20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioEventosAgritalks promove práticas sustentáveis e inovadoras

Agritalks promove práticas sustentáveis e inovadoras

 Evento organizado pela ApexBrasil será realizado na quarta-feira (23) e reunirá autoridades brasileiras e emiráticas

Lavoura – Crédito: Shutterstock

As práticas sustentáveis do agronegócio brasileiro e as oportunidades de investimentos no setor serão apresentadas na edição Dubai do Agritalks, que ocorre nesta quarta-feira (23), a partir das 9h, horário dos Emirados Árabes Unidos. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovações (MCTI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pertence a uma série de eventos com a participação de porta-vozes de alto nível brasileiros e estrangeiros, incluindo ministros, representantes de câmaras de comércio, influenciadores e CEOs ligados ao agro. Nesta edição, o Agritalks é também realizado em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e faz parte da programação relacionada à semana do agronegócio no âmbito da Expo 2020 Dubai.

Serão cinco painéis que abordarão temas como sustentabilidade, lucratividade, produtividade, financiamento do setor e políticas governamentais. A iniciativa visa contribuir para a construção e manutenção de imagem e reputação positiva da agricultura brasileira, por meio de debates qualificados com stakeholders nos Emirados Árabes Unidos, além de ampliar e aprofundar o relacionamento institucional com esse mercado e fortalecer o Brasil como parceiro estratégico.  

Autoridades brasileiras divulgarão as práticas sustentáveis e inovadoras da agropecuária brasileira e tecnologias produzidas em território nacional voltadas ao agronegócio. Outro alvo é oportunizar a internacionalização dessas tecnologias e startups brasileiras que atuam no setor. Desta vez, o evento é direcionado ao público emirático, incluindo formuladores de políticas e agentes governamentais, formadores de opinião, startups, incubadoras, centros de pesquisa, universidades, investidores, indústria de insumos e indústria de alimentos, altos executivos, academia, imprensa e outros stakeholders de interesse. Em edições anteriores, o Agritalks apresentou oportunidades do agronegócio brasileiro para os mercados da EUA, Índia e Reino Unido.

Mercado Agro

O mercado agro brasileiro responde por aproximadamente 25% do PIB Nacional e o setor possui uma agricultura baseada em ciência, tecnologia e inovação. Em quatro décadas, o Brasil criou um modelo sustentável e competitivo de agricultura tropical. Mais recentemente, nos últimos cinco anos, o Brasil tem consolidado um vibrante ecossistema de agricultura digital, contabilizando mais de 20 hubs distribuídos por todo território nacional, e mais de 2 mil startups focadas em soluções para a agropecuária (agritechs).

Entre janeiro e novembro de 2021, as exportações do setor somaram US$ 110,70 bilhões — um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando também os resultados de 2019 e 2018, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os 10 principais destinos das exportações brasileiras em 2021 foram, respectivamente: China, Estados Unidos, Argentina, Países Baixos, Chile, Singapura, Coréia do Sul, México, Japão e Espanha. Entre os produtos mais exportados pelo Brasil, no mesmo ano, estão: soja; açúcares e melaços; carne bovina fresca, refrigerada ou congelada; farelos de soja e demais alimentos para animais, farinhas de carnes e de outros animais; carne de aves e suas miudezas comestíveis frescas, refrigeradas ou congeladas.

Cenário

O Agritalks ocorre em um contexto de dificuldades naturais enfrentadas pelos Emirados Árabes Unidos em fornecer segurança alimentar. A diminuição de água doce, o aumento das temperaturas e a desertificação da terra são algumas das principais ameaças que o país enfrenta. Assim, estratégias voltadas para a melhor utilização da terra ajudam o país a alcançar a diversidade e a segurança alimentar em certa medida. Entre as ações, estão práticas e soluções inovadoras, como hidroponia, agricultura vertical e orgânica e combinação de aquicultura. Os debates no Agritalks trarão cases de sucesso e permitirão intercâmbio de informações para uma cooperação mútua na inovação e superação destes desafios de forma sustentável.

Em um esforço a fim de garantir o fornecimento de alimentos contra as flutuações do mercado, o governo emirático tem investido em vários projetos agrícolas, inclusive com parceria no exterior, convidando investidores a inovar em práticas agrícolas no país.

Painéis

Os cinco painéis do Agritalks serão realizados entre 9h e 12h, no hotel Ritz Carlton Jumeirah. Confira a programação:

9h – Abertura

Participantes: Karen Jones (head do Dubai Office – ApexBrasil), Rafael Solimeo (head do Dubai Office – Câmara de Comércio Árabe-Brasil) e Fernando Igreja (Embaixador do Brasil nos EAU)

9h15 – Políticas governamentais para apoiar um futuro sustentável

Participantes: Fernando Camargo (vice-ministro da Agricultura), Noura Saeed Al Nuaimi (pesquisadora da Abu Dabi Agriculture, Food and Safety Authority – autoridade dos EAU )

9h45 – Projetos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável da agricultura

Participantes: Bhupen Dubey (chefe executivo do Advanta Seeds, UPL Group) e Elie Attalah (gerente executiva do Mena)

Moderador: Paddy Kennedy

10h25 – Floresta e programa de Algodão

Participantes: Joaquim Leite (ministro do Meio Ambiente), Mauro Mendes (governador do Mato Grosso) e Julio Busato (vice-presidente da Abrapa – Associação dos Produtores de Algodão)

10h40 – Inovação para Produtividade e Lucratividade em projetos de Agricultura.

Participantes: Celso Moretti (Presidente da Embrapa),  Bhanu Chowdhary (Universidade UEA – Colégio de Agricultura e Veterinária) e Tarifa Alzaabi (ICBA – Centro Internacional para Agricultura Biosalina)

Moderador: Kamal Lalwani

11h25 – Financiamento do setor de agronegócio

Participantes: Francisco Jardim (CEO da SP Ventures), Tarek Fouad (Head da Shorooq Partners) e ADIO (escritório de investimento de Abu Dhabi)

Moderador: Paddy Kennedy

12h05 – Fechamento

Márcio Rodrigues, Gerente de Agronegócios da ApexBrasil

Após a programação serão feitas reuniões multilaterais com foco na atração de investimentos estrangeiros para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do agronegócio brasileiro para a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos. Ao longo de 2021, a agência apoiou um total de 14.741 empresas brasileiras, por meio dos diversos serviços ofertados, chegando a um resultado 1,8% superior ao alcançado em 2020. Desse total de apoiadas, 5.639 são novas entrantes, ou seja, empresas que não participaram de nenhuma ação da ApexBrasil em 2020.

O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.  

ARTIGOS RELACIONADOS

HELM do Brasil destaca solução para agricultura de precisão

A HELM do Brasil participa nos dias 18 a 21 de janeiro da 7ª edição do SUPER AGRO100, evento ...

Hub de inovação da Coplacana participará do WCM’21

O hub de inovação participará do painel de debates da sessão Cooptech, realizado pela Conecta,

Agro deve voltar a crescer nesta safra

Em evento anual para consultores técnicos do agro no Cerrado, ADAMA aborda desde desafios técnicos dos sistemas de produção de Soja, às novas tecnologias e oportunidades emergentes, além do avanço na sustentabilidade do setor.

Green Up/Floral Atlanta apresenta mix de produtos

Há 15 anos a Green Up/Floral Atlanta participa da Hortitec. “O evento é essencial para a empresa. Além da oportunidade de novos participantes do...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!