23.3 C
São Paulo
segunda-feira, julho 4, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Adubação foliar de enxofre é aliada do cebolicultor

Adubação foliar de enxofre é aliada do cebolicultor

 

Lucas P. Marques

Engenheiro agrônomo e gerente técnico da Via Agricola Ltda.

lucaspm@viaagricola.com.br

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O enxofre (S) não é importante somente como nutriente. Ele também tem papel fundamental no mecanismo de defesa das plantas, é constituinte importante de alguns aminoácidos, como a cistina, metionina, cisteína e triptofano, está ligado diretamente à qualidade do produto final e é precursor de compostos sulfurados voláteis responsáveis pelo aroma característico da cebola.

Adubação de plantio e cobertura

As adubações utilizando enxofre na cultura da cebola são divididas entre adubação de plantio utilizando fontes que contenham o S em sua formulação, sendo os principais os sulfatados simples (sulfato de amônia, gesso agrícola, superfosfatos e outras combinações).

Em nossas recomendações, posicionamos formulações que ofereçam de 150 a 200 kg de enxofre formulado ao NPK no plantio da cebola. Em seguida, fazemos as aplicações em cobertura utilizando sulfato de amônio e produtos formulados com NPK e S na sua fórmula, somando de 150 a 200 kg de S em cobertura.

Estes níveis de enxofre são superiores aos recomendados em algumas regiões, porém, como as liliáceas (alho e cebola) são altamente exigentes neste elemento, buscamos explorar a maior performance dos materiais por meio destes níveis de enxofre juntamente com outros nutrientes. E assim estamos conseguindo os melhores resultados.

Correção de carência via foliar

Os sintomas de deficiência de enxofre na cebola são identificados nas folhas mais jovens, que apresentam clorose. Estas carências podem ser corrigidas pela adubação via foliar utilizando produtos que contenham sulfatos em sua concentração, de preferência quelatizados ou complexados por aminoácidos para melhorar a absorção do nutriente.

Desta forma, priorizamos produtos que contenham enxofre na formulação para corrigir carências via folha. As aplicações via folha são iniciadas logo após a cobertura, e são realizadas até a fase de enchimento do bulbo.

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Custo-benefício

O custo do fornecimento de S para a cultura da cebola é relativamente baixo quando se leva em consideração o benefício gerado pelo nutriente. É bom lembrar que a cebola plantada no Triângulo Mineiro é considerada de alta tecnologia.

Um ponto que ganha destaque na cultura é o alto investimento em adubação de alta performance, com o objetivo de alcançar elevadas produtividades. Nas recomendações de adubação (plantio, cobertura e foliar) fornecemos elevados teores de enxofre para a cultura da cebola, sendo que os níveis do nutriente são quase equiparados aos de fósforo que trabalhamos na cultura. A resposta em produtividade desta adoção traz resultados muito positivos.

Essa matéria você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

 

Inicio Revistas Hortifrúti Adubação foliar de enxofre é aliada do cebolicultor