34.6 C
Uberlândia
terça-feira, outubro 8, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAgricultura de precisão

Agricultura de precisão

Ivan Marcos Rangel Juniorjuniorrangel2@hotmail.com

Renata Elisa Violrenataviol@live.com

Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Fitotecnia (Fruticultura Tropical) – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Pêssego – Fotos: Shutterstock

A agricultura de precisão é uma área inovadora e tecnológica que emprega diversas setores dentro da agricultura, tendo por finalidade tratar a área de produção que apresenta variabilidade agrícola, considerando sua heterogeneidade para obtenção de resultados mais homogêneos em sua produção, desde a preparação do solo para o plantio até a colheita.

A princípio, esse modelo de agricultura foi norteado pelas máquinas agrícolas, como as colheitadeiras e semeadeiras, em que sofisticados computadores de bordo e sistemas de navegação possibilitavam a geração de mapas de produtividade. Com o tempo e o avanço da tecnologia, essas técnicas foram aprimoradas e, então, tornou-se possível o mapeamento da variabilidade do solo, plantas e outros parâmetros, resultando na aplicação otimizada de insumos, diminuindo custos e impactos ambientais e, consequentemente, aumentando o retorno econômico, social e ambiental.

Realidade

Atualmente, a agricultura de precisão é uma realidade nos mais diversos setores da agricultura, lançando mão de grande conjunto de tecnologias, como: GNSS (Sistema global de navegação por satélite), SIG (Sistemas de Informações Geográficas), sistemas de informações, bancos de dados, sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e da mecatrônica.

Com o GNSS é possível obter informações por localização de fertilidade e textura do solo, capacidade de retenção de água, declividade do terreno e da produtividade. Já o SIG é utilizado no tratamento desses dados espaciais e na elaboração de mapas, fazendo com que a análise conjunta desses dados permita elaborar recomendações precisas nas lavouras.

O emprego de veículos aéreos não tripulados (VANTs) na agricultura vem, também, corroborando para a tecnificação desse setor por meio de visão computacional no diagnóstico de pragas e doenças, resultando na detecção precoce e controle localizado e, consequentemente, no uso racional de defensivos.

Esses equipamentos captam imagens de alta resolução, podendo ser utilizados diariamente, por apresentarem menor interferência das condições climáticas, quando comparados às demais técnicas.

Ferramenta de alto desempenho

[rml_read_more]

O uso da internet nas propriedades também pode ser considerado uma importante ferramenta na obtenção de informações para a gestão da propriedade, possibilitando o acesso às informações climáticas, mercado financeiro e negociação de produtos e serviços, sendo uma alternativa mais acessível aos produtores que não dispõem de recursos financeiros para a implantação de unidades de monitoramento na propriedade.

Embora a agricultura de precisão seja uma técnica amplamente difundida e de alta rentabilidade, os desafios para sua completa implantação ainda são muitos, pois trata-se de uma técnica multidisciplinar que exige várias áreas de conhecimento e mão de obra especializada.

Porém, o maior desafio para completar esse mecanismo é o desenvolvimento de meios de mapeamento de atributos ligados à fisiologia das plantas, e com isso fornecer um panorama mais acurado da cultura.

Cadeia agrícola

As áreas produtoras têm um complexo arranjo de solo, paisagem e clima, portanto, sempre haverá variabilidade nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e, consequentemente, na produtividade da cultura.

Dessa forma, o levantamento de informações de variabilidade espacial e temporal é de suma importância para a prática da agricultura de precisão, pois é a partir delas que as decisões de manejo localizado são tomadas.

No Brasil, esse pacote tecnológico vem sendo utilizado principalmente em culturas altamente tecnificadas, como grãos, cana-de-açúcar e culturas perenes, como café e laranja.

O caso do pessegueiro

Diferente da agricultura de precisão tradicional, levantamentos feitos junto a setores específicos na horticultura levaram ao entendimento que a destinação imediata do produto também pode alterar o tipo de indicador que deve ser monitorado para o planejamento e a tomada de decisão.

No caso do pêssego, a fruta que é destinada à comercialização rápida deve focar no monitoramento dos parâmetros de cor e tamanho de fruta, enquanto que a fruta a ser processada deve obedecer à classificação segundo a firmeza da polpa e o teor de sólidos solúveis.

Nesse caso, por exemplo, a partir da geração de mapas de variáveis de qualidade, como diâmetro de frutos, coloração da epiderme, sólidos solúveis, firmeza de polpa e mesmo de produtividade, pode-se detectar, com detalhes, o que ocorre no âmbito do pomar, como a localização das frutas de melhor ou pior qualidade para determinada variável, e uma possível vinculação de qual foi a variável ambiental ou agronômica que contribuiu para esses fatores.

Questão de rastreabilidade

Neste contexto, observa-se que a agricultura de precisão também se torna uma ferramenta importante para o processo de rastreabilidade e torna o método mais efetivo para assegurar uma cadeia alimentar mais segura e conectar produtores e consumidores.

Pesquisas realizadas no Sul do Brasil mostraram a eficiência do processo de rastreabilidade na produção de pêssego. Na ocasião, a produção foi mapeada desde as práticas horticulturais discriminadas em cadernos de campo, localização de parcelas de colheitas por GPS até a etiquetagens de embalagens de transportes com códigos de barras, para possível identificação do lote no campo.

Todas as informações geradas foram armazenadas em bancos de dados e disponibilizadas aos consumidores através de um servidor na internet, garantindo a transparência da produção. Em função da crescente demanda do mercado internacional e nacional por produtos de qualidade, seguros e produzidos sob condições ambientais corretas, o processo garantiu a obtenção de vantagens competitivas no mercado, devido ao aumento da qualidade do produto e a sua credibilidade.

Na cultura do pessegueiro há, também, estudos utilizando a geoestatística visando o agrupamento espacial da unidade produtiva com diferentes atributos, como textura e umidade do solo, características químicas e biológicas e fatores climáticos que irão interferir potencialmente no desenvolvimento e produtividade da cultura.

Assim, é possível indicar o manejo adequado quanto à fertilidade e irrigação para cada agrupamento de forma racional e eficiente.

Mapeamento

O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) se mostra uma boa alternativa no monitoramento do pomar, podendo localizar de forma precisa plantas que apresentam divergência no desenvolvimento, bem como aquelas que apresentam necessidade de intervenção como raleio, poda ou controle de pragas e doenças, otimizando as operações de campo.

Assim, embora os desafios da agricultura de precisão sejam grandes, as oportunidades de se obter uma agricultura sustentável e economicamente viável tendem a superar. Na cultura do pessegueiro, a agricultura de precisão tem levado ao cultivo racional e otimizado, gerando economia no campo e produtos de qualidade ao consumidor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácido húmico

A batata (Solanum tuberosum L.) é o quarto alimento mais consumido no mundo, fornecendo proteínas ...

A revolução silenciosa e promissora no campo brasileiro

*Marileidi Scena A agricultura brasileira sempre foi marcada pela tradição e pelo conhecimento passado de geração para geração. Os ensinamentos no campo eram transmitidos em...

Estresse da ameixeira pode ser combatido com aminoácidos

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Óleo de neem no combate à mosca-branca

  Gustavo Santa Clara Roque da Mata Engenheiro Agrônomo da UNIQUE Fazendas Brasil/Organeem e Zooneem groquedamata@gmail.com O óleo de neem é uma substância orgânica que substitui os agrotóxicos....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!