23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Acadian Bioswitch e seu desempenho na soja

Acadian Bioswitch e seu desempenho na soja

Marcos de Oliveira Bettini

PhD em irrigação, fisiologia do estresse pela UNESP

Lilian A. Saldanha Lima

PhD Market DevelopmentScientist

Lucas de Souza Vasques

Engenheiro agrônomo e técnico comercial Specialist

A empresa canadense AcadianSeaplantsLtde. é líder mundial em pesquisas, cultivo, colheita e extração de algas marinhas. Sediada na cidade Dartmouth, no Estado da Nova Scotia, a divisão AcadianPlant Health contribui com a tecnologia AcadianBioSwitch para o ganho de produtividade e qualidade na cultura da soja.

No atual cenário de globalização da agricultura, os incrementos de produtividade e redução dos riscos são necessários para a competitividade. O aumento de eficiência no uso de recursos e de insumos, a melhora qualitativa da produção e a preservação de recursos naturais são desafios na agricultura moderna.

Ferramentas que venham auxiliar na tomada de decisões são fundamentais para superar esses desafios e obter produção competitiva e ambientalmente sustentável.

 

Sustentabilidade

 

A divisão agrícola AcadianPlant Health tem como objetivo expandir o benefício da tecnologia BioSwitch em soluções sustentáveis e integradas à agricultura moderna em seus produtos à base de extrato da alga marinha Ascophyllumnodosum.

Esta espécie, que se desenvolve nas regiões do Atlântico Norte em zonas de variação de maré, está submetida a extremas condições climáticas sob temperaturas que podem chegar a 35°C no verão e no inverno a -20°C. Para sobreviver e se adaptar a tais condições, esta alga dispõe de mecanismos e compostos que a possibilitam desenvolver-se e dominar tal ambiente.

A tecnologia AcadianBioSwitch, por meio de substâncias oriundas da alga em seus produtos, potencializa os processos naturais das plantas, ativando a expressão gênica e a produção de compostos ativos que estimulam seu desenvolvimento, conferem maior proteção contra estresses e melhor produção.

 

Extratos Acadian

 

Os extratos de Ascophyllumnodosum, da AcadianPlant Health, são resultantes de matéria-prima uniforme e 100% fresca, por meio de um manejo de colheita sustentável e um processo de extração exclusivo e patenteado, proporcionando uma composição bioquímica única e consistente, garantidos por metodologia analítica precisa e resultados consistentes, considerando a composição uniforme lote a lote e bioeficácia testada em laboratório e a campo (Craigie, 2011).

O extrato Acadian é registrado como fertilizante organomineral, com garantias nutricionais de potássio e carbono orgânico. O modo de aplicação dos extratos de algas Acadian pode ser via pulverização foliar, fertirrigação, jato dirigido ou mesmo tratamento de sementes.

 

Trabalhos em soja com Acadian

 

Trabalhos em campo desenvolvidos por parceiros, centros de pesquisa experimental, produtores e a equipe da Acadian do Brasil têm demonstrado ótimos resultados em ganho de produtividade variando de 4,0 até 19% de incremento, conforme as condições ambientais e manejos.

As recomendações de uso geral seguem o posicionamento: Acadian em tratamento de sementes ou aplicação no suco de plantio via micron, combinado com aplicações foliares nos estádios V3/V4, R1 e R5, que alcança os seguintes resultados: melhor enraizamento, maior nodulação, germinação mais uniforme, vigor, maior pegamento de flores e melhor enchimento de grãos.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Inicio Revistas Grãos Acadian Bioswitch e seu desempenho na soja