21.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAgronegócio impulsiona economia baiana

Agronegócio impulsiona economia baiana

Mesmo com queda em relação ao ano de 2022, há expectativas para segundo trimestre de 2023

No território brasileiro, é possível afirmar que o agronegócio desempenha um papel elementar em várias dimensões, variando em distintas escalas. O agro construiu-se como um setor extremamente estratégico para a economia, de modo geral, contribuindo diretamente  para o Produto Interno Bruto (PIB) da nação, bem como dos estados. Essa movimentação infere, também, na geração de empregos e na própria balança comercial. 

Créditos: iStock

No ano de 2023, no que se refere ao primeiro trimestre, o PIB do Brasil cresceu 1,9%, em um comparativo feito com o mesmo período no ano de 2022. No entanto, embora tenha ocorrido esse crescimento em escala nacional, alguns estados não obtiveram o mesmo resultado, como o caso da Bahia. 

Participação do agro no PIB baiano diminuiu em comparação com 2022

Recentemente, no dia 19 de junho, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) fez a divulgação dos dados relativos ao agronegócio da Bahia referentes ao primeiro trimestre deste ano. Nessa perspetiva, conforme o levantamento, o agronegócio representou uma participação de 19,6% no PIB da Bahia no primeiro trimestre, totalizando um arrecadamento de R$ 21,4 bilhões. 

Todavia, em um comparativo com os dados relativos ao ano de 2022 no mesmo período, tal participação mostra-se inferior. Em 2022, a participação do agronegócio no PIB baiano foi de 24,7%. Nesse sentido, em relação ao ano passado, ocorreu um recuo de 12,7%. Segundo o coordenador de contas regionais da SEI, João Paulo Caetano, “essa diminuição na participação está diretamente associada à retração de preços dos produtos ligados a esse setor da indústria”.

Ainda em concordância com o coordenador, “quando analisamos a participação de um segmento no PIB, estamos considerando, além das variações em termos reais, também as variações de preços. Nesse sentido, podemos ter, por exemplo, aumento nas quantidades produzidas (variação real) e ao mesmo tempo queda no valor corrente”.  

Caetano ainda enfatiza que “essa queda se dá quando as variações negativas nos preços são superiores à variação real. No primeiro trimestre de 2023, tivemos essa combinação, no qual, apesar de ter crescimento real de 3,5%, houve retração média de 15,7% nos preços do agronegócio, o que determinou menor participação da atividade na economia baiana”. 

Segundo trimestre de 2023 gera expectativas para o agro baiano

É importante deixar claro que, embora o cenário no primeiro trimestre não tenha sido tão promissor em relação ao ano passado, a maioria da produção agropecuária da Bahia é desenvolvida no segundo trimestre. Nesse sentido, a expectativa é de que ocorra a elevação da participação do agronegócio no PIB baiano. Esse fator dependerá de outras variáveis, também. 

Não obstante, como o agronegócio encontra-se em expansão tanto em escala nacional quanto em escala estadual, a tendência é que os produtores procurem serviços de contabilidade para a emissão de notas e declarações. Para aqueles que cursam faculdade de ciências contábeis, é uma grande oportunidade de adentrar no mundo do trabalho e, consequentemente, atender essas demandas emergentes. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Intercâmbio de tecnologias acelera avanços no agronegócio

Desde o estouro da pandemia em março de 2020, o mundo dos negócios teve ...

Eficiência produtiva no arroz irrigado

A importância do agronegócio na economia brasileira foi um dos temas abordados no ...

Decreto 68.178 é prorrogado por mais 90 dias pelo governo de São Paulo

O anúncio da prorrogação do decreto 68.178, por mais 90 dias, foi feito pelo secretário estadual de Agricultura Guilherme Filizzola, por meio de um...

Legal Ambiental – Eficiência e sustentabilidade para o Agro

Por meio da compostagem, a empresa transforma resíduos orgânicos em compostos classe A.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!