24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 11, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAbertura do 1º Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentesde Cana Mineiras...

Abertura do 1º Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentesde Cana Mineiras será na terça-feira

Divulgação

A solenidade de abertura do 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras/2024 será realizada na próxima terça-feira (10 de setembro), às 19 horas, no Mercado de Origem do bairro Olhos D´Água, em Belo Horizonte. A competição é promovida pelo Governo de Minas, com organização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, será realizado o julgamento das225 cachaças e aguardentes concorrentes, todas registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Serão avaliados atributos sensoriais das bebidas, nos aspectos visual, olfativo (aromas) e gustativo (paladar), por meio de uma metodologia desenvolvida especialmente para o concurso.

As bebidas serão avaliadas por uma equipe de 24 especialistas, com notório saber na área de cachaça, de acordo com Thaís Brumano Kalil, coordenadora Técnica Estadual de Agroindústria da Emater-MG. “Consultamos a Associação Brasileira de Sommeliers, para a seleção dos jurados.” Ela explicou que a maioria dos escolhidos já realizou cursos da instituição. E, como preparação para o concurso, foi realizado um treinamento de dois dias, na sede da Emater-MG. A revelação dos vencedores e a cerimônia de premiação acontecerão em novembro, em data a ser confirmada posteriormente.

O diretor do Mercado de Origem, Elias Tergilene, destaca a importância da localização do Concurso: “O Mercado nasce como um projeto de orientar e estimular os produtores da porteira pra fora. A Emater de Minas faz um belíssimo trabalho junto aos produtores, das porteiras pra dentro, para garantir a qualidade da bebida. Atualmente, o grande entrave no setor de cachaça é a comercialização. Então, a gente trazer esse evento para o Mercado de Origem significa uma aproximação com os produtores, mostrar pra eles a possibilidade de vender direto para o consumidor final. A ideia é valorizar a cachaça mineira junto ao mercado e melhorar a renda dos produtores”, afirma o empresário.

O Mercado de Origem, com 20 mil metros quadrados no bairro Olhos D’Água, região Oeste de Belo Horizonte, foi inaugurado oficialmente em março deste ano. Um dos principais objetivos, de acordo com o diretor Elias Tergilene, é estimular a agricultura familiar, com vendas diretas dos produtores para os consumidores, além de valorizar a cultura e a culinária mineiras.

Categorias e premiações

As duas bebidas avaliadas na competição (Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras), serão divididas em dez categorias, que diferem em função da forma e do tempo de armazenamento e envelhecimento. Apesar de serem consideradas sinônimos, cachaça de alambique e aguardente de cana são bebidas diferentes. Cachaça é produzida exclusivamente em alambique de cobre e obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar crua, com graduação alcoólica de 38% a 48%. Já a aguardente de cana pode ter teor de álcool maior, de 38% até 54%, e é obtida a partir do destilado alcoólico simples da cana-de-açúcar ou do mosto fermentado do caldo de cana. No total, serão distribuídas até 36 premiações, para os dois tipos de bebida. Haverá premiações específicas para as melhores cachaças e aguardentes produzidas por agricultores familiares e por produtoras mulheres.

O assessor técnico Lucas Rocha Carneiro, do Departamento Técnico da Emater-MG, afirma que o concurso deve contribuir para aprimorar as boas práticas de fabricação da cachaça de alambique e da aguardente de cana produzidas em Minas Gerais. “Outro aspecto positivo é incentivar aqueles produtores que ainda se encontram na informalidade a se registrar”, acrescenta.

O Concurso Cachaças Mineiras 2024 – 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, com organização da Emater-MG e apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A iniciativa conta ainda com a parceria de diversas outras instituições: ABRTB, Anpaq, Apacs, CTS Cachaça, Confala, Convida, Fetaemg, IFNMG, INPI, SindBebidas/Fiemg, Sistema Faemg, Sistema Ocemg, Ufla, UFMG e UFV, além do Mercado de Origem, que sediará as atividades.

Dia Nacional da Cachaça

O último dia de avaliações das cachaças e aguardentes do concurso mineiro vai coincidir com o Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro. A data foi criada pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) em 2009, durante uma das edições da feira Expocachaça, realizada anualmente em Belo Horizonte.

ARTIGOS RELACIONADOS

Encontro discute o controle biológico do café

O evento apresenta os benefícios de ter controle ecológico com alta produtividade sem destruir o meio ambiente

Chuvas: 119 mil hectares de lavouras foram perdidos em Minas Gerais

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) atualizou ....

Exportações do agro mineiro atingem US$ 6,6 bilhões de janeiro a maio

Pela primeira vez na série histórica, Minas sustentou a marca de mais de US$ 1 bilhão exportado mensalmente, no período de janeiro a maio

Claudia Arieira no Seminário Trigo no Cerrado 2022

Claudia Arieira fala sobre a necessidade de expansão da área trigueira para regiões menos tradicionais na cultura, sendo o Cerrado o principal expoente desse avanço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!