22 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiÁcidos húmicos: Benefícios ao cultivo do pimentão

Ácidos húmicos: Benefícios ao cultivo do pimentão

Autores

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma, mestra e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)idalinepessoa@hotmail.com

José Celson Braga Fernandes Engenheiro agrônomo, mestre em Ciências Agrárias, doutorando em Biocombustíveis – Universidade Federal de Uberlândia/ Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFU/UFVJM) e fundador da Agro+celsonbraga@yahoo.com.br

Pimentão – Crédito: Shutterstock

O pimentão é uma cultura que exige certa adubação para completar seu ciclo. Geralmente são utilizados adubos convencionais e adubação orgânica. Em diversos trabalhos relatados a adubação orgânica está presente como fonte de diversos benefícios, entre os quais: condicionadores do solo, disponibilidade de nutrientes, retenção de água, todos relativos à melhora das condições biológicas do solo.

Na adubação orgânica estão presentes os ácidos húmicos e fúlvicos, que fazem parte da composição orgânica do solo (húmus), enquanto os condicionadores do solo tendem a simular esta composição.

Esses ácidos húmicos têm o poder de melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo, trazendo diversos benefícios para o desenvolvimento da cultura empregada.

Os seus benefícios

As substâncias húmicas influenciam diretamente a estrutura física, química e microbiológica dos ambientes onde estão presentes, ocorrendo assim uma melhora da estrutura do solo devido ao aumento da CTC, o que propicia também a retenção de água e promove um melhor aproveitamento de nutrientes fixados.

Também contribui positivamente para o metabolismo e crescimento das plantas (Canellas et al., 2005). As substâncias húmicas estão associadas a um bom desenvolvimento do sistema radicular. Consequentemente, a planta se desenvolve com mais vigor e há reflexo direto no aumento da produtividade.

[rml_read_more]

Atualmente, tem-se encontrado diversos estudos relacionando os ácidos húmicos, com culturas que responderam positivamente à aplicação deles, como cana-de-açúcar, tomate, batata, pimenta, pimentão, entre outras.

Manejo

A aplicação de ácidos húmicos se dá pela introdução direta ao solo ou pela fertirrigação. Comumente, sua aplicação de forma mais simples acontece pela introdução de matéria orgânica no solo, no entanto, sua disponibilidade dependerá do estágio de decomposição desse material. Outra forma de disponibilizar esses ácidos são utilizando um produto mais concentrado, ou seja,  um material com alto grau de pureza.

De acordo com alguns trabalhos científicos, as substâncias húmicas promovem melhoria na agregação do solo e, assim, redução da densidade, maior capacidade de retenção de água, estabilidade no pH, aumento da CTC e da matéria orgânica, menor perda de nutrientes potenciais e redução na perda de nitrato (Sasal et al., 2000; Tejada et al., 2008; González et al., 2010).

O resultado desses benefícios é uma maior produtividade, frutos de qualidade e plantas sadias. Nesse contexto, o processo produtivo torna-se mais sustentável, havendo um melhor  desempenho dos fertilizantes. Ainda, evita o uso exagerado de agroquímicos para o controle de pragas e doenças.

ARTIGOS RELACIONADOS

Diagnósticodo estado nutricional do tomateiro

Leandro Hahn leandrohahn@epagri.sc.gov.br Anderson Fernando Wamser Engenheiros agrônomos, doutores e pesquisadores - Estação Experimental de Caçador (SC) e professores da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe...

Fisiologia para altas produtividades do cafeeiro

Fernando Simoni Bacileri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Fitotecnia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Eli Carlos Oliveira Engenheiro agrônomo, doutor e professor na...

BASF lança herbicida Luximo®

Pesquisadores da BASF desenvolveram o herbicida Luximo®, com novo mecanismo de ação no controle de plantas daninhas.

Aegro recebe aporte de 2,5 milhões da SP Ventures e a ABSeed

A Aegro Informática Ltda., startup que possui uma plataforma focada na gestão e na otimização de produção agrícola através de um software que permite...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!