26.6 C
Uberlândia
domingo, outubro 6, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiA proteção certa para seu cultivo hidropônico

A proteção certa para seu cultivo hidropônico

Cícero Leite

Diretor da All Bright Agro Consultoria

comercial@allbrightagro.com

A cobertura tem função de proteção do ambiente contra algum dano causado por intempéries, como chuvas pesadas, ventos, excesso de radiação, granizo, etc. Nesse caso, as proteções garantem a integridade da cultura. As coberturas também podem ser usadas para adequar o microclima do ambiente de forma a favorecer o crescimento vegetal, e mesmo desfavorecer o ambiente ao desenvolvimento de pragas e doenças.

Tipos de coberturas

As coberturas podem ser classificadas em dois grupos básicos: coberturas impermeáveis, que no Brasil se resumem basicamente aos filmes agrícolas de polietileno de baixa densidade aditivados; e as coberturas permeáveis, que são as telas de proteção.

Há,ainda, a combinação dos dois,como o uso de filme para proteção contra a chuva e da tela como subcobertura para controlar a radiação solar e, consequentemente, a carga térmica incidente, que implica diretamente no controle da temperatura.

Os filmes agrícolas, assim como as telas, devem ser recomendados agronomicamente em função da sua transmissividade e difusão de radiação solar. Empresas da mais alta tecnologia chegam a oferecer diferentes opções de transmissividades por bandas da radiação, como ultravioleta, luz fotossinteticamente ativa e infravermelho.

A recomendação em termos construtivos, ou seja, de resistência, deve ser em função da resistência e durabilidade, e não apenas da espessura ou “micragem“.

As coberturas hidropônicas podem ser permeáveis ou impermeáveis - CréditoDynacs
As coberturas hidropônicas podem ser permeáveis ou impermeáveis – CréditoDynacs

Classificação

As telas agrícolas podem ser classificadas em função da sua finalidade:

â–º Telas de sombreamento, que sedestinam a fazer sombra, como as telas pretas e brancas;

â–º Telas térmicas, aquelas com propriedades especiais de transmissão de infravermelho, algumas com alumínio e outras com aditivos especiais de bloqueio de infravermelho;

â–º Telas fotosseletivas ou conversoras, são as que podem selecionar os comprimentos de onda de luz que promovem algum tipo de resposta à planta;

â–º Telas mistas térmicas-fotosseletivas, lançadas recentemente no mercado com um efeito anti-estiolântico considerável para a maioria dos cultivos, ao mesmo tempo em que controlam a temperatura, chamada de Luxinet;

â–º Telas anti-insetos, que podem proteger o ambiente da infestação por insetos devido tanto ao tamanho dos orifícios quanto às características de reflexão de raios ultravioletas;

â–ºAs telas ainda podem ser classificadas pela sua resistência e durabilidade: as de monofilamento, mais resistentes a rasgos e duráveis, são feitas com fios de 110 a 290 micra; e as telas do tipo raschel feitas de fitas de ráfia de 20 a 35 micra.

Mais produtividade

São inúmeras as vantagens do cultivo protegido, porém, o projeto da estrutura e a escolha da cobertura são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Um exemplo: não há porque recomendar um filme difusor de luz em climas onde já se tem uma grande quantidade de luz difusa devido às nuvens, que difundem a luz natural, mas também diminuem a intensidade dela.

Para um caso assim, melhor seria escolher um filme com baixa transmissividade de ultravioleta para se evitar os danos por golpes de sol, que é o fenômeno que se dá devido à alternância entre nuvens no céu e sua ausência.

Outro exemplo: há cultivos que não apresentam problema em ser irrigados por aspersão e o molhamento da chuva não causa problema, e sim o impacto, como é o caso da maioria das variedades comerciais de alface. Para este caso, sobretudo em locais mais quentes, é recomendada somente a tela, e não o filme agrícola.

Mas que tela colocar? Isso dependerá do local (latitude e altitude), da orientação da declividade do terreno, amplitude das temperaturas e umidades relativas entre as estações e outros fatores locais que deverão ser levados em conta pelo produtor. Essa recomendação é muito importante, pois no caso de o produtor ter um bom resultado apenas com um telado é altamente interessante, já que o investimento é muito menor do que no caso de o produtor necessitar da estufa agrícola coberta com filme agrícola.

Aumento produtivo

Quando comparamos produção de campo com o cultivo protegido de um projeto profissional, ou seja, com um projeto agrícola e agronômico, os resultados são incontestáveis. Tanto a produtividade quanto a qualidade aumentam, proporcionando valor agregado maior.

O uso de defensivos químicos tende a diminuir drasticamente, agregando valor às hortaliças colhidas, sendo uma excelente ferramenta para a produção orgânica, pois por meio do manejo do ambiente pode-se controlar a infestação e infecção de vários agentes causadores de enfermidades vegetais.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estratégia na distribuição de insumos será discutida no Congresso ANDAV

O Congresso Andav acontece no período de 14 e 16 de agosto, em São Paulo (SP).Desafios como mudança organizacional, inovação, sustentabilidade empresarial, desenvolvimento de...

Qual a diferença da produção de pepinos em slabs?

AutoresNatalia Nayale Freitas Barroso nataliaff.agro@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Rhaiana Oliveira de Aviz rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com Graduandas em Agronomia - Universidade Federal Rural da Amazônia...

Defensivo para combate ao bicudo do algodoeiro é liberado

Devido a uma exigência do Paquistão, o uso emergencial de agrotóxicos à base de Brometo de Metila em fibras e caroço de algodão, destinados...

Pragas e doenças do mamoeiro

O desenvolvimento das pragas e doenças no mamoeiro ocorre em decorrência da interação do ambiente (clima, temperatura e umidade); do hospedeiro (mamoeiro), do patógeno (fungos, vírus, bactérias) e do homem (mudas infestadas e práticas culturais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!