22.6 C
Uberlândia
domingo, outubro 6, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAgricultura de precisão - Fruticultura agradece com produtividade

Agricultura de precisão – Fruticultura agradece com produtividade

 

Givago Coutinho

Doutor em Fruticultura e professor – Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)

givago_agro@hotmail.com

Rafael Azevedo Arruda de Abreu

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia ” Universidade Federal de Lavras (UFLA)

rafaelarruda.agro@gmail.com

Créditos Shutterstock

A tecnologia sempre foi uma aliada do homem no campo e faz com que surjam inovações a todo instante no setor do agronegócio. No Brasil não é diferente do restante do mundo e segue a tendência de incorporar as tecnologias disponíveis na busca por altas produtividades e qualidade nos produtos oferecidos. É dessa forma que a tecnologia transforma o agronegócio.

Inovações como rastreamento da carne, agentes biológicos para o controle de pragas e plataformas de venda online são alguns exemplos das últimas tendências do mercado agrícola brasileiro. Nesse contexto, uma inovação recente e que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade é a agricultura de precisão.

A partir desta tecnologia é possível que o agricultor possa conhecer melhor e de perto fatores de seu sistema de produção, como a topografia da área, linhas de plantio, além de detectar melhor áreas com infestação de pragas, sendo possível, inclusive, o monitoramento mais seguro acerca do desmatamento em áreas de preservação, proporcionando melhor controle.

Assim, a tecnologia chega para ficar e passa a ser uma parceira importante do agricultor em todas as áreas, e na fruticultura não seria diferente. Entretanto, para a aplicação desta tecnologia é essencial conhecer seus princípios e bases para a implantação eficiente e correta, diminuindo riscos e aumentando as chances de sucesso, principalmente na área da fruticultura.

 

Surgimento da agricultura de precisão

Com a agricultura de precisão as operações são direcionadas e mais assertivas

A revolução tecnológica por que passa a agricultura atual é considerada a 4° Revolução da Agricultura. Nela estão inclusos os fatores inerentes à tecnologia e engloba a utilização de sensores, satélites, aplicativos, dentre outros. Como o agronegócio constitui parte importante do PIB nacional, seria inevitável que não caminhasse nesse sentido.

Neste contexto, foi introduzida no Brasil recentemente a agricultura de precisão, cuja base surgiu no início do século XX, sendo dessa época os fundamentos para a agricultura de precisão como conhecemos hoje.

Contudo, esse campo só veio a se desenvolver melhor na década de 1980, a partir dos microcomputadores, sensores e softwares na Europa e nos EUA (Lamparelli, 2018). Hoje, os drones (aeronaves não tripuladas e comandadas à distância por meio de controles remotos), praticamente desconhecidos até 2010, operam nas atividades agrícolas e auxiliam os produtores rurais em diversas etapas. As regras para a utilização desses equipamentos foram aprovadas em 2017 no Brasil (ANAC, 2017).

Neste sentido, para as atividades relacionadas à fruticultura, os drones são de grande valia na busca por cultivos mais extensos e maiores produtividades.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mosca-das-frutas – Uma ameaça à fruticultura

  Ademilson de Oliveira Alecrim Engenheiro agrônomo, mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas...

Café especial: 100º Cup of Excellence tem 21 vencedores

- O campeão foi o café produzido por Cândido Vladimir Ladeia Rosa, na Chácara Ouro Verde, na Chapada Diamantina;   - Cinco regiões tiveram cafés entre...

Floral Atlanta – Para quem busca qualidade no que faz

  A Floral Atlanta levou para a Hortitec seu carro-chefe, o Green-up, um substrato à base de espuma fenólica que atende as necessidades de germinação...

Plantação de soja certificada RTRS cresce

Na região central do Brasil, que envolve os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!