17.6 C
Uberlândia
quinta-feira, julho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAjinomoto do Brasil destaca atuação das mulheres em extensão rural

Ajinomoto do Brasil destaca atuação das mulheres em extensão rural

Engenheiras agrônomas compartilham conhecimento para ampliar o desenvolvimento do setor.

Crédito Divulgação

O Dia da Extensão Rural, celebrado no último dia 6 de dezembro, é uma importante para enaltecer o papel de profissionais que contribuem para a ampliação do conhecimento técnico, acerca da área do agronegócio. A Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, desempenha papel fundamental na capacitação de agricultores através do projeto Academia AJINOMOTO Fertilizantes. A inserção de mulheres atuantes em diferentes áreas também é um dos focos da empresa, contribuindo com a diversidade no setor.

Muitos dos trabalhos de pesquisa e eficácia de produtos, realizados em campo, são liderados por mulheres. Dentre elas, duas engenheiras agrônomas atuam como parceiras de pesquisa da empresa, a professora da ESALQ (Escola Superior de Agricultura), Simone Mello, e a consultora da Arabidopsis, Essione Ribeiro. Ambas são referências e elaboram trabalhos de pesquisas, palestras e desenvolvimento de produtos.

Com presença forte na extensão rural por meio de estudos e apresentação de novas tecnologias, o espaço ocupado por mulheres inspira outras profissionais a buscarem capacitação para atuação em diferentes áreas do agronegócio. Rafael Hirano, Gerente de Área de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, conta que a empresa realiza capacitações de vendedoras, promotoras de vendas e técnicas/agrônomas que trabalham com seus distribuidores, além de aplicar a capacitação gratuita para produtores rurais – homens e mulheres -, por meio do site e canal do Youtube da Academia AJINOMOTO de Fertilizantes. O conteúdo tem base em três vertentes: uso de aminoácidos na agricultura, manejo de culturas e resultado de testes.

“Buscamos sempre atualizar o conhecimento técnico e científico existente para que o uso dos produtos seja cada vez mais assertivo, principalmente o manuseio dos fertilizantes com aminoácidos. Consideramos a atuação das mulheres no campo extremamente importante. Sabemos que muitas produções agrícolas são lideradas, seja no campo ou na esfera administrativa dos negócios, por mulheres”, ressalta Hirano.

O profissional considera duas importantes frentes ocupadas por mulheres: as que se tornam administradoras do negócio por sucessão familiar e as que entram no mercado de trabalho através de empresas do segmento de insumos. “Tanto uma como outra estão se capacitando constantemente para atender e absorver as exigências do mercado agrícola. Especificamente no setor de agronegócios da Ajinomoto, temos diversas parcerias com pesquisadoras e consultoras que nos auxiliam para melhor entendimento do manejo agrícola, tornando-se essencial para avançarmos na área”, finaliza Rafael.

Ampliar o espaço para a atuação de mulheres, seja dentro da empresa ou como ferramenta de conhecimento para a capacitação de tantas outras, é um importante pilar da empresa. A companhia segue investindo em inovação e tecnologia para o setor, ressaltando a importância de fornecer informações e contribuir com o melhor desenvolvimento e desempenho das profissionais, onde as lideranças femininas apresentam forte influência na atração de novas profissionais.

Sobre a Divisão Agronegócios

A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Encontro Estadual de Agronegócios apresenta balanço do setor

Um dos destaques do evento foi o lançamento do Agente Local de Inovação Rural, programa que visa propor soluções e inovações para melhoria dos ciclos produtivos.

Pesquisa desenvolve concentrado proteico de feijão carioca

O principal objetivo da pesquisa foi obter um ingrediente proteico de alta qualidade, com matéria-prima nacional.

Fitossanidade tem rede nacional de pesquisa lançada

Com lançamento na terça (17), proposta abrange culturas de soja, milho, algodão, feijão e trigo

Sucessão familiar: Empresas agro e produtores rurais

A sucessão familiar em empresas do agronegócio assim como para os produtores rurais, ambos ainda que de pequeno porte, é uma questão que precisa ser planejada desde o início, preparando os familiares para todas as adversidades que possam surgir no meio do caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!