18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Ácidos húmicos estimulam sistema radicular da cenoura

Ácidos húmicos estimulam sistema radicular da cenoura

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, doutor e professor – UNOPAR – Ponta Grossa (PR) ferbacilieri@zipmail.com.br

Roberta Camargos de OliveiraEngenheira agrônoma, doutora e pós-doutoranda em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)robertacamargoss@gmail.com

Cenoura – Crédito: Shutterstock

A cenoura (Daucus carota L.) é uma dicotiledônea pertencente à ordem Apiales e à família Apiaceae. Normalmente é uma raiz pivotante, lisa, carnuda e sem grandes ramificações, com formato cilíndrico ou cônico e cor alaranjada.

Existem cenouras de outras cores e formatos geométricos, mas as cenouras com as características citadas são de preferência comercial no mercado brasileiro. É um vegetal altamente nutritivo, com grande quantidade de vitamina A. É rica em betacaroteno e vitaminas, como: B1, B2, sais minerais e fibras.

Dentre os fatores de manejo que potencializam os resultados do cultivo, o suprimento de nutrientes às plantas merece destaque, pois contribui de forma decisiva para o incremento da produtividade e qualidade do produto colhido, especialmente em culturas altamente responsivas a tecnologias, como a cenoura que, por apresentar um ciclo relativamente curto, demonstra elevada exigência quanto à presença de nutrientes disponíveis na solução do solo.

Solo

A matéria orgânica do solo consiste de uma mistura de compostos em vários estágios de decomposição, que resultam da degradação biológica de resíduos de plantas e animais, e da atividade sintética de microrganismos.

Pode ser agrupada em substâncias húmicas e não húmicas, sendo as últimas compostas por características químicas definidas, tais como polissacarídeos, aminoácidos, açúcares, proteínas e ácidos orgânicos de baixa massa molar.

As substâncias húmicas possuem em sua fórmula estrutural carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre e existem naturalmente em solos, turfas, oceanos e águas doces não apresentam características químicas e físicas bem definidas, e se dividem em: ácido húmico, ácido fúlvico, ácido himatomelânico e humina, com base nas suas características de solubilidade.

Entenda

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Ácidos húmicos estimulam sistema radicular da cenoura