27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesA tecnologia na agricultura

A tecnologia na agricultura

Atualmente, a agricultura mundial passa por diversas transformações motivadas pelas novas gerações que assumem as propriedades, pelos avanços tecnológicos e pelas as necessidades da sociedade. A tecnologia na agricultura envolve o uso de diversos sistemas eletrônicos, sensores, circuitos, softwares, hardwares, internet das coisas e aplicação de novas técnicas que geram novas ferramentas digitais, facilitando e tornando mais precisa a operação no campo.

Essas novas soluções têm um grande impacto positivo na operação: contribuem para redução dos custos na propriedade, aumentam a produtividade e melhoram a qualidade dos produtos e serviços, além de promoverem a sustentabilidade.  

Com o avanço tecnológico, a gestão agrícola das propriedades rurais também precisa estar atualizada sobre essas inovações, buscando implementá-las para otimizar as operações.  Os benefícios desse processo de atualização são inúmeros, tais como:

  • Segurança: tecnologias conectadas e integradas, como sensores, motores elétricos e softwares, garantem um controle e monitoramento mais preciso, evitando falhas operacionais em um nível de precisão que olho humano não consegue verificar em tempo real.
  • Eficiência: as operações se tornam mais ágeis, liberando tempo para pessoas realizarem outras atividades dentro da fazenda.
  • Assertividade: o controle milimétrico das operações, desde o monitoramento de clima para o plantio até a colheita.
  • Sustentabilidade: ao aplicar corretamente todos os insumos, as propriedades evitam desperdícios e aplicações desnecessárias.
  • Administração: com softwares específicos para propriedades agrícolas, a gestão pode ser melhorada e controlada desde os custos, receitas, estoques entre outros.
  • Redução de Custos: o uso de tecnologias, seja de plantio, pulverização ou colheita, permite reduzir o uso de insumos.
  • Produtividade: com as ferramentas certas, é possível produzir mais com menos, ou seja, melhorar a produtividade das culturas ou de processos.

Atualmente, segundo algumas pesquisas, cerca de 84% dos agricultores utilizam algum nível de tecnologia para auxiliar na agricultura. Isso mostra que a tecnologia já é uma realidade na agricultura e facilita os processos produtivos das propriedades. O mercado tende, cada vez mais, a aceitar novas tecnologias.

Fonte: Sebrae

As inovações tecnológicas, principalmente ligadas ao plantio, estão se tornado mais sofisticadas, a J.Assy, empresa brasileira presente há 26 anos no mercado, desenvolve continuamente produtos que facilitam o dia a dia dos agricultores. Com um portfólio de produtos altamente eficiente e tecnológico, e empresa traz soluções que otimizam as operações no campo e aumentam a produtividade das lavouras.

Outro ponto que chama a atenção é que todas as tecnologias de plantio desenvolvidas pela empresa são adaptáveis em plantadeiras convencionais. Ou seja, é possível atualizar uma plantadeira antiga, sem nenhum nível tecnológico e obter excelentes resultados no plantio. Esse processo, conhecido no mercado como retrofit, tem crescido exponencialmente no mercado.

João Santos
Supervisor de Marketing de Produtos
Engenheiro Agrícola, Especialista em Marketing e Vendas e Gestão de Projetos

ARTIGOS RELACIONADOS

Tecnologia e inovação no agronegócio

Utilização de inteligência artificial, e principalmente, a maior redução do impacto de emissões de carbono ao meio ambiente tornam-se aliados ao mercado agrícola.

HELM do Brasil lança aplicativo de ferramenta de agricultura de precisão

Novo aplicativo melhora os fluxos de informações digitais na fazenda, aumenta a visibilidade das operações e apoia tomada de decisão antes, durante e entre as safras.

Bahia Farm Show apresenta equipamentos para grandes áreas

Piccin Equipamentos estará na feira em Luís Eduardo Magalhães, com o recém lançado distribuidor Master 30000 Heavy Duty e ainda o descompactador Advanced Auto, projetado para realizar curvas com raio de giro de 25 metros em operação

Loyder: primeira unidade fabril

A Loyder, que é especializada em tecnologias inteligentes que promovem a saúde ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!