20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAgricultura busca soluções para enfrentar desafios climáticos

Agricultura busca soluções para enfrentar desafios climáticos

Uso da Inteligência artificial e machine learning na previsão do clima são recursos tecnológicos que podem trazer mais segurança para os produtores, segundo especialista.

No Brasil, o inverno está iniciando e trazendo consigo não apenas baixas temperaturas, mas também o El Niño, que pode persistir até março de 2024 e com forte intensidade (56%), de acordo com o Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Com o fenômeno, são esperadas secas severas nas regiões Norte e Nordeste e grandes volumes de chuva no Sul do País. Essas variações abruptas afetam diretamente a produção agrícola, gerando incertezas e impactos na segurança alimentar. Mas o fenômeno que antes parecia imprevisível para os agricultores hoje pode ser antecipado com maior precisão, graças ao avanço tecnológico. 

A preocupação com o clima está no topo dos investimentos do agronegócio. Segundo  pesquisa recente realizada pela EY Decarbonization Framework, as mudanças climáticas são apontadas como o principal risco para o setor entre 47% dos investidores. “Por esta razão, a previsibilidade é fundamental para o agronegócio e a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário”, afirma o especialista em tecnologia para o agronegócio, Bruno Barros. 

De acordo com ele, a agricultura de precisão surge como uma das soluções mais promissoras. “Por meio de sensores, drones, imagens de satélite e sistemas de monitoramento, os agricultores podem coletar dados em tempo real sobre as condições do solo, clima e culturas. Essas informações são analisadas por algoritmos de inteligência artificial e machine learning, proporcionando insights valiosos para a tomada de decisões assertivas. Além disso, há também questões ligadas a sustentabilidade da prática, pois ao adotar a agricultura de precisão, os produtores podem otimizar recursos, como água e fertilizantes, evitando desperdícios e reduzindo os impactos ambientais, bem como a segurança, pois a aplicação precisa de insumos agrícolas, como defensivos e fertilizantes, pode ser realizada de forma mais eficiente”.

Outro avanço tecnológico relevante é o aprimoramento das previsões climáticas baseadas em modelos matemáticos e computacionais. Os sistemas de previsão do clima têm evoluído constantemente, considerando diversos fatores, como pressão atmosférica, temperatura, umidade e circulação oceânica. “Com o auxílio de supercomputadores e algoritmos avançados, esses modelos podem simular cenários climáticos futuros, permitindo que os agricultores se preparem antecipadamente para condições adversas, além de terem informações precisas sobre o momento adequado para o plantio, o manejo de irrigação, a aplicação de defensivos agrícolas e a colheita”, ressaltou Barros, que também é account Manager da dataRain para o agronegócio.

Para o executivo, tecnologias avançadas, como a internet das coisas (IoT) e a análise de dados, desempenham um papel fundamental. Por meio de sensores espalhados por diferentes regiões agrícolas é possível coletar informações em tempo real sobre temperatura, umidade, radiação solar e velocidade do vento. “Esses dados são transmitidos para centros de análise, onde são processados e utilizados para atualizar e aprimorar os modelos climáticos existentes, o que auxilia ainda no aperfeiçoamento das soluções. É preciso continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento, pois os desafios no setor ainda são bastante complexos”, finalizou.

Sobre a dataRain


A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital. Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio. Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes organominerais: influência nas características físicas e químicas do solo

Edson Pereira Mota Doutor e professor - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB) e especialista em Agronegócios oedsonmota@gmail.com / prof.edson.mota@faesb.edu.br O sistema de produção...

Tratamento Acadian no sulco de plantio

A empresa canadense Acadian Seaplants líder mundial em pesquisas, cultivo, colheita e extração de algas marinhas, sediada na cidade Darmouth no estado da Nova Scotia tem contribuído muito com sua tecnologia na qualidade e produção agrícola. Com o atual cenário da globalização, incrementos nos redimentos e redução dos riscos são necessários para à competitividade.

A discussão: tamanho é documento? Parece não ter fim

Na publicação anterior trouxemos uma discussão que já estava sendo feita por diversos grupos de profissionais ligados à cadeia de produção e uso dos produtos microbiológicos, e discutimos que precisamos padronizar a forma como apresentamos a concentração do ingrediente ativo, na bula dos produtos.

Transplantadeira de mudas PH1 da YANMAR garante mais agilidade e qualidade no plantio de hortaliças

A YANMAR, gigante japonesa fabricante de maquinário compacto para construção civil e agrícola, grupos geradores e de motores a diesel e marítimos, possui uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!