20.5 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioEventosAgroBrasília - A Feira do Cerrado

AgroBrasília – A Feira do Cerrado

A AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados terá sua 12ª edição em maio, entre os dias 14 e 18. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), esta é uma vitrine das tecnologias para o agronegócio que deve reunir cerca de 450 expositores.

Trata-se de uma Feira de tecnologias e negócios voltada a empreendedores rurais de diversos portes. Os visitantes encontram o que há de mais novo em máquinas, implementos agrícolas, insumos, pesquisas, biotecnologia, genética animal e vegetal, entre outros. Haverá, ainda, um espaço dedicado à agricultura familiar, onde serão apresentadas tecnologias apropriadas ao setor, a AgroBrasília mantém também uma área permanente para o sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF).

O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde a AgroBrasília está instalada, possui área de 500 mil m² e fica localizado à margem do km 05 da BR 251, sentido Brasília – Unaí (MG).

Em debate

Para este ano, a AgroBrasilía terá uma nova área de insumos, com mais empresas expondo, uma área de fruticultura irrigada, com frutas de clima temperado e tropical, e um projeto de sustentabilidade para o evento como um todo.

A feira vem sendo palco de importantes debates, sobre os mais importantes temas ligados ao agronegócio. “É um espaço para trocas de experiências e conhecimento, e se caracteriza, ainda, como a melhor oportunidade do ano para a realização de negócios, garante Ronaldo Triacca, coordenador-geral da AgroBrasília.

Ainda segundo ele, entre os temas a serem discutidos estão: Economia Agrícola; Boas práticas de Inteligência e Segurança no Agronegócio: a informação é a base da prevenção; Fórum China – Brazil Agritech; Brasil verde-amarelo; Fórum AgroMulher; Inoculação Micorrízica: ganhos em produtividade e melhorias na qualidade dos solos agrícolas; workshop de vitivinicultura no Planalto Central, além de outros temas, como pecuária de corte e arbitragem no agronegócio.

Histórico

A AgroBrasília surgiu do sonho dos agricultores de uma das regiões produtivas mais tecnificadas do Brasil. Implantado em 1977, o PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal) foi integrado, principalmente, por produtores do Sul do país, que transformaram o lugar num recordista de produtividade agrícola.

Contudo, o acesso aos avanços tecnológicos disponíveis no mercado ainda era difícil, mesmo após décadas de fundação da Coopa-DF. Assim, em 2007, a prioridade da diretoria da cooperativa era facilitar a vida dos associados e de todos os agricultores de uma macrorregião, dando-lhes condições de instrumentalizar-se com as mais adequadas tecnologias para viabilizar a produção, reunindo num único local empresas dos diferentes ramos do agronegócio.

No ano em que a Coopa-DF completou 30 anos, foi posta em prática a ideia promissora e ambiciosa de realizar uma feira de agronegócio que demonstrasse todo o desempenho e sucesso da região. Nesse contexto, surgiu a AgroBrasília, e hoje é a feira de agronegócio que mais cresce no Brasil e também o maior evento de tecnologia e negócios do Planalto Central.

ARTIGOS RELACIONADOS

Florestas energéticas – Vantagens das espécies de ciclo mais curto

Atualmente, espécies florestais estão sendo plantadas em larga escala, especialmente nos cultivos destinados à produção de energia, pelas características de suas madeiras. Por outro lado, mudanças profundas estão se processando como, por exemplo, o estabelecimento de plantios com espaçamentos menores que abrigam uma população de 6.664 plantas por hectare, com cortes de três em três anos, num ciclo de 18 anos

O fósforo otimização do sistema radicular do feijoeiro

AutorMarco Túlio Gonçalves de Paula Engenheiro agrônomo e mestrando em Qualidade Ambiental – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mtulio.agro@gmail.com Dentre os macronutrientes essenciais para...

Inoculação aumenta produtividade e reduz custos da soja

  Naiana de Mello Engenheira agrônoma, MSc. - Unidade Água Santa " COASA naiana@coasars.com.br   A cultura da soja é extremamente requerente em nitrogênio (N). Seus grãos são...

Organomineral é opção sustentável

Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek Mestre em Agronomia, professor da Uniaraxá, consultor e pesquisador jorge.junek@gmail.com   A produção agrícola é uma forma de geração de energia. Precisamos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!