18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Adubação inteligente para a cebola

Adubação inteligente para a cebola

Fabrício Custódio de Moura Gonçalvesfabricio-moura-07@hotmail.com

Gean Charles Monteirogean.monteiro@yahoo.com.br

Doutores em Agronomia/Horticultura – UNESP, FCA, Botucatu

Nicolas Oliveira de AraújoDoutorando em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)nicolas_araujo1892@hotmail.com

Cebola – Crédito: Shutterstock

O nitrogênio é um dos elementos que a cebola mais exige para a produção dos órgãos vegetativos e reprodutivos, mas em muitas situações a aplicação de fertilizantes nitrogenados normalmente excede a demanda pelas plantas e o nitrato não absorvido pela cultura é lixiviado.

Desta forma, práticas que aumentam a eficiência do uso da água e da aplicação de fertilizantes melhoram também o aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados pelas culturas, como o uso de fertilizantes nitrogenados de liberação controlada.

A cebola

No Brasil, a cebola é considerada a terceira hortaliça mais importante em valor econômico, superada apenas pela batata e tomate. É consumida preferencialmente na forma in natura em saladas, sendo também utilizada para condimentos e temperos.

Na cultura da cebola, o nitrogênio (N) deve ser aplicado com um bom controle, evitando-se excessos, altamente prejudiciais. Isso porque o excesso de N prolonga o ciclo cultural, sensivelmente, desenvolvendo a parte aérea, exageradamente, e prejudicando a formação dos bulbos. Também favorece o florescimento precoce, especialmente sob baixas temperaturas e excesso de água no solo.

A exigência de N pela cebola aumenta a partir da metade do ciclo. Desse modo, em culturas com grande potencial de perda de N por lixiviação, a maior parte do N deve ser aplicada neste período.

Qual a dose?

Estudos com fontes de nitrogênio, doses e parcelamento demonstram que maiores doses aplicadas em maior número de parcelas proporcionaram maiores produções de cebolas. Deve-se também alertar que aplicações de N próximo ao final do ciclo podem retardar o amadurecimento dos bulbos e, ainda, resultar na produção de bulbos com “pescoço grosso”.

Dessa forma, para se obter a máxima eficiência do fertilizante nitrogenado na cultura da cebola é importante determinar as épocas em que esse nutriente é mais exigido pelas plantas, permitindo assim corrigir as deficiências que possam ocorrer no desenvolvimento da cebola.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Adubação inteligente para a cebola