Paula Almeida Nascimento
Engenheira agrônoma e doutora em Fitotecnia/Produção Vegetal – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
paula.alna@yahoo.com.br
O abacate (Persea americana) pertence à família Lauraceae, a qual tem ampla relevância econômica pela excelente propriedade nutritiva presente em seus frutos. O abacate Margarida tem sua origem no norte do Paraná, sendo considerado uma variedade tardia, com safra de maio a outubro.
Esta é uma das maiores variedades de abacate, podendo atingir até 1,5 kg, sendo bastante resistente a pragas e doenças. A fruta apresenta caroço pequeno, casca fina, lisa e verde, com polpa amarela e cremosa, sabor suave e adocicado. O abacateiro é exigente em luz solar direta e solo bem drenado, com muita matéria orgânica.
Além disso, os abacates produzidos pela variedade Margarida são famosos por sua casca fina, polpa cremosa e sabor suave, tornando-os perfeitos para consumo in natura, saladas, guacamole e outros pratos deliciosos. Esta variedade é conhecida por se adaptar bem a diferentes condições climáticas, tornando-a uma escolha versátil para jardins e pomares em várias regiões.
Os frutos são ricos em várias vitaminas do complexo B, vitamina K, vitamina C e vitamina E. Além disso, o abacate é muito rico em potássio, um sal mineral que regula a atividade muscular e protege o corpo de doenças, e glutationa, um poderoso antioxidante que atua em compostos potencialmente cancerígenos. É bom, ainda, para a saúde da pele, cabelos e unhas.
Maturação tardia
A cultivar Margarida tem se destacado pela tolerância a temperaturas mais baixas e épocas de maturação tardia, comparada a outras variedades mais comercializadas. O plantio de variedades tardias do abacate Margarida é uma oportunidade de oferecer frutos no mercado no período de ausência de outras variedades, ocasionando maiores lucros ao agricultor.
A muda de abacate enxertada traz muitos benefícios. A planta é conhecida por sua alta produtividade e qualidade dos frutos e a enxertia possibilita a produção muito antes do normal.
Um dos maiores benefícios da muda de abacate enxertada é a resistência a doenças. Plantas enxertadas apresentam um sistema radicular mais forte, o que as torna mais resilientes contra pragas e enfermidades. A poda é indispensável para garantir o crescimento saudável da planta e objetiva remover os ramos secos ou doentes.
Enfim, o abacate Margarida tem ótima aceitação no mercado, tanto pelo sabor quanto pela textura de seus frutos. O consumo de abacates continuará aumentando devido à crescente conscientização dos consumidores sobre seus benefícios para a saúde. Os agricultores têm a missão de produzir com qualidade e expandir sua produção de frutas para outras localidades.
Fruto climatérico
O abacate é um fruto climatérico, assim seu amadurecimento acontece alguns dias após a colheita. As dificuldades encontradas na produção de frutas são as perdas pós-colheita, que pode ser reduzidas se na colheita forem adotados manejos adequados.
No Brasil, as perdas na fase pós-colheita por falta de técnicas de conservação causam grandes prejuízos aos agricultores. Para diminuir estas perdas são utilizadas técnicas pós-colheita com tratamento com fungicidas, controle de temperatura e umidade, aplicação de ceras e diversas embalagens.
As técnicas de conservação dos frutos é uma alternativa eficiente para aumentar a produção, ampliando o fornecimento de frutos para vários mercados consumidores. Além de perecíveis, fatores como danos mecânicos; compressão e corte; alterações químicas, bioquímicas e biológicas podem causar modificações na cor, aroma, sabor e textura da fruta.
Assim, armazenar os frutos de abacate sob refrigeração é um método de conservação pós-colheita eficaz para amenizar os processos da maturação da ação do etileno, hormônio que atua no amadurecimento dos frutos climatéricos, e diminuir crescimento dos microrganismos.
Produção nacional
No Brasil, a produção de abacate se destaca na região sudeste, com uma forte atuação do estado de São Paulo, vindo logo atrás Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
No entanto, o cultivo de abacate tem se expandido para outras regiões, como por exemplo, o estado do Ceará, que se beneficia dos momentos de entressafra dos principais produtores brasileiros.
Desta forma, o abacate é uma das frutas que mais tem se destacado no setor agrícola brasileiro nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da fruta no Brasil fica em torno de mais de 300 mil toneladas.