23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Acadian - Bioativação para a vida

Acadian – Bioativação para a vida

 

Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

A Acadian tem trabalhado com os principais cultivos hortícolas, como batata, tomate, alface, beterraba e pimentão. Para estas culturas, a empresa destacou, durante a Hortitec, um produto à base da alga marinha Ascophyllumnodosum, que, segundo Lilian Saldanha Lima, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto da Acadian no Brasil, é a alga mais estudada no mundo.

“Essa alga possui propriedade únicas, como compostos bioativos que ajudam a planta a responder aos diversos estresses ambientais, ativando respostas a nível de genes. Com isso a plantarealiza uma melhor absorção de nutrientes e de água, fazendo o uso mais eficiente em diferentes condições de estresses, como alta ou baixa temperatura, salinidade ou falta de água“, pontua a especialista.

Resultados

Em todas as culturas a equipe da Acadian observou ganho de rendimento com a aplicação da alga marinha, variando de 8,0 a 20% nesses cultivos. “Além disso, temos outro ganho. Como não conseguimos medir quanto de estresse se tem na planta, principalmente quando falamos de seca, observamos o quesito menor perda de produtividade. Se havia expectativa de colheita de 10 toneladas a mais, e acontece uma seca, quando se usa o produto Acadiana perda é minimizada. Isso porque a planta produzirá os compostos necessários na hora certa para compensar esse estresse, explicaLilian Saldanha.

No inverno, quando a oscilação de temperatura em um dia pode ser de até 8°C, a planta sofre muito, podendo levar ao seu ‘travamento’. Com o produto Acadian esse estresse diminui e a planta fica mais bem organizada, conseguindo produzir determinados compostos que vão ajudá-la a se proteger da baixa ou alta temperatura. Assim, ela continuará crescendo e exercendo seu metabolismo em plena forma.

“Muitos viveiristas de tomate, alface e morango usam o Acadian nesse período de inverno para manter o desenvolvimento normal da planta, porque mesmo em casa de vegetação eles não conseguem manter a temperatura adequada. A nossa tecnologia é de ponta, e nos preocupamos muito com a pesquisa para mostrar que os nossos produtos entregam os resultados prometidos. Por isso investimos em pesquisa local no Brasil, e estou presente como PhD em Agronomia, para a Acadian no Brasil, além de um grupo internacional que testa o produto desde o laboratório até o campo para mostrar os resultados que interessam ao produtor“, ressalta Lilian Saldanha.

 

A Acadian na Hortitec

A história da Acadian no Brasil se confunde com a Hortitec. “Entendemos que a Hortitec tem uma abrangência sobre culturas como batata, tomate e pimentão, ou seja, hortícolas de maneira geral, e tem encaixe muito interessante com os benefícios que o extrato de alga causa nessas culturas. Essa é a razão de participarmos todos os anos do evento. Levamos pessoas relacionadas a esses cultivos dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e de São Paulo para que pudessem receber os clientes e passar as novidades e atualizações técnicas que o produto tem a partir da sua tecnologia de bioativação baseada em algas Ascophyllum nodosum“, diz Daniel Gheller, gerente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil.

Para ele, ano após ano a Hortitec se supera, atraindo novos expositores com inovadoras tecnologias e a tendência é que a cada ano esse número de expositores aumente. “Notamos uma adesão muito grande por parte dos agricultores, que são a principal razão da promoção desse tipo de evento. Além deles, estavam presentes também prescritores e estudantes, formando um público bastante eclético. Recebemos pessoas que queriam entender sobre horticultura, estudantes que desejavam complementar seus conceitos teóricos, mas principalmente pessoas que plantam e buscam tecnologia. Esse evento é uma oportunidade que temos de apresentar a nossa tecnologia e compartilhar nosso conceito técnico“, detalha Daniel, feliz com o estande sempre lotado.

A Acadin está sempre disposta a trazer novas tecnologias para os vegetais, refletindo em maior produtividade. Esse é seu certificado de permanência no mercado.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

Inicio Revistas Hortifrúti Acadian - Bioativação para a vida