Adubação de cobertura em batata

0
33

Herika Paula Pessoa
Mestre e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
herika.paula@ufv.br

A nutrição adequada é fundamental para alcançar altas produtividades. A batateira se caracteriza por ter ciclo curto e altas produtividade. Dessa forma, as plantas demandam uma grande quantidade de nutrientes em um curto espaço de tempo.
A demanda por nutrientes nessa cultura é variável ao longo de seu ciclo de desenvolvimento. Para que o manejo da adubação seja eficiente, é preciso entender as demandas das plantas ao longo do ciclo da batateira.
Após o plantio, na primeira fase de desenvolvimento, em que ocorre a emergência da haste, há predominantemente o consumo dos nutrientes armazenados na batata-semente. Nessa fase também são formadas as primeiras raízes, as quais explorarão o solo em busca de nutrientes nas fases seguintes.

Pico de exigência nutricional

Durante a fase de desenvolvimento vegetativo, raízes, caule e principalmente folhas são formadas, acumulando nutrientes em suas estruturas. Na etapa seguinte os tubérculos são formados. Essa é a fase do ciclo de desenvolvimento da batateira que exige a maior quantidade de nutrientes.
Por isso, a partir do início dessa fase, os tubérculos passam a ser o destino principal dos nutrientes absorvidos pela raiz e ocorre também a translocação de nutrientes móveis de outras partes da planta para eles.
Nesse contexto, realizar a adubação de cobertura pode ser uma prática bastante benéfica para a cultura da batata. O parcelamento da adubação nitrogenada se justifica devido à dinâmica desse nutriente na planta e no solo.

Técnica

A aplicação total do nitrogênio no plantio pode promover excessivo vigor vegetativo inicial, o qual poderá atrasar o início da tuberização, resultando em um menor período de crescimento dos tubérculos e menor produtividade final. Além disso, nesse caso pode haver perdas desse nutriente por volatilização e lixiviação, indisponibilizando sua utilização pela planta quando ela o requerer.
Quando parcelada, a adubação nitrogenada na cultura da batata tem sido realizada em pelo menos duas aplicações, uma no plantio, e outra na fase de tuberização. Em geral, aplica-se doses menores no plantio, e a maior parte do N durante as fases de tuberização e crescimento dos tubérculos.

Sem receita de bolo

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.