18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti A importância do manejo de luz e sua influência nas plantas em...

A importância do manejo de luz e sua influência nas plantas em ambiente protegido

 

Alessandro L. Mangetti

Engenheiro agrônomo e diretor de Marketing & Vendas da GinegarPolysack no Brasil

O Suncover Blue potencializa a atividade fotossintética das plantas
O Suncover Blue potencializa a atividade fotossintética das plantas

Os principais fatores que interferem no crescimento e desenvolvimento das plantas são: potencial genético, tratos culturais e fatores ambientais, tais como: CO2, temperatura, umidade relativa e intensidade luminosa.

Cultivar espécies vegetais em ambiente protegido é uma forma eficiente de produzi-las em épocas e/ou locais desfavoráveis, modificando as condições micrometeorológicas, com tecnologias, estruturas e manejo com o objetivo de maximizar produção, qualidade e rentabilidade mediante o controle de fatores ambientais indesejados, como granizo, excesso de radiação, geadas, baixa ou altaumidade relativa, oscilações térmicas, chuvas (molhamento ou impacto das gotas), insetos, ventos fortes, etc.

Créditos-GinegarPolysack
Créditos-GinegarPolysack

Direto do sol

A luz é a principal fonte de energia das plantas e o seu manejo e controle influenciam de forma direta o processo fotossintético das plantas (positivamente ou negativamente). Para tanto, é importante conhecer as necessidades fisiológicas de cada fase fenológica do cultivo, entender os níveis de radiação da região a fim de escolhermos as telas de sombreamento e a proteção, bem como filmes plásticos que possibilitem manejar a Luz a favor de nosso cultivo.

O Suncover Blue potencializa a atividade fotossintética das plantas
O Suncover Blue potencializa a atividade fotossintética das plantas

GinegarPolysack

A GinegarPolysack, empresa israelense, líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de diferentes tecnologias voltadas à produção agrícola em ambiente protegido, está comercializando no Brasil exclusivos tipos de telas de sombreamento e proteção, diferentes filmes para cobertura de estufas e túneis, bem como mulching (cobertura de solo), que têm melhor eficiência no controle lumínico.

Todas as tecnologias de sombreamento da GinegarPolysack, tanto em telas de sombreamento como em filmes plásticos, levam em conta aspectos importantes relacionados à luz que chegará ao cultivo: quantidade de luz que entra no ambiente (transmissão de luz do material); “forma“ com que a luz entra no ambiente (luz direta ou luz difusa) e “tipo de luz“, ou seja, comprimento de onda que chegará até as plantas.

Cada tipo de Chromatinet interfere de forma diferente nos processos fisiológicos das plantas
Cada tipo de Chromatinet interfere de forma diferente nos processos fisiológicos das plantas

Exclusividade

Uma das tecnologias exclusivas da GinegarPolysack no Brasil são as malhas de sombreamento denominadas de Chromatinets, que são telas de sombreamento capazes de realizar foto-conversão de luz, ou seja, selecionar comprimentos de ondas mais efetivos no processo fotossintético das plantas (luz azul) e processo de fotomorfogênese (vermelho e vermelho distante).

Há cinco diferentes tipos de Chromatinets: vermelha, amarela, azul, cinza e pérola. Cada tipo de Chromatinet interfere de forma diferente nos processos fisiológicos das plantas.

Abaixo está um gráfico que demonstra os níveis de taxa fotossintética das plantas em função do comprimento de onda, bem como a importância da luz azul e vermelha, e vermelha distante.

Portanto, as Chromatinetsfornecem sombreamento necessário aos diferentes tipos de cultivo, controlando a quantidade de luz incidente pelo fechamento maior ou menor das tramas e potencializando a quantidade de radiação fotossinteticamente ativa (luz PAR).

Além disso, adicionam ao ambiente luz difusa, ou seja, melhoram a distribuição de luz permitindo maior captação pela área foliar. Além disso, As Chromatinets têm menor transmissão de radiação UV, o que é particularmente se importante para diminuir efeitos indesejáveis de queimaduras em folhas e frutos e ajudam a diminuir a incidência de alguns insetos, tais como mosca-branca, tripes e pulgões (já que os insetos enxergam em proporção maiores na faixa do UV) e, por esse motivo, as Chromatinets têm sido muito utilizadas em laterais de estufas e telados.

(Aluminet) Malha aluminet controla oscilações térmicas
(Aluminet) Malha aluminet controla oscilações térmicas

Benefícios

Inúmeros são os benefícios das Chromatinetsem relação às telas pretas ou telas brancas comuns, como: menor queima por excesso de radiação; maior transmissão de radiação de PAR; menos incidência de insetos; não prejudica a luminosidade (maior difusão de luz, ou seja, menos efeito sombra),aumenta a produtividade e a qualidade dos cultivos, pode adiantar ou atrasar o ciclo do cultivo, dependendo do tipo de Chromatinet utilizada; melhora o ºBrix; acelera ou retarda o processo de maturação.

Na linha dos filmes plásticos, a Ginegar lançou no Brasil o Suncover AV Blue, que assim como as Chromatinets também são foto-conversores, ou seja, também fornecem às plantas maior quantidade de luz efetivamente utilizada pelas plantas no processo fotossintético, que é o azul, vermelho e vermelho distante.Portanto, transmitem às plantas maior radiação PAR.

As-telas-vermelhas-interferem-de-forma-diferente-nos-processos-fisiológicos-das-plantas
As-telas-vermelhas-interferem-de-forma-diferente-nos-processos-fisiológicos-das-plantas

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Hortifrúti A importância do manejo de luz e sua influência nas plantas em...