Agrigento

0
48

Tradição italiana, horizontes globais

Ricardo Wolfgramm – Gerente Técnico da Agrigento Fertiglobal

Soja – Créditos: shurtterstock

Agrigento Fertilizantes é uma empresa multinacional pertencente à FertiGlobal, empresa de origem italiana do Grupo Larderello, que possui mais de 200 anos de existência. Em nossa estratégia mundial, desenvolvemos os Programas de Gerenciamento de Cultivos, no inglês Crop Management Program (CMP), que é um estudo técnico/científico específico para diferentes culturas nas suas variadas fases fenológicas.

O conceito de proteção de cultivos que queremos implementar com o CMP é uma visão holística da agricultura, não apenas tratando a semente, planta ou solo. Queremos oferecer soluções para todas as fases do cultivo, favorecendo interações sinérgicas entre nutrientes.

A implementação do CMP tem como objetivo nutrir, bioativar e promover o equilíbrio fisiológico das plantas em todos os estágios fenológicos do seu desenvolvimento, protegendo assim todo e qualquer investimento do agricultor.

Proposta inovadora

Com a safrinha que se encerra, já é hora de voltar as atenções para um novo ciclo de plantio e planejar as primeiras atividades nas áreas de cultivo. Baseado no conceito de gerenciamento de cultivos para áreas com problemas no manejo de plantas invasoras resistentes, desenvolvemos o Veloce, um fertilizante rico em aminoácidos e aditivos que melhoram a absorção de moléculas químicas pelo limbo foliar.

Além disso, o Veloce condiciona a água utilizada nas pulverizações, aumentando ainda mais a performance de herbicidas no manejo das espécies invasoras resistentes.

Outra operação a se levar em consideração é o tratamento de sementes (TS), prática cada vez mais recorrente entre os produtores de soja, feijão, milho, algodão e trigo. Com a evolução dos processos de tratamento on farm e dos produtos utilizados no TS, os resultados obtidos ao longo de várias safras são muito consistentes, entregando resultados satisfatórios.

Linha de produtos

Em nosso portfólio temos dois produtos largamente utilizados nas principais regiões produtoras de grãos e fibras do Brasil. Estamos falando dos fertilizantes Galle e do Strato, combinação que estimula a germinação das sementes tratadas e o enraizamento das plântulas recém-emergidas no solo.

Em plantas leguminosas, que possuem uma interação simbionte com bactérias do gênero Rhizobium que atuam como fixadores biológicos do nitrogênio atmosférico, as concentrações de molibdênio (Mo), cobalto (Co) e níquel (Ni) presentes no Strato melhoram as atividades enzimáticas desse processo.

Além disso, esses produtos estimulam a multiplicação da microbiota existente no solo, aumentando a interação desses microrganismos com a rizosfera das plantas emergidas, promovendo efeitos benéficos quanto ao desenvolvimento radicular, eficiência do uso da água e dos nutrientes do solo.

Isso promove uma maior tolerância do vegetal aos estresses bióticos e abióticos recorrentes no dia a dia do desenvolvimento de uma planta. Essas adaptações morfofisiológicas estimuladas pelo uso do Galle e Strato tornam as plantas mais fortes, com maior desenvolvimento radicular e acúmulo de biomassa, tanto na parte aérea quanto no sistema radicular. 

Cálcio em destaque

Uma outra tecnologia que vem ganhando muito espaço nas principais regiões produtoras de cereais e fibras no Brasil é o uso do elemento cálcio (Ca) , que se dá tecnicamente com o aporte de calcário, com antecedência ao plantio, em área total, mas, em sulco de plantio, aplicado com o uso de injetores. Temos fertilizantes à base de cálcio líquido, acrescentando muito ao resultado do calcário.

Desenvolvemos uma família de produtos à base de carbonato de cálcio próprio para esse tipo de aplicação. Nossos produtos são suspensões concentradas (SC), com um tamanho de partícula muito pequeno, entre 2,0 e 6,0 micrômetros.

Utilizamos também aditivos nas formulações que promovem uma excelente suspensibilidade dessas partículas, evitando problemas com decantação no tanque e entupimentos no sistema de filtragem e bicos injetores.

Nessa linha, temos o Calcium Solo, Calcium Extra e Calcium Boro. Em todos esses produtos o elemento principal é o cálcio (Ca). O Calcium Solo é o produto mais concentrado nesse elemento, o Calcium Extra possui ácidos fúlvicos e extrato de algas marinhas na formulação e o Calcium Boro, como o nome já diz, possui o boro (B) como elemento acompanhado do cálcio (Ca).

Versatilidade

Criar um gradiente de cálcio no solo próximo às radicelas recém-emergidas estimula seu crescimento em profundidade, além de aumentar a atividade microbiológica próxima à rizosfera. Pensando em melhorar esses efeitos, adicionamos ácidos fúlvicos e extrato de algas (Ascophyllum nodosum) em nossa formulação e criamos o Calcium Extra.

O Calcium Boro, além de levar o cálcio (Ca), fornece o boro (B) em quantidades satisfatórias nas dosagens recomendadas. Esse produto foi criado por demandas vindas do campo e pela importância do boro (B) no metabolismo vegetal.

Seu fornecimento via sulco de plantio é muito importante para estimular o crescimento dos meristemas apicais da raiz e caulinar. Além de fazer parte constituição da parede celular e integridade de membranas celulares, o boro (B) estimula os processos de lignificação, aumenta a tolerância ao alumínio trocável presente no solo (Al3+) e ao frio. Todas essas características são importantes no desenvolvimento inicial (vegetativo) de qualquer espécie.

A empresa

A Agrigento está sempre inovando, buscando soluções sustentáveis e desenvolvendo produtos com características multifuncionais. Nossa missão é fornecer uma solução completa para a agricultura de alta performance e difundir o conceito de Crop Management Program (CMP) para todos os profissionais do agronegócio brasileiro.