20.5 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosAgrishow apresentará lançamentos para elevar a produtividade e reduzir os custos do...

Agrishow apresentará lançamentos para elevar a produtividade e reduzir os custos do campo

Inovação tecnológica poderá ser vista nos estandes das principais empresas do segmento e, também, nas novidades preparadas pelos organizadores da feira

Agrishow - Créditos Divulgação
Agrishow – Créditos Divulgação

A Agrishow, realizada de 27 de abril a 1º de maio, em Ribeirão Preto (SP), tem se destacado ao longo desses mais de 20 anos pela sua expressiva contribuição para o desenvolvimento tecnológico do segmento, para o aprimoramento de técnicas de manejo no campo, e para a adoção de inovações que auxiliaram a elevar o patamar de produtividade, de produção e de lucratividade da agropecuária nacional.

O segmento é um dos mais importantes na composição do PIB brasileiro, respondendo por 22,8%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Palco de tendências, lançamentos e inovação tecnológica para o agronegócio brasileiro, a Agrishow ” Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação contará com a participação de mais de 800 marcas, que preparam uma série de novidades em máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, e outros produtos, com o intuito de elevar a produtividade do cultivo dos produtores rurais e, assim, reduzir custos com insumos, recursos naturais e hora trabalhada do equipamento no campo, aumentando a rentabilidade.

Nesse período, a Agrishow passou por momentos de crescimento da economia brasileira, bem como por situações mais desafiadoras, como nesta edição. Mas, por sua importância, ela sempre propiciou um ambiente favorável para a realização de negócios durante e depois do evento.

O público estimado para a Agrishow é de cerca de 160.000 visitantes do Brasil e do exterior - Créditos Divulgação
O público estimado para a Agrishow é de cerca de 160.000 visitantes do Brasil e do exterior – Créditos Divulgação

Vitrine tecnológica

De acordo com os organizadores da exposição, essas características da feira ” vitrine de inovações tecnológicas e condições favoráveis para negócios ” ressaltam o protagonismo da Agrishow 2015.

Assim, tradicionalmente são esperadas as principais lideranças do segmento, bem como a participação de importantes representantes das três esferas do governo ” municipal, estadual e federal. Em termos de visitação, a expectativa é receber, em uma área de 440 mil m², cerca de 160.000 visitantes do Brasil e do exterior, um público qualificado e interessado em conhecer tecnologias para o campo e, também, em se atualizar em termos das novidades anunciadas para melhorar as condições de financiamentos e investimentos.

Ano passado, por exemplo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo comunicou durante a feira a liberação de mais R$ 100 milhões e R$ 50 milhões para os programas Pró-Trator II e o programa Pró-Implemento, respectivamente.

Entre as áreas da feira estão: agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança (EPI), equipamentos de irrigação, ferramentas, implementos e máquinas agrícolas, máquinas para construção, peças, autopeças, pneus, pecuária, produção de biodiesel, sacarias e embalagens, seguros, sementes, software e hardware, telas, arames, cercas, válvulas, bombas, motores e veículos (pickups, caminhões e utilitários, além de aviões agrícolas).

Idealizado pelas principais entidades do agronegócio no país: Abag ” Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq ” Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda ” Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp ” Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, o evento é organizado pela BTS Informa, integrante do Grupo Informa, maior promotor de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Atividades paralelas

A Agrishow 2015 terá muitas outras atrações, como o Núcleo de Tecnologia e Demonstração de Campo, no qual o visitante terá a oportunidade de conhecer, na prática, as mais inovadoras experiências tecnológicas direcionadas à Agricultura de Precisão, que trazem uma série de benefícios como produtividade, economia de recursos, entre outros.

O Programa BrazilMachinerySolutions (BMS), parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também está preparando a 16ª Rodada Internacional de Negócios, que oferece uma oportunidade para reunir empresários brasileiros e compradores internacionais, estimulando, dessa maneira, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, e fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

Também são esperadas as caravanas de produtores rurais promovidas por importantes entidades do segmento, como a FAESP ” Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo, que nesta edição estará promovendo a visita de mais de 15.000 agricultores.

A feira sediará a etapa final do Prêmio Trator do Ano 2015, onde será anunciado o modelo vencedor, bem como os primeiros lugares nas quatro categorias de produto ” até 80 cv, de 80 a 130 cv, de 130 a 200 cv e acima de 200 cv ” e na categoria Especiais.

Os finalistas foram definidos por meio da somatória de notas obtidas na votação popular (20%) e da mídia especializada no setor de máquinas agrícolas (10%) e da análise do júri técnico (70%), formado por seis especialistas da área de mecanização agrícola, de quatro diferentes regiões do Brasil.

O vencedor do Prêmio Trator do Ano será aquele que, entre os finalistas, obtiver a melhor avaliação do júri técnico. Já o trator que receber a maior votação da mídia especializada receberá o título de “Design do Ano“.

Essa matéria completa você encontra na edição de Abril da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua para leitura completa. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Amostragem localizada de solo garante maior precisão

  Lucas Miguel Altarugio Graduando em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e estagiário do GAPE Bianca de Almeida Machado Graduanda em engenharia agronômica pela ESALQ/USP Rafael Otto Professor doutor...

Novo inseticida híbrido da Adama ajuda produtores a controlar pragas resistentes às tecnologias Bt

 Lançamento do Voraz® ocorre em janeiro, no Brasil, após empresa investir cinco anos em pesquisa e desenvolvimento As lagartas são consideradas um dos maiores problemas...

Efeito do fosfito de potássio na produtividade e sanidade do tomate industrial

Daniela Andrade Engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia/Produção Vegetal e especialista em gestão do agronegócio daniela.agronomia@outlook.com Cerca de 200 espécies de insetos já foram relatadas alimentando-se de tomateiro....

AgroFena 2015 – Bons negócios na terra do milho

  De 29 de maio a 07 de junho Patos de Minas (MG)realizao evento mais esperado do ano: a Fenamilho 2015, que traz como uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!