27.7 C
São Paulo
quinta-feira, maio 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Eventos AgroBrasília - A Feira do Cerrado

AgroBrasília – A Feira do Cerrado

A AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados terá sua 12ª edição em maio, entre os dias 14 e 18. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), esta é uma vitrine das tecnologias para o agronegócio que deve reunir cerca de 450 expositores.

Trata-se de uma Feira de tecnologias e negócios voltada a empreendedores rurais de diversos portes. Os visitantes encontram o que há de mais novo em máquinas, implementos agrícolas, insumos, pesquisas, biotecnologia, genética animal e vegetal, entre outros. Haverá, ainda, um espaço dedicado à agricultura familiar, onde serão apresentadas tecnologias apropriadas ao setor, a AgroBrasília mantém também uma área permanente para o sistema de Integração Lavoura-Pecuária- Floresta (ILPF).

O Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, onde a AgroBrasília está instalada, possui área de 500 mil m² e fica localizado à margem do km 05 da BR 251, sentido Brasília – Unaí (MG).

Em debate

Para este ano, a AgroBrasilía terá uma nova área de insumos, com mais empresas expondo, uma área de fruticultura irrigada, com frutas de clima temperado e tropical, e um projeto de sustentabilidade para o evento como um todo.

A feira vem sendo palco de importantes debates, sobre os mais importantes temas ligados ao agronegócio. “É um espaço para trocas de experiências e conhecimento, e se caracteriza, ainda, como a melhor oportunidade do ano para a realização de negócios, garante Ronaldo Triacca, coordenador-geral da AgroBrasília.

Ainda segundo ele, entre os temas a serem discutidos estão: Economia Agrícola; Boas práticas de Inteligência e Segurança no Agronegócio: a informação é a base da prevenção; Fórum China – Brazil Agritech; Brasil verde-amarelo; Fórum AgroMulher; Inoculação Micorrízica: ganhos em produtividade e melhorias na qualidade dos solos agrícolas; workshop de vitivinicultura no Planalto Central, além de outros temas, como pecuária de corte e arbitragem no agronegócio.

Histórico

A AgroBrasília surgiu do sonho dos agricultores de uma das regiões produtivas mais tecnificadas do Brasil. Implantado em 1977, o PAD-DF (Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal) foi integrado, principalmente, por produtores do Sul do país, que transformaram o lugar num recordista de produtividade agrícola.

Contudo, o acesso aos avanços tecnológicos disponíveis no mercado ainda era difícil, mesmo após décadas de fundação da Coopa-DF. Assim, em 2007, a prioridade da diretoria da cooperativa era facilitar a vida dos associados e de todos os agricultores de uma macrorregião, dando-lhes condições de instrumentalizar-se com as mais adequadas tecnologias para viabilizar a produção, reunindo num único local empresas dos diferentes ramos do agronegócio.

No ano em que a Coopa-DF completou 30 anos, foi posta em prática a ideia promissora e ambiciosa de realizar uma feira de agronegócio que demonstrasse todo o desempenho e sucesso da região. Nesse contexto, surgiu a AgroBrasília, e hoje é a feira de agronegócio que mais cresce no Brasil e também o maior evento de tecnologia e negócios do Planalto Central.

Inicio Eventos AgroBrasília - A Feira do Cerrado