Agrivalle lança o primeiro biofungicida multissítio

0
65
Soja – Créditos: shurtterstock

Tecnologia atua no controle de doenças foliares e possuem amplo espectro de ação

A Agrivalle, empresa pioneira no segmento de bioinsumos no Brasil, lança Twixx-A, o primeiro biofungicida multissítio com duas bactérias, de fácil aplicação e com amplo espectro de controle para doenças foliares nas culturas de soja, milho, feijão e algodão. Com uma composição inédita, Twixx-A proporciona controle e proteção, para que a planta esteja melhor preparada para o combate de patógenos. Em sua composição, são encontradas duas bactérias, que auxiliam no manejo de resistência de doenças como antracnose, mancha-branca e mancha-alvo. 

“Recentemente conseguimos o registro desse inovador biofungicida. É o resultado de um trabalho de mais de 5 anos no setor agro, com o intuito de atender às necessidades dos produtores em soluções sustentáveis, de fácil aplicação, que sejam eficazes no controle de doenças foliares e, não menos importante, para serem incluídas na rotação e no manejo de resistência de fungicidas” – explica Dr. Eduardo Bernardo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agrivalle.

A Agrivalle traz em seu DNA a inovação através da criação de formulações em produtos biológicos. Pensando sempre na necessidade do produtor, que hoje é carente de alternativas no manejo de fungicidas multissítios protetores. Twixx-A busca empregar de maneira sustentável, a proteção da produtividade dos cultivos, com auxílio de microrganismos benéficos, proporcionando para a planta ferramentas suficientes para que consiga expressar seu máximo potencial genético de produção.

“Twixx-A conta com uma exclusiva formulação de microrganismos benéficos que ocupam o lugar de patógenos foliares, por meio da competição por espaço e nutriente na superfície das folhas, produzindo metabólitos com efeito fungicida e, estimulando a planta na produção de compostos de defesas. Ele permite também que a planta expresse seu máximo potencial produtivo, estimulando seu crescimento vegetal proporcionado pelo efeito fitotônico, contribuindo para ganhos de produtividade” – explica Thales Facanali Martins, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Agrivalle.

A composição das duas cepas, mostraram em estudos iniciais, que o novo fungicida apresenta incremento de produtividade e proteção por um biofilme microfóbico, ou seja, envolvendo as estruturas e prevenindo de forma longeva por seu efeito residual de não-lavagem.

Entre os modos de ação do novo multissítio, estão a competição e a antibiose, que pode ser por nutrientes ou por espaço. Ou seja, o bacillus é capaz de usar fonte de carbono e nitrogênio de forma mais inteligente do que os fitopatógenos, obtendo vantagens, e usando como benefício, a qualidade do biofilme que também ajuda na questão da competição por espaço. Dessa forma, passa a ocupar os locais onde as doenças poderiam se instalar. Já a antibiose, faz com que os bacillus atuem de forma a produzir substâncias que inibam a proliferação e multiplicação de doenças. 

“Também se encontra a indução de resistência e promoção de crescimento, que é quando os bacillus ajudam no crescimento vegetal, muito em função da capacidade dos microrganismos de produzem substâncias que promovam o alongamento celular e, também, apoiam os sistemas da planta no ciclo do nitrogênio, do carbono e na disponibilização de fosfato para a planta”, explica Eduardo. 

Com Twixx-A, a Agrivalle acredita que o produtor terá acesso a uma ferramenta que possibilitará a ele ter culturas mais longevas e sustentáveis, podendo assim, obter ainda mais incrementos  produtivos, proteção da produtividade e redução de doenças na área agrícola como um todo, visto que as bactérias presentes nos produtos continuarão atuando no solo e na palhada ajudando o produtor.

Para assistir o lançamento do produto acesse: youtube.com/agrivallebrasil 

Sobre a Agrivalle

Agrivalle é uma empresa do segmento de bioinsumos que atua há 17 anos no mercado agrícola desenvolvendo produtos biológicos, fertilizantes, bioestimulantes, adjuvantes e inoculantes para as mais diversas culturas. É uma empresa pioneira nos segmentos em que atua, investindo constantemente em pesquisas para diferenciação de seus produtos no campo, desenvolvendo inovações que impulsionam a produtividade de maneira sustentável para as mais variadas situações e demandas do agronegócio.

ATENÇÃO: Este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente; uso agrícola; consulte sempre um agrônomo; informe-se e realize o manejo integrado de pragas; siga as orientações da bula para o descarte correto das embalagens e restos ou sobras de produtos; leia atentamente e siga as instruções contidas no rótulo e na bula ou faça-o a quem não souber ler; e utilize equipamentos de proteção individual. Venda sob receituário agronômico.