A importância dos micronutrientes na adubação

Incrementos de qualidade e produtividade estão entre as vantagens da nutrição das lavouras.

0
41
Crédito Álvaro Vilela

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, está presente na 47ª edição da Expocitros (6 a 9 de junho, Cordeirópolis – SP), considerada a maior feira citrícola da América Latina. Reforçando seu compromisso com o produtor rural e empenhada no desenvolvimento constante de tecnologias que geram benefícios aos solos e processos produtivos, a empresa apresenta soluções pensando nas necessidades dos citricultores.

“São Paulo e Minas Gerais (Triângulo/Sudoeste Mineiro) compõem o principal cinturão citrícola do mundo, representando um mercado muito importante para a Mosaic Fertilizantes. O desenvolvimento dos negócios da empresa na região e a ampliação do portfólio para o mercado da citricultura, fazem parte do compromisso da companhia com a agricultura nacional, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produto de Performance da Mosaic Fertilizantes.

De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus, a produção de laranja de São Paulo e Minas Gerais deve crescer 20,5% em 2022/23, volume de cerca de 317 milhões de caixas. Segundo o sumário publicado pela entidade, as árvores produtivas totalizam 169,97 milhões, com crescimento de 2%, e ocupam uma área de 344,4 mil hectares, em queda de 0,5%. “Produzir mais em uma mesma área significa que os citricultores estão atentos às necessidades de suas lavouras, principalmente à adubação. Outro fator importante é o clima, que está mais favorável nos últimos meses e os pomares conseguiram se recuperar das adversidades climáticas”, observa Maria Luisa.

Durante a Expocitros a empresa apresentará o K-Mag, um fertilizante mineral natural que contém três nutrientes altamente solúveis em água: Potássio, Enxofre e Magnésio. A formulação pode ser utilizada em pré-plantio, semeadura e cobertura, facilitando o manejo na adubação. “O K-Mag pode ser aplicado em diversos tipos de culturas. Em citros, a nutrição equilibrada dos solos proporciona aumento do número de frutos por árvore, aumento no tamanho e no peso dos frutos e maior porcentagem de extração de suco. Com isso, os produtores apresentam uma melhor produtividade e consequentemente um incremento na rentabilidade”, destaca Maria Luisa.

Outro destaque do portfólio da Mosaic Fertilizantes é o Excellen, também uma das principais recomendações para citros. Sua formulação contempla nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de uréase, que contribui para reduzir perdas por volatilização, diminuir custos com armazenagem, melhorar o manejo operacional e diminuir o potencial de queima de folhas.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br.