Ácidos húmicos: Benefícios ao cultivo do pimentão

0
228

Autores

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma, mestra e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)idalinepessoa@hotmail.com

José Celson Braga Fernandes Engenheiro agrônomo, mestre em Ciências Agrárias, doutorando em Biocombustíveis – Universidade Federal de Uberlândia/ Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFU/UFVJM) e fundador da Agro+celsonbraga@yahoo.com.br

Pimentão – Crédito: Shutterstock

O pimentão é uma cultura que exige certa adubação para completar seu ciclo. Geralmente são utilizados adubos convencionais e adubação orgânica. Em diversos trabalhos relatados a adubação orgânica está presente como fonte de diversos benefícios, entre os quais: condicionadores do solo, disponibilidade de nutrientes, retenção de água, todos relativos à melhora das condições biológicas do solo.

Na adubação orgânica estão presentes os ácidos húmicos e fúlvicos, que fazem parte da composição orgânica do solo (húmus), enquanto os condicionadores do solo tendem a simular esta composição.

Esses ácidos húmicos têm o poder de melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo, trazendo diversos benefícios para o desenvolvimento da cultura empregada.

Os seus benefícios

As substâncias húmicas influenciam diretamente a estrutura física, química e microbiológica dos ambientes onde estão presentes, ocorrendo assim uma melhora da estrutura do solo devido ao aumento da CTC, o que propicia também a retenção de água e promove um melhor aproveitamento de nutrientes fixados.

Também contribui positivamente para o metabolismo e crescimento das plantas (Canellas et al., 2005). As substâncias húmicas estão associadas a um bom desenvolvimento do sistema radicular. Consequentemente, a planta se desenvolve com mais vigor e há reflexo direto no aumento da produtividade.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.