18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Alface - Não deixe pendoar

Alface – Não deixe pendoar

 

Fábio Akiyoshi Suinaga

Pesquisador da área de Melhoramento de Plantas da Embrapa Hortaliças

Crédito Fábio Suinaga
Crédito Fábio Suinaga

O pendoamento na alface é a expressão da fase reprodutiva dessa espécie. O fenômeno é acelerado quando cultivares dessa hortaliça, com baixa tolerância ao calor, são expostas a altas temperaturas. Apenas como ilustração, o cultivo de variedades pouco tolerantes ao calor, quando expostas a temperaturas superiores a 20ºC, tem o florescimento acelerado.

Prejuízos

O pendoamento na alface eleva a produção de látex pela planta, substância que confere sabor amargo às folhas. Além disso, o pendoamento promove alterações no formato da planta, expressas no alongamento do caule, o que as torna pouco atrativas ao consumidor.

Variedades tolerantes

A principal forma de convivência e/ou prevenção ao pendoamento precoce em alface consiste na utilização de cultivares tolerantes a esse tipo de estresse abiótico. Em muitos materiais de divulgação de cultivares dessa folhosa observa-se a menção de que a cultivar é tropicalizada, sendo que esse termo se refere à tolerância relativa a altas temperaturas.

Existem diversas informações nos portfólios de empresas de sementes de hortaliças a respeito da reação de suas cultivares frente ao estresse provocado pelo calor. Especificamente sobre o trabalho realizado pela Embrapa Hortaliças, ressaltam-se os Comunicados Técnicos nº 88 – Efeitos do calor e fontes de tolerância ao florescimento precoce em variedades de alface do tipo americana e nº 89 – Métodos de avaliação do florescimento precoce e identificação de fontes de tolerância ao calor em cultivares de alface do grupo varietal – ambas as publicações encontram-se disponíveis em https://www.embrapa.br/web/portal/comunicados-tecnicos.

Além disso, no início de 2017 foram finalizados os testes de reação ao pendoamento precoce em cultivares de alface desenvolvidas pela Embrapa e em fase de licenciamento. As principais conclusões desse estudo foram que as cultivares BRS Leila e BRS Mediterrânea possuem tolerância ao calor, porém, com mecanismos distintos.

Para o caso da BRS Leila, notou-se que a variedade possui tolerância “clássica“ ao calor, isto é, demora mais tempo para iniciar o pendoamento. Com referência à BRS Mediterrânea, observou-se um desenvolvimento acelerado no crescimento das plantas, atingindo o ponto de colheita de forma mais rápida, escapando assim dos efeitos do calor.

Importante saber

Na verdade, o pendoamento precoce da alface é apenas um dos efeitos nefastos provocados pelo calor. As altas temperaturas afetam a produção da alface desde a formação de mudas, devido à germinação errada das sementes.

Na fase de desenvolvimento da cultura, as altas temperaturas influenciam no referido pendoamento precoce e em algumas situações. Notadamente em cultivos hidropônicos, as altas temperaturas na solução nutritiva podem provocar a queima dos bordos ou tipburn.

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2018  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Alface - Não deixe pendoar