Inicio Revistas Grãos Albaugh reinventou o cobre e lança o fungicida Reconil®

Albaugh reinventou o cobre e lança o fungicida Reconil®

0
176

O Reconil® é um fungicida diferenciado, pois é o único com efeito ciano. O lançamento oficial aconteceu no dia 14 de agosto, no Congresso Andav, e serão realizados 60 eventos no Brasil com os distribuidores e oito palestras técnicas. O produto está disponível a partir de setembro.

Crédito Ana Maria Diniz
Crédito Ana Maria Diniz

A Albaugh, empresa de origem americana, atuante no mercado de defensivos agrícolas genéricos, chegou ao Brasil em 2016 e o ano passado foi a empresa de proteção de cultivo que mais cresceu. A sua meta é alcançar até 2022, a fatia de 50% do mercado de fungicidas protetores à base de cobre.

O Reconil® obteve registro para controle da doença Cercospora kikuchii na soja e poderá ser aplicado tambémao manejo de doenças de final de ciclo da soja. O produto também tem registro para as culturas de algodão, cebola e feijão.

De acordo com o diretor comercial e de marketing da Albaugh Brasil, engenheiro agrônomo Paulo Tiburcio, Reconil® será o principal produto da empresa na safra 2018-19. “Planejamos entregar ao mercado a linha de fungicidas cúpricos mais eficaz do mercado, de nome Hibio, reforçada pela alta bioatividade do composto íon-cobre“, explica Tiburcio.

O gerente de marketing da Albaugh, Daniel Friedlander, celebra a chegada de Reconil® ao mercado e adianta que o produto figura como a estrela do atual portfólio da marca no Brasil.“Reconil® é mais um exemplo de que o produtor de soja hoje dispõe de agroquímicos pós-patente com a mesma qualidade e eficiência das ‘especialidades“, afirma Friedlander.

 

Reconil® ” Novidade sustentável               

Guilheme Reis, Daniel Friedlander, Reginaldo Sene e Paulo Tibúrcio da empresa Albaugh - Crédito Ana Maria Diniz
Guilheme Reis, Daniel Friedlander, Reginaldo Sene e Paulo Tibúrcio da empresa Albaugh – Crédito Ana Maria Diniz

No mercado de citrus,a Albaugh já é líderem virtude da sua linha de cobre ser bastante expressiva nesse mercado. “Estamos trazendo para a soja o Reconil®, fungicida bactericida à base de óxido cloreto de cobre, uma inovação que chega em um momento em que a cultura precisa de parceiros para o controle da ferrugem e outras doenças, visto que é um produto multissítios.

Focada no mercado de produtos genéricos, a companhia avalia que o aumento de casos de resistência de fungos às moléculas químicas de fungicidas sistêmicos, conforme relatam estudos científicos, tornaram os fungicidas multissítios indispensáveis ao produtor de soja.

Especialistas asseguram que somente o uso alternado de fungicidas sistêmicos e fungicidas multissítios, o chamado manejo de resistência, prolongará por mais tempo a suscetibilidade de fungos às moléculas químicas disponíveis no Brasil para controle de doenças da soja.  Segundo informa Tiburcio, atualmente os produtos multissítios à base de mancozeb, clorotalonil e cobre “são os que transferem mais benefícios ao manejo de resistência“.

Reginaldo Sene, head de portfólio da Albaugh, explica que o Reconil® vem para melhorar o processo de manejo de doenças da soja. “Com o passar do tempo os produtos específicos que hoje são a base do sistema de manejo de doenças da soja têm perdido eficiência de controle, mas associação do Reconil® a esses produtos específicos traz mais rentabilidade, aumentando o nível de controle e trazendo mais produtividade ao sistema“, afirma.

Com dose mais baixa em comparação aos produtos referência de mercado, seu custo também fica abaixo do que se tem no mercado, com característica de comportamento de aplicabilidade muito boa, favorecendo o processo de pulverização no campo.

Reginaldo Sene, que deixa um recado para os produtores que ainda não adotam os produtos multissítios: “Experimentem, pois os benefícios proporcionados são indiscutivelmente certos, dando sustentabilidade no manejo de doenças ao longo do tempo. No que diz respeito a fungicidas cúpricos, seguramente temos sido a melhor escolha para o produtor, com segurança e certeza de que a contribuição do produto será bastante importante“.

Resultados

O Reconil® de cor Ciana em decorrência do efeito da associação de uma enzima/proteína que atua no sistema de fotossíntese chamada plassocianina, que se torna muito mais efetiva. O efeito Ciano melhora a atividade fotossintética, reduzindo a ação de estresse da planta causado por estresses ambientais. Esse é um efeito secundário. O efeito primário do produto é atuar no controle de doenças.

A introdução do Reconil® dentro do sistema de manejo de doenças da soja, quando combinado a produtos específicos, tem acrescentado ao sistema produtivo de cinco a seis sacos de soja.Fazendo duas aplicações, o produtor gasta cerca de meio saco de soja, tendo um custo-benefício interessante dentro do sistema como um todo.

As ações a campo na fase pré-lançamento de Reconil® foram realizadas em toda a fronteira agrícola da soja brasileira. Os estudos abrangeram 70 lavouras experimentais e tiveram a participação de 120 profissionais especialistas.

Essa matéria completa você encontra na edição de setembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

SEM COMENTÁRIO