22 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosA Momesso e a evolução do tratamento de sementes no Brasil

A Momesso e a evolução do tratamento de sementes no Brasil

Créditos Divulgação
Créditos Divulgação

Para atender a demanda crescente por alimentos, a agricultura tem o desafio de produzir mais, utilizando menos recursos. Área plantada é um recurso cada vez mais limitado e, sendo assim, ela deve ser otimizada por meio do aumento da produtividade.

No Brasil, avalia Evaristo Momesso Junior, diretor geral da Momesso, deve-se atentar para o manejo correto de doenças e pragas que, devido às condições climáticas, manifestam-se com intensidade maior do que em países frios, por exemplo.

“Para se obter uma lavoura de alta performance, diversos fatores devem ser considerados, dentre os quais a escolha de sementes de alta qualidade fisiológica, a utilização de produtos de proteção de cultivos confiáveis e de forma indispensável, e o tratamento de sementes com máquinas precisas, para garantir que essas sementes de alta tecnologia realmente recebam a quantidade correta dos produtos que irão protegê-las nos estágios iniciais da lavoura“, define.

Centro de Tratamento de Sementes na Indústria - Créditos Divulgação
Centro de Tratamento de Sementes na Indústria – Créditos Divulgação

O tratamento de sementes na indústria e na fazenda

O tratamento de sementes na fazenda (onfarm) iniciou-se de forma muitas vezes improvisada, com máquinas de baixa tecnologia, tambores giratórios ou até mesmo em lonas aplicadas sobre o solo.

A demanda do mercado por sementes de melhor qualidade e a utilização de insumos cada vez mais concentrados trouxe maior atenção à necessidade de máquinas mais eficientes para o tratamento de sementes. “A Momesso viabilizou essa evolução, com tecnologias inovadoras, como os atomizadores que nebulizam a calda sem quebrar os princípios ativos, gerando o total recobrimento da semente. Com nosso posicionamento na qualidade, produzimos máquinas duráveis, que não danificam as sementes e utilizam bombas de dosagem altamente precisas“, afirma Evaristo Momesso Junior.

Por sua vez, o tratamento de sementes na indústria, que se iniciou também de forma muito simples na década de 70, vem se consolidando e crescendo, o que é um reflexo da busca por mais qualidade, além de garantir vantagens específicas para quem vai plantar, dentre elas a conveniência.

Cada vez mais agricultores têm preferido obter suas sementes já tratadas na indústria, permitindo que eles foquem em atividades do manejo com menor preocupação. Ainda assim, existe uma parcela expressiva de produtores, em especial no caso da soja, que seguem tratando as sementes na fazenda e buscando fazer isso de forma cada vez melhor.

CTS Industrial contínuo e por batelada lado-a-lado - Créditos Divulgação
CTS Industrial contínuo e por batelada lado-a-lado – Créditos Divulgação

O tratamento de alta performance nas sementes

A Momesso foi pioneira no tratamento de alta performance, trazendo à luz tecnologias importantes, como os sistemas de atomização, alta tecnologia de automação de processos, um exclusivo sistema de pesagem dinâmica ligado a máquinas contínuas ou por batelada de alta capacidade e precisão, ensaque automatizado e estruturas mais convenientes e seguras para os operadores, além de filtros para segurança do ambiente.

Algumas vezes a semente recebe um grande número de produtos diferentes em seu revestimento químico e biológico, dentre os quais nematicidas, filmes de recobrimento, inoculantes, etc. “Tudo isso elevou a complexidade do tratamento de sementes e também o seu custo-benefício. A Momesso, acompanhando essa evolução constante, desenvolveu máquinas que permitem essa complexidade de tratamento com um alto nível de precisão, o que é um dos nossos maiores diferenciais“, aponta o empresário.

Ele considera, também, a profissionalização do setor. As normas referentes à qualidade das sementes comercializadas e à segurança dos processos para as pessoas e para o meio-ambiente também estão cada vez mais rigorosas. “As máquinas da Momesso estão rigorosamente em linha com a demanda por qualidade e com as normas do setor“, afirma o empresário.

Tratadora Industrial Contínua VHS para até 20 toneladas por hora - Créditos Divulgação
Tratadora Industrial Contínua VHS para até 20 toneladas por hora – Créditos Divulgação

Cuidados fundamentaisno tratamento de sementes

Como o tratamento de sementes envolve a manipulação de agroquímicos, aplicam-se as normas de segurança e de cuidados ambientais cabíveis, como o uso de EPI, o descarte apropriado de embalagens e resíduos, os cuidados com a armazenagem adequada dos produtos, a utilização de sistemas de filtros, entre outros.

Quando Evaristo Momesso Junior fala na escolha das máquinas para tratamento de sementes, além da performance e precisão, ele destaca a importânciade o produtor estar adequadoàs boas práticas e normas de segurança, de forma a evitar acidentes com os operadores.

Outro ponto a ser considerado dentro dos cuidados fundamentais é a capacitação da equipe de trabalho nas fazendas e sementeiras. “Mesmo no caso do tratamento industrial, em que temos sistemas de automação muito avançados, ainda podem ocorrer falhas de operação. Por exemplo, a calibração da máquina, quando é realizada a troca de variedades, é uma prática importante, mas às vezes desprezada. Buscamos sempre conscientizar nossos clientes, e temos grande preocupação em oferecer o melhor treinamento na entrega de um equipamento Momesso“, garante o empresário.

Ele também alerta que a capacitação é uma prática contínua, recomendando que seja feita uma reciclagem de conhecimentos de forma regular. Desta forma, evita-se que a rotina de trabalho e uma maior familiaridade com os equipamentos abram portas para a negligência com processos importantes e até mesmo com a manutenção adequada das máquinas.

Essa matéria completa você encontra na edição de abril 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

AgBiTech oficializa em Gramado-RS o início de sua operação no mercado brasileiro de controle de lagartas

Cientistas e executivos globais da empresa apresentam no Congresso de Entomologia novas tecnologias para 'manejo inteligente' das lagartas Spodopteras, Chrysodeixis includens e Helicoverpa armigera   Gramado...

Evento apresenta novidades em tecnologia

Consolidando negócios voltados para tecnologia e gestão do agronegócio brasileiro, a SIAGRI tornou-se Grupo Siagri e marcará presença no IX Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores...

Qual o correto manejo hidropônico da alface frisée?

Autores Victor Vinícius de Oliveira Pedro Lucas Lourenço Borges Davidson Henrique Cordeiro Graduandos em Agronomia – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Glaucio da...

A irrigação agrícola e sua fundamental importância

Hiran Medeiros Moreira Engenheiro agrônomo, MSc. Irrigação e diretor da Irriger Com a maior necessidade de racionalizar e economizar o uso da água perante a crise...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!