influência que o produto exerce sobre a manutenção de folhas maduras (fontes) em maior atividade fisiológica, permitindo que continuem realizando fotossíntese e acumulando açúcares por mais tempo.

Validação científica

Resultados de pesquisa realizada pelo Gapes (Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano) mostram ganho de 9,7 sc/ha em lavoura que recebeu Loader®, com relação a outra área sem aplicação do fertilizante foliar.

Na cultura do algodão, em pesquisa realizada pela IDE Consultoria Agrícola, em São Desidério (BA), a lavoura com Loader® obteve ganho de 13,8 @ de algodão em caroço por hectare e 5,8 @ de pluma/ha, além de maior rendimento de fibra.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manjericão e outras ervas

Não é de hoje que agricultores brasileiros, e do mundo todo, travam uma difícil batalha para ...

Mercado de defensivos para milho tem alta de 8%

A consultoria Spark Inteligência Estratégica divulgou seu estudo anual BIP Milho – Business Inteligence Panel. O estudo avaliou o comportamento do mercado de defensivos agrícolas para a cultura na safra de verão 2019/20.

Custo do trigo tem alta de 31%

O segundo levantamento de custo de trigo safra 2021, apurado pela Federação das ...

Manejo de daninhas na soja

Com a proximidade do verão, os produtores começam a se preparar para o plantio da nova safra de soja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!