13 C
São Paulo
terça-feira, junho 28, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti AgroVivaz traz novas variedades para o mercado

AgroVivaz traz novas variedades para o mercado

A AgroVivaz mais uma vez inova com genética de qualidade e variedades produtivas de morangos, por meio de seus sócios Altair Zotti (comercial) e Dário Pauletto (técnico). Em uma inédita tríplice aliança comercial, foi possível conhecer e introduzir no Brasil as variedades Beauty™ (cultivar FL 12 1215) e Fortuna Original® (cultivar FL 01 116),
Isso foi possível graças ao Maestro Antonio Arjona, diretor geral da Viveros California da Espanha, fornecedor exclusivo de mudas Frigo de raiz nua e com aprovação da Emco Cal – Ekland Marketing Company of Califórnia, detentora do registro das variedades,
O gerente técnico e comercial para o Brasil, Antonio Felippe Fagherazzi, descreve as variedades: “A marca de morango Beauty™ (cultivar FL 12 1215) se destaca por ser de dia neutro e sem exigência em horas de frio. Isso significa que pode ser cultivada em condições de clima tropical e quente, e em climas mediterrâneos e frios. A frutificação é extraordinariamente precoce e contínua durante o ciclo de cultivo. A ‘zero’ exigência em horas de frio faz com que ela não tenha, ou que seja mínima, a tradicional parada produtiva após os primeiros meses de plantio das mudas frigorificadas, comportamento esse também já constatado junto aos produtores brasileiros”, informa.
Suas frutas são de excelente qualidade, firmes e crocantes, classificadas de tamanho médio a grande, com formato cônico globoso, com elevada doçura e coloração vermelha intensa.
Requer o manejo adequado na primeira floração, devendo-se eliminar as 2/3 primeiras flores para garantir uma boa formação e estruturação das plantas, permitindo qualidade e bom tamanho das frutas durante o restante do ciclo de cultivo.
Essa cultivar se caracteriza pela maleabilidade produtiva nos diferentes locais de cultivo e pela constante produção durante o ano, não sendo verificados picos produtivos concentrados em determinados momentos do ano.

Características

As plantas dessa cultivar se caracterizam por serem pequenas e compactas, favorecendo os cultivos em sistemas fora do solo e/ou sistemas com maior densidade de plantas. Devido ao baixo vigor das plantas, não se faz necessário realizar o manejo de poda de limpeza das folhas com frequência, permitindo, assim, menor utilização de mão de obra.
Também em função das frutas estarem mais expostas e serem mais fáceis de se destacar do pedúnculo, um operador consegue ter maior rendimento de colheita (kg colhido/dia). As plantas têm se mostrado tolerantes à podridão radicular (Phytophthora sp.).

Demanda

Com relação à marca comercial Fortuna Original® (cultivar FL 01 116), é das cultivares mais conhecidas mundialmente, ocupando por mais de uma década quase 50% do mercado varietal de Huelva, principal região produtora e exportadora de morangos frescos da Espanha, que abastece o mercado de entressafra do Norte da Europa. Fortuna é de dia curto, e se caracteriza pela elevada precocidade e produtividade.
Suas plantas produzem um elevado percentual de frutas classificadas como ‘comerciais’, grandes e atraentes, de tamanho e formato uniformes durante todo o ciclo produtivo.
As frutas possuem bom sabor, coloração vermelho brilhante, são firmes e permitem um bom período de pós-colheita. As plantas possuem uma arquitetura aberta e pedúnculos longos, permitindo que as frutas fiquem expostas, facilitando tanto a polinização quanto a colheita das frutas.
As plantas da cultivar Florida Fortuna preferem temperaturas mais amenas durante o plantio e período de estabelecimento e possuem suscetibilidade à podridão radicular (Phytophthora sp.), sendo aconselhável que os produtores realizem a aplicação de organismos vivos via sistema de irrigação logo após o plantio das mudas.

Inicio Revistas Hortifrúti AgroVivaz traz novas variedades para o mercado