22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAcademia de Liderança para Mulheres do Agronegócio inicia nova turma com novidades

Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio inicia nova turma com novidades

Iniciativa da Corteva Agriscience, em parceria com a ABAG e a FIA Business School, conta com 175 participantes na edição de 2023 e prevê a capacitação e o desenvolvimento em temas do setor.

Ana Cerasoli, presidente da Corteva
Crédito Divulgação

A Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio (ALMA) deu início no dia 05 de abril, a mais uma turma. A iniciativa da Corteva Agriscience, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a FIA Business School, chega em 2023 repleta de novidades. A primeira delas é que, pela primeira vez, a Academia contará com alunas calouras e veteranas, sendo 125 novas mulheres participando do programa e 50 que já fizeram parte de outras edições da Academia, e que agora voltam para um segundo módulo de educação continuada. Outra novidade é que a edição deste ano reúne também alunas pecuaristas e não apenas agricultoras. 

No grupo das veteranas, destaque para a grade de conteúdo focada em ESG (ambiental, social e governança, em português), além de mentorias para o desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade para as suas fazendas. Já o cronograma de aulas para o grupo de calouras, formado por 125 agricultoras e pecuaristas, contemplará temas sobre inovação, liderança feminina, governança e gestão do agronegócio. 

Nesta edição, o programa também promoverá duas master classes com renomados consultores sobre as perspectivas de mercado interno e externo e o cenário geopolítico global e econômico envolvendo o setor. As alunas da ALMA participam de aulas quinzenais ministradas por docentes da FIA Business School. Os encontros acontecem on-line e ao vivo. Ao final do curso, os projetos desenvolvidos pelas mulheres participantes são apresentados em um evento presencial, em São Paulo. 

A Academia para as Mulheres do Agronegócio é um programa exclusivo e que contempla temas de interesse às mulheres que atuam no setor. “A iniciativa foi criada em 2018 com o propósito de acelerar o desenvolvimento dessas mulheres, estimulando a formação de futuras líderes do setor. Ao todo, mais de 400 mulheres já participaram da Academia”, explica Rosemeire dos Santos, Gerente de Relações Institucionais da Corteva.

Aula Inaugural

A aula inaugural teve a participação de representantes da Corteva, Abag e da FIA, além de uma palestra da Carla Barroso Carneiro, Embaixadora e representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sobre “O Brasil no contexto do Agronegócio Global”.

Para Ana Cerasoli, Presidente da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai, a iniciativa reflete o compromisso da empresa em ampliar a participação feminina em funções de liderança no agronegócio. “Sabemos do poder da diversidade e estamos trabalhando – interna e externamente – para ampliar cada vez mais a participação feminina no setor por meio de atividades que contribuam para a formação de agricultoras e pecuaristas”, disse. 

Já Luiz Carlos Corrêa Carvalho, Presidente da ABAGdisse que é muito importante para a entidade fazer parte da ALMA, que já está na sua 5ª edição. “A ALMA é uma iniciativa que demonstra o comprometimento do setor para a formação de novas lideranças femininas. A ideia é cada vez mais buscar o engajamento das mulheres do agro em um processo de tomada de decisão, colocando-as em posição de destaque e fazendo com que elas consigam se sentir cada vez mais incluídas no processo de liderança das propriedades onde atuam, bem como nas entidades das suas regiões. Boas-vindas às novas alunas, que façam bons projetos esse ano e aproveitem todas as aulas e conteúdos desenvolvidos especialmente para vocês”,aconselhou.

E para fechar, o professor Claudio Antônio Pinheiro Machado Filho, Coordenador de Agronegócios da FIA Business School, comentou que o programa foi desenvolvido de forma customizada para fortalecer a evolução das lideranças das mulheres no universo do agronegócio. “Vamos oferecer os impulsos, criando um ambiente de aprendizagem através do contato com os professores e a troca das experiências vivenciadas por todas”, finalizou.

A edição de 2023 inicia em abril e vai até outubro, sendo a formatura e evento de encerramento nos dias 23 e 24/10, em São Paulo. 

Sobre a Corteva 

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem-posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis no site.

Sobre a ABAG 

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) trabalha para o fortalecimento e o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, com o objetivo de valorizar e disseminar o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil e para a segurança alimentar e energética do planeta. Fundada em 1993, a entidade tem a certeza da vocação do Brasil para o agronegócio, por isso empenha seus esforços para contribuir para que o País alcance a liderança global na oferta de produtos agroindustriais, aliando preservação ambiental, desenvolvimento social, produtividade, rentabilidade e competitividade. A ABAG conta atualmente com 73 associados. Mais informações clique aqui.

Sobre a FIA Business School  

Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs) e EFMD Global e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo QS Stars e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

ARTIGOS RELACIONADOS

livro “Germinando Sonhos”

A Copercampos lançou seu segundo livro para eternizar sua incrível história de sucesso.

Agricultura de precisão proporciona mais sustentabilidade para o agronegócio

Empresa de tecnologia em projetos agrícolas oferece aumento de produtividade com o mínimo impacto ambiental.

Primeiro hub de inovação do ecossistema agro de Londrina (PR)

Com investimentos privados de R$ 600 mil, o Cocriago é o primeiro hub da Agro Valley, ecossistema ...

Corteva Agriscience lança Utrisha™ N

Produto pode ser utilizado na cultura de milho e é aplicado de forma foliar, estando presente em todo o ciclo da cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!