AgroVivaz: liderança na importação de mudas

0
92
Visita ao centro de produção da Viveros California na Espanha (Crédito Agrovivaz)

Em 2022 a AgroVivaz completa seis anos de dedicação ao mercado de importação e distribuição de mudas de morango da Espanha. A empresa foi fundada em 2017 por meio da parceria entre os empresários e engenheiros agrônomos Dário Pauletto e Altair Zotti.

Com foco em atender as necessidades do mercado nacional, a empresa se desenvolveu tendo como filosofia a busca por mudas de qualidade que se adequassem às condições geoclimáticas brasileiras e se alinhassem às preferências dos produtores.

Com mais de 40 anos de experiência no mercado agrícola, a Viveros California é um dos mais tradicionais centros de desenvolvimento de tecnologias para produção de mudas de morango da Europa.

A empresa acumula diversas parcerias estratégicas com organizações públicas e privadas de todo o mundo visando oferecer uma grande variedade de serviços e produtos. Possui tecnologia própria para produção de matrizes, campos de produção de mudas, bem como experiência em armazenamento a frio.

Por essas razões, a AgroVivaz tem hoje uma parceria de exclusividade para distribuição no Brasil das mudas produzidas pelo viveiro. Com sede em Holambra, no Estado de São Paulo, a empresa conta com um sistema de logística eficiente para atendimento e distribuição para todo território nacional, com um time de representantes posicionados nas principais regiões produtoras de morango.

Com o período de vendas se iniciando em novembro, as mudas são disponibilizadas a partir da primeira semana de fevereiro, podendo ser retiradas até o mês de outubro.

Variedades com foco em qualidade genética

A principal vantagem observada na importação de mudas produzidas na Europa vem do fator climático. A queda na temperatura nos meses de novembro e dezembro possibilita que as mudas produzidas na Espanha entrem em processo de dormência fisiológica, acumulando reservas nutricionais e possibilitando a sua conservação em câmaras frias por um longo período.

Nos primeiros anos as variedades importadas foram as mudas de San Andreas, Albion e Portolas, cada uma delas possuindo uma vantagem na produção: a San Andreas por apresentar uma boa resistência; a Albion por produzir frutos de qualidade e a Portolas por ser adaptada para climas mais quentes.

Hoje também estão disponíveis as variedades Cabrillo, Monterey e Fronteiras, que têm ganhado espaço entre os produtores. Em 2022, as principais novidades são as variedades de marca BeautyTM (cultivar FL 12 1215) e da marca Fortuna Original® (cultivar FL 01 116) por meio de uma tríplice aliança comercial entre a AgroVivaz, a Viveros California e a EmcoCal.

As plantas de Fortuna Original® (cul- tivar FL 01 116) preferem temperaturas mais amenas durante o plantio, já a BeautyTM (cultivar FL 12 1215) se destaca por ser de dia neutro e sem exigência em horas de frio.

Próximos passos

Sempre acompanhando as tendências mundiais e com foco em inovação e tecnologia, a AgroVivaz busca atender aos produtores com plantas de qualidade genética diferenciada. O objetivo agora é suprir a demanda por novos produtos, levando em conta o interesse por variedades capazes de produzir frutos de maior qualidade e com maior shelf life.

Além disso, a empresa também estuda a possibilidade de introduzir uma nova modalidade de fornecimento de mudas enraizadas em bandejas, que tonaria a produção mais eficiente. Esse material será indicado principalmente para produção de morango em sistemas semi-hidropônicos.