13 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Adubação via tolete melhora o sistema radicular da cana

Adubação via tolete melhora o sistema radicular da cana

Daniela Andrade

Mestre em Fitotecnia ” Universidade Federal de Lavras (UFLA)

daniela.agronomia@outlook.com

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

Falhas ocasionadas no plantio poderão comprometer até cinco anos consecutivos em produtividade na cana-de-açúcar, pelo fato de ser considerada uma cultura semi-perene. Com isso, os toletes plantados precisam estar sadios, protegidos e adubados, a fim de amortizar os riscos da incidência de pragas, doenças e morte dos mesmos.

A adubação de macronutrientes via tolete é uma prática recorrente em cana-de-açúcar, entretanto, a aplicação de micronutrientes ainda é pouco utilizada. A utilização de micronutrientes via tolete proporciona maior germinação e desenvolvimento de raízes do colmo, além de possibilitar o uso em conjunto com inseticidas, ácidos húmicos e bioestimulantes, reduzindo os custos pela otimização da operação.

Contudo, é de grande importância entender todo o processo de plantio da propriedade, conhecer todos os equipamentos e maquinários disponíveis antes de realizar a adubação via tolete na propriedade.

Manejo

No plantio mecanizado, a cana é colhida e picada em toletes que são conduzidos para a caçamba da plantadora. Estes são transportados por um elevador até uma calha, por onde deslizam até o sulco de plantio, que antecipadamente foi aberto e será coberto de terra imediatamente após sua chegada.

As máquinas para plantio, por serem de grande porte, permitem a instalação de adicionais para tratar ou adubar os toletes, por meio de pulverizações no sulco, no decorrer do plantio antes da cobertura do sulco por terra. Sendo assim, a aplicação da adubação será juntamente com a operação de plantio.

Contudo, por serem diferentes atividades, necessitam de cuidados minuciosos com a regulagem e calibragem da máquina, sendo essa etapa de extrema importância para o sucesso da operação como um todo.

O que usar?

Podem ser utilizados fertilizantes simples ou misturas com micronutrientes, em sua maioria. Os produtos podem ser sais, sólidos ou fluidos, quelatizados ou suspensão concentrada. Os produtos à base de sais são normalmente incompatíveis com outros produtos e de difícil diluição em água,atrapalhando a operação.

Benefícios para o enraizamento

Na pesquisa desenvolvida por Vitti et al (2007) observou-se acréscimo de 07 ton/ha em produtividade da cana-de-açúcar quando se realizou a aplicação de micronutrientes via tolete, quando comparado à testemunha (sem aplicação). O autor afirma que esse acréscimo está correlacionado com o aumento na germinação dos colmos e ao maior desenvolvimento de raízes.

Custo-benefício

Deve-se realizar uma análise do custo de implantação do sistema nas plantadoras e os custos dos fertilizantes tecnicamente recomendados para a lavoura. Em contrapartida, deve-se levar em consideração o ganho em estande e produtividade. Por isso, você deverá analisar o custo-benefício juntamente com o agrônomo de sua propriedade.

Melhores resultados são obtidos quando se utilizam aplicações via tolete mais a foliar.

Essa matéria você encontra na edição de novembro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Adubação via tolete melhora o sistema radicular da cana