18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Água eletromagnetizada - Reduzindo custos e aumentando a produção

Água eletromagnetizada – Reduzindo custos e aumentando a produção

George Hércules de MeloFoto do lado do nome do autor

Engenheiro agrônomo e consultor técnico da Aqua-4D ” Brasil

melo@aqua4d.com

 

A qualidade da água de irrigação é um dos pontos mais importantes na agricultura irrigada, impactando diretamente na eficiência das plantas, e refletindo diretamente na produtividade e qualidade dos frutos.

A tecnologia do tratamento da água de irrigação por meio de ondas eletromagnéticas, de ultra baixa frequência Aqua-4D®, permite obter uma efetiva redução no consumo de água e, consequentemente, uma significativa economia de energia, com aumento de produtividade em média de 20%, além de trazer outros benefícios, como saberemos a seguir.

Como funciona

O equipamento é composto por um comando eletrônico pré-programado em um software que gerencia as ondas eletromagnéticas geradas pelas bobinas das Unidades de Tratamento (TU).

Sistema Aqua-4D   Aqua-4D no Cabeçal de Controle

Foto 01 Foto 02

As ondas eletromagnéticas modificam as características físicas da água, excitando as moléculas d’água e diminuindo o tamanho dos Clusters, o que torna a água mais leve, sem alteração de suas características químicas.

Este efeito proporciona uma melhor organização dinâmica das moléculas de H2O, melhora a distribuição das moléculas orgânicas e inorgânicas contidas na própria água, promovendo reações mais eficientes na relação solo – água – planta, promovendo assim maior conforto às plantas, que por sua vez apresentarão maior vigor, maior produtividade e qualidades dos frutos.

A água

No estado líquido a água tem uma estrutura complexa e dinâmica que envolve a associação entre as moléculas, formando Cluster, ou seja, agrupamentos de moléculas de H2O (vide figura 1), que variam de tamanho em função da qualidade da água.

Na natureza, independente da qualidade da fonte de água (rios, poços, lagos, açudes, etc.), os Cluster são geralmente “grandes“, apresentando alta tensão na sua superfície, polarizando os cristais de sais presentes na água, de forma aleatória e desuniforme, (Figura 1 e Foto 1).

Figura de Clusters da Água Não Tratada.   Foto de uma gota de Água Não Tratada.

Foto 04

Foto 03

A água tratada com o Aqua-4D® recebe o bombardeio eletromagnético, e imediatamente ocorre a quebra dos Clusters, bem como como a micronização dos cristais de sais contidos na água. (Figura 2 e Foto 2)

Figura de Clusters da Água Tratada. Foto de uma gota de Água Tratada.

Foto 06Foto 05

   

Água dura

As águas duras geralmente são encontradas em poços artesianos, ricas em carbonatos de cálcio (CaCO2) e/ou de magnésio (MgCO2), formando calcita, que aderem no interior das tubulações e nos emissores, especialmente nos gotejadores, causando prejuízos.

Aqua-4Dtransforma a água dura em água leve

O bombardeio eletromagnético provoca cristalização dos carbonatos presentes, passando da forma de calcita a uma aragonita, que se caracteriza por apresentar cristalização polimorfa de dureza maior do que a calcita, portanto, não incrusta no interior das tubulações e emissores, sendo liberada nos finais de linhas dos sistemas de irrigação.

A água no solo

A translocação da água nos solos é predominantemente por fluxo de massas, dirigido por um gradiente de pressão, com pequena participação da difusão, portanto, depende do gradiente de pressão e da condutividade hidráulica do solo.


Foto 08

Essa matéria completa você encontra na edição de junho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

Inicio Revistas Hortifrúti Água eletromagnetizada - Reduzindo custos e aumentando a produção