24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 24, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasA importância e benefícios do Tratamento de Sementes na agricultura

A importância e benefícios do Tratamento de Sementes na agricultura

Por Ricardo Otranto

Soja tratada – Crédito: Pedro Buso

Uma boa lavoura começa pela semente. Para alcançar o resultado esperado: mais lucro e produtividade, o tratamento de sementes é uma ferramenta poderosa para protegê-las de inúmeros agentes causadores de doenças e pragas que ameaçam a fase inicial do cultivo. Quando se realiza a semeadura, inicia-se uma corrida pela produtividade, e é aí que que a semente sofre uma série de ameaças.

Como consequência, cada ataque na fase inicial do cultivo reduz o potencial de desenvolvimento da plântula e sua futura produtividade. A utilização de produtos tanto químicos, quanto biológicos, proporciona a proteção das sementes neste período, o que beneficia o desenvolvimento das plantas já na germinação em estágio inicial da lavoura.

Para maior acessibilidade e conveniência, o produtor pode trabalhar com ofertas de soluções em dois segmentos: Tratamento de Sementes Industrial (TSI) e Tratamento de Sementes Profissional nas propriedades (On Farm).

Dentre os tipos disponíveis, o tratamento de sementes industrial está em amplo crescimento no Brasil. Essa modalidade agrega vantagens relacionadas à maior precisão do tratamento, à manutenção da qualidade de sementes e redução do risco de exposição. Já o conhecimento em On Farm ou Tratamento de Sementes Profissional nas propriedades é aquele adquirido diretamente nas fazendas, e não na indústria como no caso do TSI.

Porém, para que o agricultor possa atingir a excelência no processo de produção é necessário que fique atento a outros fatores de extrema importância neste período, entre eles plantabilidade, densidade correta, velocidade do plantio. A seguir discorro mais sobre elas e o impacto para o cultivo.

Aqualidade de plantio considera desde condições do tempo e de solo, até os detalhes de regulagem da semeadora. O produtor precisa de um planejamento detalhado para definir a quantidade ideal de sementes que será plantada por metro linear a fim de conseguir determinar a melhor densidade de plantas e otimizar o potencial produtivo da semente.

A densidade também é importante: quanto mais uniforme for a distribuição das sementes durante a fase de plantio, melhor será o arranque inicial das plantas e o estabelecimento da plantação. Quando ocorre a situação oposta, pode haver a não uniformidade no processo de semeadura gerando dois problemas graves: a ocorrência de falhas ou ‘duplas’. As falhas representam locais em que a semente não foi plantada. Além de serem áreas improdutivas na lavoura, esses espaços favorecem o desenvolvimento de plantas daninhas. Já as ‘duplas’ ocorrem quando duas ou mais sementes são depositadas no sulco de semeadura, causando a germinação de mais de uma planta em espaço limitado ao seu desenvolvimento, o que também gera na colheita.

Para otimizar a sistema produtivo e obter maior rentabilidade, em muitas regiões no Brasil se são feitas a primeira safra de soja (verão) e o milho safrinha (inverno). Nesta situação, os produtores buscam variedades cada vez mais precoces e as janelas de plantio têm prazo apertado. As operações em alta velocidade prejudicam a distribuição das sementes, pois a semeadora pode ter maior dificuldade para cortar a palha presente no solo e abrir o sulco de plantio.

Por fim, e não menos importante, a regulagem de plantadeiras também traz impacto. As semeadoras são máquinas robustas e complexas e, por isso, vale a pena contar com auxílio técnico para realizar a regulagem e manutenção dos componentes para melhorar a produtividade da safra.

As dicas para o tratamento da semente são parte fundamental do trabalho de base de um plantio. O trabalho do agricultor tem se tornado mais desafiador a cada safra. Por isso, é importante que ele possa contar com o suporte necessário e com soluções e tecnologias que irão auxiliá-lo na missão de produzir mais, em menor área, de forma sustentável e com a proteção. O Brasil tem sido uma referência e vitrine de inovação na agricultura para o mundo. Esta percepção vem justamente dos cuidados na produção agrícola – do início ao fim do plantio – visando garantir um alimento de qualidade.   

ARTIGOS RELACIONADOS

Embrapa oferta nova cultivar de sementes de pimenta

A pimenta do tipo biquinho BRS Tui está sendo ofertada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para produtores de sementes de pimenta inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) que estejam interessados em licenciar a nova cultivar para produção e comercialização de sementes.

Sementes de milho de alto valor

O milho é uma das culturas mais antigas do mundo, sendo, ao longo da história, importante ...

ISLA Sementes relança linha orgânica

Estão de volta as sementes orgânicas. A ISLA Sementes vai retomar com força, em 24 de outubro (na quinta-feira), essa linha de produtos, inicialmente com quatro cultivares:...

Trigo: Área no Brasil Central deverá atingir novo recorde

A região central do Brasil responde pelas primeiras semeaduras com o cereal no País, iniciadas ainda no mês de fevereiro com o trigo de sequeiro e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!