Agrotecnologia: Agrivale adota telemetria na produção de uvas

0
10
Divulgação

Não há mais como negar os benefícios da tecnologia no nosso dia a dia. No agronegócio, onde o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários e representou 27,4% do PIB nacional em 2021, não seria muito diferente. Controlar nosso cotidiano a um clique já está em nossa rotina, na dos produtores agrícolas e em diversos segmentos.

A Agrivale, um dos maiores produtores de uvas de mesa do Brasil com sede no Vale do São Francisco, em Petrolina-PE, investiu em telemetria nos tratores da empresa. Essa inovação nada mais é que um painel de controle que realiza a coleta e o compartilhamento de dados no campo, que são enviados de forma remota para o agricultor. Desta forma, tanto o agricultor, quanto o tratorista, conseguem fazer o monitoramento e o diagnóstico da lavoura e das operações realizadas.

O equipamento acompanha em tempo real toda a fase de preparação do campo até a colheita da produção. É um sistema de gestão de máquinas agrícolas onde o operador consegue estar mais a par da lavoura, economizar tempo e investimento na manutenção desses dispositivos.

Para Nami Ando, Gerente de Produção da Agrivale, adotar cada vez mais a tecnologia no campo transforma seu negócio, “Com a telemetria conseguimos fazer escolhas mais assertivas na produção, aprimorar a gestão do maquinário, aumentar a vida útil dos equipamentos e, ainda, melhorar a rentabilidade da fazenda”, diz Nami. “Em resumo, é menos custo e mais produção”, acrescenta.

Segurança Alimentar

De acordo com a FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em uma definição estabelecida na Conferência Mundial da Alimentação (CMA) de Roma em 1996, a segurança alimentar ocorre quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, tendo assim uma vida ativa e saudável.

De maneira mais clara, é fundamental que o processo de produção do alimento, transporte e armazenamento siga exigências de controle de qualidade até que cheguem à mesa dos consumidores. A Agrivale disponibiliza, por meio de um QR Code no rótulo da embalagem das suas uvas, informações da empresa produtora, a especificação técnica da uva, data de colheita e todo o caminho percorrido desde o cultivo até a distribuição.